PplWare Mobile

PHP é à quinta-feira – PHP + JSON


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Afonso says:

    Já estive a ler o artigo e está bom. O que penso depois de ler isto é qual é a real utilidade do JSON e a utilidade do XML?

    Nunca percebi a utilidade destes visto que existem mysql bd’s.

    Se alguém me poder explicar agradeço pois ainda estou num nível muito básico no que toca a php e demais

    obrigado

    • patCRUZ says:

      De uma forma muito simples, permite a interpolação de dados entre linguagens e sistemas.

    • Bruno M. says:

      1º – XML é o rei da portabilidade, embora JSON esteja ja a ser adoptado massivamente, mas não deixa de ser mais uma linguagem de marcação estruturada.
      Por exemplo XML/JSON é util entre comunicação entre serviços/aplicaçoes,… podes pensar logo á cabeça a diferença de complexidade de tu criares/teres uma base de dados e um ficheiro XML simples, em que podes ler esse ficheiro em qualquer SO, o que se tivesses uma base de dados ja era muito diferente, e por aí adiante.
      Outro exemplo são as feeds das paginas (RSS).

      • Afonso says:

        Obrigado aos 2 pela resposta, já percebi o propósito destas linguagens. Agora que falaste nos feeds isso é outra coisa que nao percebo nada e que já andei à procura porque tentei fazer os feeds das minhas noticias e mandar para o email dos utilizadores registados no meu site, o problema é que acho que tinha de escrever a noticia em Xml e não o sei fazer, apenas tenho um script php simples que fiz para inserir a noticia e para a mostrar formatada na página principal do site

        • Cláudio Esperança says:

          Penso que não faz grande sentido pensares em feeds para enviares notícias por email… As feeds fornecem fontes de dados para que aplicações que reconheçam o formato possam ligar-se a essa fonte e obter dados a partir da mesma. Existem alguns clientes de mail que suportam feeds, mas estas não são recebidas por mail.

          Relativamente à criação de uma feed, em primeiro lugar tens de escolher qual o formato no qual queres publicar as tuas noticias: rss ou atom.

          Penso que o mais simples de implementar é o RSS, sendo que este tem algumas limitações relativamente ao atom (http://en.wikipedia.org/wiki/Atom_(standard)#Atom_compared_to_RSS_2.0).

          Para criares uma fonte em PHP, a única coisa que tens de fazer é criar um script que defina o header (por exemplo a instrução header(“Content-Type: application/xml;”);) e que escreva o respectivo conteúdo XML.

          Para escrever o conteúdo XML, podes construir uma string com o conteúdo do ficheiro de forma manual ou, se quiseres ser mais profissional, utilizar as funções do PHP DOM para construir o documento.

          No final o resultado devolvido pelo script, no caso do formato RSS deverá ser algo com uma estrutura do género:

          W3Schools Home Page
          http://www.w3schools.com
          Free web building tutorials

          RSS Tutorial
          http://www.w3schools.com/rss
          New RSS tutorial on W3Schools

          XML Tutorial
          http://www.w3schools.com/xml
          New XML tutorial on W3Schools

          onde o title, link e description correspondem, respectivamente, o título, o endereço e a descrição da feed RSS. Cada notícia que queiras adicionar será um elemento item extra que terá de ser adicionado à saída do script.

          Existem vários exemplos na net que podes estudar para fazer algo deste tipo.

          Boa sorte.

      • lmx says:

        boas..
        isto a mim ainda me mete confusão apesar de andar ai toda a gente “doida” com xml, também eu ainda não percebi a utilidade disto…será para ficheiros de configuração??
        mas nesse caso porque não usar um ficheiro de texto??
        falaram na vantagem BD/xml?!como assim ?querem ter a info em ficheiros xml???e se tiverem uma base de dados gigante??o xml não aguenta a pressão logicamente e existem bases de dados que são portáveis como mysql,e Base e….
        Alguém me consegue dar um exemplo em concreto por favor…
        Obrigado

        cmps

        • A utilidade dependerá, obviamente, da necessidade que tenhas específica para a resolução do teu problema.

          Um exemplo concreto: uma API, como por exemplo a do Twitter, em que, para alguém poder desenvolver uma aplicação que utilize a informação do Twitter, tem que poder receber essa informação de uma forma generalizada e uniformizada, como é o caso do XML e JSON, para poder existir interoperabilidade de sistemas, linguagens de programação, etc., pois são standards comuns e fáceis de implementar seja qual for a tua escolha para desenvolver a dita aplicação.

  2. neon says:

    Off topic:

    Desculpem lá mas gostava de partilhar estes fantásticos vídeos que encontrei hoje sobre “Photosynth” e “augmented-reality maps”.

    http://www.ted.com/talks/blaise_aguera.html

    http://www.ted.com/talks/blaise_aguera_y_arcas_demos_photosynth.html

    Orador:
    http://www.ted.com/speakers/blaise_aguera_y_arcas.html

  3. José Ramalho says:

    Muito bom este artigo, apesar de não utilizar php à muitos anos, esta linguagem continua a surpreender-me, não podia ser mais simples utilizar JSON em php…

  4. Muito bom o artigo.
    Na minha opinião, os artigos php deveriam ter um seguimento lógico evolutivo, como foi o caso deste em relação ao anterior.

  5. jedi says:

    ta bem explicado e estrutura o artigo. Mas o xml tem a vantagem da utilização do xsl, para formatar (como css faz ao html), nao sei se o Json tem algo semelhante. 😉

    • Nuno Gonçalves says:

      Deves querer dizer XSD (XML Schema) e não infelizmente por agora o JSON não tem Schemas, o que significa que o programador tem de explorar ao promenor todos os JSONS com que trabalha.

  6. tiago_crkj says:

    Boas,

    Estou a fazer um projecto em flash As3.0 no entanto vou fazer um backoffice e precisava de ligar o flash a um ficheiro php para conseguir fazer ligação à base de dados. Alguem sabe como se faz??

    Se me pudessem ajudar agradecia.

  7. tiago_crkj says:

    obrigado, mal possa vou testar e depois dou feedback.

    Thanks

  8. Thiagod_prog says:

    Muito bom kara! Lí vários post’s e artigos por aí, mas a maneira como voce abordou este assunto foi bem bacana. Resultado… Consegui o que queria. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.