Viavi Observer Apex – Uma solução (a sério) para monitorizar a rede
É verdade que no segmento das redes de comunicação existem várias ferramentas para a monitorização do desempenho e também para a gestão e monitorização de equipamentos ativos.
A solução que apresentamos hoje chama-se Observer Apex e é provavelmente uma das mais completas ferramentas para monitorização e diagnóstico de Sites.
Chama-se Observer Apex e é uma plataforma online da VIAVI Solutions Inc. que reúne várias funcionalidades ao nível da monitorização e gestão de redes de dados e respetivos equipamentos.
Esta plataforma ajuda os administradores a solucionar problemas de anomalias de serviço, gerir recursos de rede e ajuda na investigação de incidentes e violações no que diz respeito à segurança
O Apex oferece uma experiência out-of-box, como nenhuma outra solução de monitorização e diagnóstico de desempenho de rede (NPMD - Network Performance Monitoring and Diagnostics) no mercado.
Principais funcionalidades da plataforma Observer Apex
- Criação de Dashboards personalizadas com suporte para Widgets e monitorização da "saúde" da rede em tempo real
- Machine learning para ajuda na resolução de problemas e também para uma visão rápida do estado da rede
- Análise da Perfomance de Sites
- Tecnologia baseada em workflows
- Integração com GigaFlow
- Análise forense ao nível da segurança
O Pplware tem já em testes esta poderosa plataforma e em breve produzirá alguns tutoriais de utilização. Do que já testámos, facilmente percebemos que são muitas as funcionalidades disponíveis numa única plataforma, sendo que a informação é apresentada de forma bastante intuitiva, o que simplifica todo o trabalho do Administrador e também ajuda nos tempos de resolução de eventuais problemas.
Saber mais sobre esta solução aqui.
Este artigo tem mais de um ano
só um reparo o link não está a funcionar
Aqui tudo OK
voltei a tentar e deu Peço desculPa
Entre esta ferramenta e o Nagios? è certo que o Nagios não tem a parte de Segurança/forense. Mas também não está claro neste artigo o funcionamento desta nova ferramenta.
È openSource? Já que é produzida por uma companhia e apenas referem que o sistema está online, existem planos livres com menos opções? É completamente livre? É possível haver uma instalação de uma instância local, ou te que ficar tudo nos servidores da empresa de desenvolvimento?
Tudo isto são questões muito importantes, diria mesmo decisivas a que o Nagios responde, e qual o grau de flexibilidade que esta ferramente permite? É possível fazer-mos os nossos próprios módulos ou apenas jogar com o que a empresa criadora nos permite tipo legos? Pode ser mais simples, mas…
Quando se tem um sistema aberto pode-se fazer “eventualmente” tudo o que se quer, quando é algo proprietário o limite já não é a imaginação.. Ter gráficos é muito bonito para chamar a atenção os primeiros 10segundos, mas se os gráficos não derem informação realmente útil ao gestor de redes, mas apenas ao dono da empresa para poder ter um relatório de como o gestor está a trabalhar diria que a informação é pouco útil…