Telemóveis? Mais de 95% das famílias tem telefone fixo
Hoje as comunicações são essencialmente feitas através de telemóveis. No entanto, aquando da aquisição de serviços de TV + Internet é normal as operadoras "oferecerem" também um número fixo. Segundo a ANACOM, mais de 95% das famílias tem telefone fixo.
Parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acesso
O número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,5 milhões, mais 51 mil (+1,2%) do que no primeiro trimestre de 2023. O crescimento registado está associado à continuada penetração das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.
O parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acessos equivalentes, mais 51 mil acessos do que no trimestre homólogo, sendo o menor aumento registado (+0,9%) desde o 4.º trimestre de 2019. Este crescimento deveu-se ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.
No 1.º trimestre de 2024, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 92,6% dos acessos telefónicos, tendo aumentado o seu peso em 2,0 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por outro lado, o número de acessos analógicos diminuiu 25,5% face ao trimestre homólogo, passando a representar apenas 4,2% do total de acessos.
No que se refere ao peso dos prestadores, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,7%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,1%, a Vodafone com 21,0% e a NOWO com 2,5%. Relativamente ao trimestre homólogo, a quota de clientes de acesso direto da MEO e da NOWO diminuíram 0,1 p.p., enquanto a quota da NOS diminuiu 0,2%. Por outro lado, a quota da Vodafone aumentou 0,4 p.p..
No 1.º trimestre de 2024, foram consumidos, em média, por mês, 39 minutos por acesso, dos quais 25 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 1 minutos em chamadas internacionais. Em comparação com o 1T2023, foram consumidos mensalmente menos 6 minutos por acesso (-12,4%).
Pode ter acesso ao relatório estatístico aqui - Serviço telefónico fixo - 1.º trimestre de 2024.
Normal, não me fazem o pacote de TV+NET.
Forçam o serviço de TV+NET+VOZ.
é por isso que nem sequer o telefone está ligado, nem eu sei o número atribuido.
Deviam era inovar e permitir só TV+NET para quem pretende apenas esses serviços.
Quando morava em Portugal era exatamente a mesma situacao, nunca liguei o telefone nem ele saiu da caixa
Agora nem telefone fixo, o aparelho, te dão. Só mesmo a linha e normalmente de forma não opcional.
O custo para a operadora é o mesmo. O serviço voz é voip e como tal a linha é gratuita. O unico custo é na aquisição do telefone para ligar ao router.
ahah é isso mesmo que vinha comentar, eu também nao sei o meu numero fixo nem telefone tenho
+1
Para o ano, com a entrada da DIGI, os números serão outros!
O CARTEL tem os dias contados…
Será?
Aqui em Portugal acontece sempre 2 coisas com o aval dos governos, ou se juntam ao cartel ou boicotam o operador limitando canais, bandas, etc… para depois ser vendido ao cartel.
Vamos ver se vai ser diferente desta vez.
Que me lembre, a Vodafone conseguiu entrar e perfurar o mercado.
Introduziu TV + NET + Voz por 25€.
Na altura apenas a MEO e a NOS competiam, e tudo ao dobro do preço.
Estás a falar da Telecel a mais de 3 décadas que faz parte do cartel!
Sim a Vodafone entrou por 25 euros, mas e agora? Agora juntou-se ao cartel e tem os mesmos preços no 3P e 4P, com as mesmas velocidades, os mesmos GB, tudo igual.
Mas atenção, não é cartel, é… coincidência!
Pelo que já sei dos tarifários, não será assim tanto.
Podemos comparar com Espanha: cartão só para internet móvel com 20gb para 30 dias, em Espanha vendem por 9,99 euros, em Portugal serão 15,99 euros.
Serviço de net fixa e cartão de telemóvel: 25 euros, 200gb com 1000 mensagens ou chamadas, mensais, em Espanha 17,50 euros, em Portugal 29,99 euros.
Não é assim tão diferente dos actuais.
Têm porque não tem escolha, é a mesma coisa com os pacotes de TV, 90% dos canais são lixo.
Pagam por tv que não gostam porque? Iptv 4 euros por mes com sporttv, btv, elevensportd, tvcine, netflix, disney, hbo
E essa iptv é legal?
claro que não. Mas em Portugal consumo não é crime. Apenas é crime quem vende
errado, é crime para quem vende e para quem compra.
Serviços ilegais.
Quando ha grandes jogos crasha.
A qualidade de imagem comparada com o serviço de operadora é uma merda.
Serviços de streaming que indica nao sao serviços é apenas um canal e nem pode escolher o que quer ver.
Para ver essas apps ilegalmente é tudo por torrent o que é uma merda só por si por obriga a ter seeds. Para não falar do ISP bloquer as ligações e obrigar a ter uma VPN que acresce aos 4 euros por mês.
É tudo bonito para quem quer sportv barata porque de resto é uma bela porcaria.
E não venha dizer que o seu é bom é ultraHD xpto pro max porque não é, já vi varios serviços diferentes em casas de amigos diferente e a qualidade é uma porcaria.
Não condeno quem o faça e eu mesmo, se tivesse interesse, o faria, mas promovê-lo com orgulho é de uma estupidez absurda.
Isso seria bom se não tivesse de pagar a uma operadora um valor para ter internet em casa portanto se para ter internet, tenho de ter tv e telefone fixo, pagar por iptv é apenas mais uma despesa (e não, não tenho Netflix e afins. Tenho eMule serve?)…
Têm número atribuído, mas não têm telefone.
Telefone fixo só mesmo para empresas.
Os particulares não sentem necessidade de ter telefone fixo.
Telefone fixo para empresas também já não se usa, hoje em dia são tudo números virtuais
LOL Alô terra….
Aqui temos números fixos e móveis mapeados via teams, se quero fazer um telefonema uso telemóvel ou pc, quer saia com número fixo ou móvel, isto é assim para as dezenas de milhares de colaboradores da minha empresa, incluindo contact center e recepcionistas, maioria das empresas já funciona assim, algumas ainda têm telefones porque não lhes apeteceu tirar, mas a maioria não os usa
Verdade, não sei que tecnologia usa a minha empresa mas é tudo por ethernet.
O meu telefone fixo da secretaria é o mesmo número do telemóvel e ainda consegui que me fizessem portabilidade do meu número de telemóvel pessoal.
É chato porque o meu número pessoal e do trabalho agora são os mesmos e tive de dividir a minha lista de contactos para bloquear todos os números da empresa quando vou de férias.
Já não basta desligar o SIM como fazia antigamente.
Se vivesses numa zona onde a Vodafone e Meo argumentam com “temos cobertura máxima 4G xpto whiskas saketas” e depois na realidade nem cobertura tens…. pensas duas vezes.
É esse o problema que tenho numa aldeia onde passo férias, na Guarda. É fácil ver o roaming a activar, da Orange, estando a 8km da fronteira. Em Portugal sms e chamadas vão funcionando (menos ao nascer e por do sol, onde a rede não funciona). As 3 operadoras dizem ter cobertura 5G a 100%… maioria das vezes nem há cobertura de net e as ligações acabam por activar o roaming. Quando há urgência é preciso usar a rede fixa. Essa, raramente, tem falhas.
Tem número fixo atribuído e porque lhes é impingido. Não fazem pacotes, sem voz fixa.
A ANACOM tem culpa nisto.
Pagamos por uma coisa que não queremos, nem nos faz falta. O número fixo só é util, para algumas empresas.
É isso e as ofertas do MEO Go e dos Canais Extra, onde, quando é para desistir, é tudo cobrado.
Já tentei que a MEO me desactive o Meo Cloud e o Meo go. Dizem que não o podem fazer, pois é parte do pacote base.
O mais interessante é que o Meo Wifi pode ser desligado (já me aconteceu depois de um erro de facturação, além de cancelarem uns canais que nunca subscrevi, também desligaram o acesso ao meo wifi).
Idem aqui, tenho numero de telef fixo atribuído mas não uso, nem tem aparelho ligado.
E como eu conheço muita gente na mesma situação pelo que me custa a acreditar nessa estatística.
o serviço de tel. fixo para uso doméstico hoje em dia serve na maioria dos casos para manterem o nº antigo e por questões de marketing, porque net+tv seria suficiente para a esmagadora maioria dos clientes que têm telemóvel.
Ou para emergências em que o telemóvel fica sem rede e não há comunicação.
Sim 95% , desses 95% só 99% tem o telefone fixo ligado, o 1% ou são velhotes que ainda fazem muito uso da rede fixa, ou malta que decidiu ligar por ligar mas que raramente usa e só recebe chamadas de publicidade…
Como já li ai nos comentários e bem, as operadoras/cartel não lhes convém fazer pacotes com apenas TV+NET ou apenas NET … , porque com a VOZ+TV conseguem sempre impingir mais umas parcelas na fatura.
Deviam-se focar mais em pacotes como NET+NETFLIX+HBO (por exemplo), e a TV , se tivessem que impingir quem não atirassem areia para os olhos com os 400 canais que metade deles são repetidos e versões de HD e FULLHD …
+1
Esse “tem” do título deveria estar com umas aspas do tamanho do logo do pplware
😀 de facto ter têm, usar é outro assunto. Mas têm o número “reservado”. Conta.
Números mais do que falaciosos. Não se consegue aderir a nenhum serviço sem estar incluído o telefone fixo. Venham cá a casa ver se tenho algum pisa-papéis amarrado à parede. Nem me lembro que isso ainda existe. Desses alegados 95%, aposto que 90% devem estar como eu. Desconheço por completo o meu número fixo.
Eu tenho o serviço, não tenho o telefone porque a operadora não ofereceu. Adorava saber o número de vezes que eles tentaram contactar-me por lá (nem sei o número) e nem sequer chama.
O número está na sua factura mensal.
A obrigatoriedade de se ter número fixo no pacote das operadoras é absurdo, pois praticamente ninguém usa esse serviço.
É mais um “mono” que está lá por casa.
Também dizia isso, até ao dia em que as 3 antenas de telemóvel falharam e fiquei sem acesso aos serviços por 36 horas. Com o telefone e net fixa consegui fazer o que precisava.
A operadora ofereceu-me 1 mês de canais premium para compensar o problema…
Felizmente nunca me sucedeu um problema desse género.
Mas sou da opinião que a questão do telefone fixo deveria ser uma opção e não uma obrigatoriedade.
Tenho em casa e é muito útil se perder o telemóvel tenho sempre fixo….
Eu e grande parte das pessoas em casa, temos um número que é “quase obrigatório” mas não um telefone fixo.
Esses 95% devem referir-se aos números atribuidos e não aos “telefones”.
Serve para localizar o telemóvel 🙂
Eheh confirmo isso. É uma boa utilidade lá em casa.
Também serve para que alguém atenda o telefone, quando ninguém atende o telemóvel.
os meus pais tem meo fibra e utilizam o telefone fixo regularmente, varias horas por mês, com o mesmo numero desde 1999, já foi portado da PT para a extinta Pluricanal, para NOS e agora na MEO.
A rede telefónica fixa só teria algum interesse se tivesse sido utilizado como eu sugeri
Onde o IP/SIP/ corre sobre o ISDN/TDM. É evidente que quando for acrescentado um core de circuito de banda larga à fibra óptica e ao 5G, isto vai ser conseguido com um vídeo muito melhor
Confundiu-se rede de acesso cobre fibra óptica radio com comutação
Comutação de pacotes óptimo para a Internet, comutação digital de circuito com pacotes IP a correr por cima óptimo para telecomunicações
Realizei uma demonstração : https://www.youtube.com/channel/UCAmLlT2YKjnTc8Lbkuw6jcg
Como já me disseram: os telefones fixos são ótimos carregadores de pilhas para os comandos.