Leilão 5G em Portugal com regras de há 30 anos diz Nobel da Economia
O 5G será uma realidade em Portugal quando? Desde o início do leilão, já se passaram mais de 150 dias e ainda não há um fim à vista. A ANACOM aprovou recentemente o fim das ofertas baixas para acelerar o leilão do 5G.
Paul Milgrom, nobel da economia, veio agora dizer que o leilão do 5G em Portugal segue regras que eram usadas há 30 anos.
O leilão do 5G e outras faixas relevantes começou em novembro de 2020. Realizou-se a fase de licitação para novos entrantes e, desde 14 de janeiro, está a decorrer a fase de licitação principal. Em face da lenta progressão do leilão, e da utilização sucessiva e reiterada da licitação com os incrementos de valor mais reduzido, recorrentemente de 1%, o prolongamento excessivo do leilão é fortemente lesivo dos interesses nacionais.
Por essa razão, a ANACOM aprovou uma nova alteração às regras do leilão, com o objetivo de inibir a utilização dos incrementos de valor mais baixo, de 1% e 3%, que os licitantes podem utilizar, para permitir acelerar o processo.
Leilão 5G em Portugal está "mal desenhado"...
Portugal é com a Lituânia, um dos dois países da União Europeia, que ainda não tem uma oferta comercial de 5G. Em entrevista ao Expresso, Paul Milgrom diz que “Portugal segue regras que eram usadas há 30 anos” e que, assim, é natural que o leilão seja lento e não gere a maior receita possível.
Parece que não dedicaram muito pensamento ao desenho do leilão. Criei um desenho semelhante para leilões de espectro em 1993 e 1994. As regras que estão a ser usadas em Portugal são muito semelhantes às que eram usadas há 30 anos
Como está desenhado o leilão, “existe o risco de os três principais licitadores dividirem o mercado e manterem os preços baixos”. Milgrom não tem dúvidas: divisão dos lotes, forma de articulação das ofertas entre si e magnitude dos incrementos mínimos exigidos. “Sabemos que se tivermos lotes que são muito idênticos e forçarmos as empresas a fazer ofertas em separado teremos um leilão muito lento”.
O Nobel da Economia lembra que o desenho do leilão pode estar relacionado com os objetivos do país: “Se for ter mais receita, sabemos como desenhar leilões que geram mais concorrência. Se queremos ir mais depressa, também sabemos como fazê-lo”.
Este artigo tem mais de um ano
É normal …. somos governados por mentalidades de à 30 anos.
Consenso da decada de 1990 nao foi o da liberalização de todos os sectores? Claramente este velhinho nobel está com falta de dinheiro e aceitou ser consultor.
Da mesma ideia de que o 5G trará alguma diferença tangivel nos negocios ou na vida de uma sociedade é o mesmo que dizer que se eu abrir um café no deserto vou ter muitos clientes só porque não há mais nenhum.
Ou da mesma ideia que se eu construir uma ponte sobre o tejo mais pessoas vão passar, ou construir outra linha de comboio a lugar os mesmos lugares que mais vão utilizar.
Lógica do 6º ano pensei que isso sim já estaria ultrapassado, que era a escolaridade obrigatória à 30 anos.
O seu comentário é um exemplo de atraso de pensamento. O problema existe alguém explica, mas você através de frases soltas mal articuladas, abertas, pouco objetivas, sem fundamento, diz quase que está tudo bem.
diziam o mesmo quando o 4G foi lançado, que não trazia nada de novo que o 3.75G (H+) não fizesse. Experimente hoje desligar o 4G e usar apenas H+ durante um dia e depois diga como correu.
“O 5G será uma realidade em Portugal quando?” Quando os outros países já estiverem a utilizar o 6G
Não existe nenhuma novidade na noticia.. Alguém com três dedos de testa nunca pensaria algo diferente.. Esse “Leilão” é tão e somente um cambalacho como muitos que acontecem neste BURGO..
Continuo a não entender esta pressa toda com o 5G. Vai ser uma rede tão má como as outras anteriores porque fazer uma rede como deve ser custa muito, muito, muito dinheiro! Que as operadoras simplesmente não terão: nunca.
Quem é que vai andar a meter antenas em todos os postes de luz de todo o país, e meter novos postes de luz onde eles não existem… porque este é o nível de investimento de que se fala para ter o dito 5G à séria… o tal que vai “revolucionar” tudo e essas tretas todas que os departamentos de publicidade andam a inventar.
O estado nem deveria cobrar mais que as despesas administrativas da alocação do espectro rádio, são uns chulos! É por estas e por outras que nada lhes corre de facto bem. Deveriam é ter regras de atribuição muito apertadas do género: 100% de cobertura do território terrestre e oceânico próximo da costa, incluindo arquipélagos dos Açores e da Madeira, com no mínimo tripla redundância, toda a infra-estrutura estar preparada para catástrofes de toda a espécie, desde os comuns incêndios florestais, queda de granizo e inundações, aos mais incomuns terramotos, tsunamis, quedas de energia eléctrica prolongadas, picos electromagnéticos do Sol, etc.
O 5G só vai trazer a velocidade ao milésimo de segundo, se fosse pelo bem, estamos todos á Patrão. A merda é que vai ser assim….. A internet infelizmente está a causar imensos danos…. e não vou falar muito mais……
Sim por favor, não fale muito. De asneiras está este site cheio.
Obg
Asneiras ? Sabes discutir sobre o tema ? Não sabia que eras moderador deste site; e chegar ao ponto de sugerir ao outro para não comentar. acho que bateu precisamente no ponto a que eu me referia…..
“existe o risco de os três principais licitadores dividirem o mercado e manterem os preços baixos” Esta frase diz tudo… O leilão está muito bem feito… para os 3 principais licitadores…
Num país pobre e miserável onde ainda se morre por não haver rede para se ligar para o 112 quem é que quer saber do 5G. Além disso já existem provas de conceito do 6G. O que fariam melhor era mandar o 5G dar uma volta.
Meanwhile, dou por mim na Suiça, em pleno descampado a utilizar 5G, e nunca vi notícias nenhumas de leilões para isto ou para aquilo. Salvo erro, já todas as companhias usam 5G e o povo é que ganha. Enquanto Portugal continuar com essas burocracias todas, vai continuar estagnado no que toca a tecnologia. Sim, estamos a falar do país que acolhe a Web Summit. É pena…
Meanwhile, dou por mim num descampado a menos de um quilómetro do centro de uma cidade e nem 2G tenho.
É só triste, em pleno 2021….