Como simular computadores no GNS3 – Parte I
Ultimamente, tenho dedicado algum tempo ao GNS3. Para quem não sabe, o GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, pcs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real.
Então e como integrar/simular computadores no GNS3?
O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).
Hoje vamos aprender com integrar/simular computadores no ambiente de simulação do GNS3 e para isso vamos recorrer ao VPCS, que é um simulador de hosts (computadores). Para tal, é também necessário que o utilizador já tenha o GNS3 instalado (ver aqui).
Vamos então começar por descarregar o VPCS (aqui) e descompactar para uma pasta, de preferência junto do GNS3. No meu caso coloquei em c:\gns3\vpcs. O VPCS não precisa de ser instalado, sendo apenas necessário editar o ficheiro startup.vpc, que possui todas as configurações para criação de hosts.
Para este exemplo, criei 3 computadores virtuais com os IP’s 192.168.3.1, 192.168.3.2 e 192.168.3.3, com o gateway 192.168.3.254 para todas as máquinas. A máscara, uma vez que é /24 corresponde a 255.255.255.0.
# The startup file of VPN: by: Pedro Pinto ########################################### # pc1, pc2 e pc3 1 ip 192.168.3.1 192.168.3.254 24 2 ip 192.168.3.2 192.168.3.254 24 3 ip 192.168.3.3 192.168.3.254 24 |
Feita a configuração, gravamos e mandamos executar o ficheiro vpcs.exe que produzirá o seguinte output.
Nesta fase temos então 3 PC’s virtuais. Poderemos consultar as configurações dos mesmos através do comando show
O próximo passo é integrar os PC’s virtuais no GNS3. Para isso abrimos o GNS3 e vamos incluir, para este exemplo, 2 objectos do tipo computer.
Nota: Como criamos 3 PC’s virtuais podemos incluir os 3. Mas como exemplo, vamos apenas usar 2.
De seguida, vamos associar o VPCS ao GNS3, atribuindo a cada computador uma das configurações produzidas anteriormente.
Carregamos com o botão do lado direito do rato e escolhemos Configure
Em seguida, seleccionamos C1 e depois NIO UDP. Nessa janela, é pedido a introdução de uma Local Port e uma Remote Port. Esses valores vamos buscar ao VPCS.
Por exemplo, se pretendermos que este PC fique com a configuração do PC1 do VPCS (192.168.3.1), colocamos na Local Port o valor 30000 (valor RPORT do VPCS para o PC1) e na Remote Port colocamos o valor 20000 (valor LPORT do VPCS para o PC1). No remote host colocamos o endereço de localhost 127.0.0.1 e para finalizar carregamos em Add.
A configuração deverá ficar do seguinte modo:
Para treinarem, façam a mesma configuração para o PC2, devendo mudar o Local Port para 30001 e Remote Port para 20001 e o localhost com o valor 127.0.0.1.
Desta forma passamos a ter 2 PC’s no nosso ambiente de simulação do GNS3.
No próximo tutorial, vamos ensinar como colocar os 2 PC’s a comunicarem via router. Para tal vamos fazer fazer uma simples configuração no router e mostrar os dois PC’s a comunicarem entre si.
Alguma dúvida, deixem comentário que eu dou uma ajuda.
Download: VPCS [806 KB]
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser muito bonito, mas não há nada como o PacketTrace, em que a CISCO é proprietária… Não é um software livre, isto é, a sua distribuição não é de toda autorizada fora do circulo “pupilos CISCO”, mas encontra-se pela net.
Mas sim, o GNS, é, contudo, um bom simulador.
fica aqui um link
http://www.packettracertrivia.com/PacketTracer/index.html
@JoSoFer
O Packet Tracer é das ferramentas mais fantásticas que conheço. Considero no entanto que se juntassem a filosofia do GNS3 (IOS real é completo) e todas as características fantásticas do Packet Tracer então tínhamos um software perfeito.
Boa tarde Pedro,
Estou fazendo um trabalho onde tenho que montar dois cenários: uma em rede tradicional e outra em redes definidas por software (SDN). A rede tradicional eu consegui montar no GNS3, mas como ficaria a rede SDN? Eu pergunto isso, pois no GNS3, só temos switches tradicionais, e para rede SDN, teria que ser switches openflow. Dá pra importar switches openflow no GNS3?
O Packet Tracer eu já conhecia, agora este GNS3 é que não. Tenho que testar isso.
Boas
Muito bom!
Para quando um tutorial com a instalação do IOS da PIX ou ASA :D??
É que ando a tentar colocar e dá-me sempre erros…e não tenho tido tempo para “cheirar” na net.
O meu obrigada pela ajuda.
Cumps
Boas Filipe,
O que pedes não é uma coisa difícil de fazer. Basta ter o IOS de uma PIX ou ASA e está feito. O problema, como deves saber, é que a maioria dos IOS não são gratuitos nem fáceis de encontrar (mas encontram-se). No entanto, se usados num ambiente de testes não vejo mal nenhum.
Boas
Tenho o IOS , e só vou usar, porque estou a ponderar a certificação em security da CISCO.
Mas falta tempo… porque estou a terminar o CCNP.
Obrigadão
Cumps
Muito interessante.
Antes de aprofundar esta aplicação queria fazer duas pergunta: Vai haver algum tutorial do Packet Tracer?
Até que nível vai ser aprofundada esta aplicação?
@NoNick
Nunca se sabe :). O problemas destes tutoriais é que necessitam que haja algum know how dos utilizadores no mundo das redes e conheçam algumas coisa básicas.
Da minha parte, o packet tracer é aquele programa que conheço de trás para a frente. Algumas coisa que precises podes entrar em contacto comigo.
eu estou que nem tu…. muitas horas e muitos projectos simulados no Packet… Qualquer coisa, também é perguntar…
Eu também queria ter tempo, mas era para tirar o CCNP, uma vez que já tenho o CCNA
Bem, o packet tracer e este que apresentam, são softwares para projectarmos a arquitectura de uma rede, e como em casa as redes que temos são demasiado básicas, não acho que tenha grande interesse a malta que não seja das redes, andar a olhar para isto!
Agora, se queremos simular uma rede empresarial, e configurar vlans em routers cisco, não há melhor que o “Packet tracer” , sem dúvida!
Mas é software principalmente direccionado para quem anda em certificados “Cisco”.
Já que este é um blog para todo o tipo de pessoas (iniciadas, avançadas…), devia incluir iinformações mais especificas nos post’s como: para que serve, o que pode ver, porque instalar, o que poderá fazer, em que o ajuda este programa?
Algo como isto, não pretende de alguma forma criticar este tutorial mas podia acrescentar algumas respostas as questões que sugeri principalmente as 2 ultimas.
Cumps
Caro João,
Esse trabalho já foi feito. Se pesquisares no pplware já existem outros posts com esse informação inicial. Deixo-te aqui alguns links:
https://pplware.sapo.pt/software/gns3-v0-7rc1-monte-uma-rede-real-no-seu-pc/
https://pplware.sapo.pt/software/gns3-0-6-1/
Cumps,
Pedro Pinto
GNS3 é de longe melhor que o packet tracer.
O packet tracer tem bugs..ora pinga ora nao pinga…etc.etc
Boas
Sim este software é bem melhor! Mas tem muito mais bugs que o Packet tracer 😀 Está sempre a bloquear e só lá vais reiniciando o programa.
advise : copy running-config startup-config 😉
O GNS é do meu ponto de vista muito mais poderoso que o Packet Tracer da cisco, com o gns estudas CCNA security CCNP security,podes conectar maquinas virtuais etc. Para quem estuda para ser um network master professional é uma boa ideia conhecer o GNS. Falou o angolano!…
Vou apenas perguntar o seguinte quanto ao GNS3:
Visto ser preciso fornecer imagens iOS da Cisco, será que se eu copiar uma imagem na memória flash de um router Cisco real via tftp (copy flash tftp), depois posso utilizar esse ficheiro de imagem no GNS3 em vários routers do simulador?
Boas!
Excelente artigo!
Muito obrigado
Ao adm do site os links para baixar o vpcs estão fora do ar, poderia consertar por favor, muito bom o artigo parabéns