PplWare Mobile

Adobe admite risco da politica Apple “não ao flash”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Fernando Jorge says:

    É de certeza um risco para a Adobe… mas fazer frente a Flash, Java e Mono, também pode ser um tiro no pé da Apple!!

  2. bigkax says:

    http://meiobit.com/wp-content/uploads/flash-ipad.png

    O flash já morreu de qualquer maneira:

    http://www.drpepper.com.br/tirinhas/0710.gif

    Se bem que o ultimo ser com super-poderes que caminhou na água ressuscitou…

  3. Pedro says:

    A Apple está a ser “estúpida” em não colocar Flash no iPhone, iPad etc… A Apple não perdia nada se metesse compatibilidade ao Flash nos seus produtos e ficava tanto a Adobe como a Apple contentes, porque poderia chamar a atenção aos consumidores da Apple correr flash nos seus produtos…

    Queria ver a Adobe ser a Apple e a Apple ser a Adobe, para ver como a Apple se sentiria…

    • Bernardo Leitão says:

      O Flash vai acabar dentro de pouco tempo, youtubes e afins vão deixar de usar.

      Concordo a 100% com a decisão da Apple.

      • badsector says:

        Define pouco tempo. Pra semana? 🙂
        Tenho tempo pra comprar um iphone/ipad?

      • Paulo says:

        o HTML5 ainda está muuuiiittooo verde…

      • LOL! says:

        Não contes com isso. HTML5 ainda só é suportado por 3 browsers (Firefox, Safari e Chrome). Imagina o tempo que vai ser preciso para erradicar o IE6, fará o IE7 e o IE8!

        Já para não falar que ainda ninguém sabe que codecs de vídeo usar, porque a Google tem dor de cú ou o carago e não quer usar Theora. Vão arranjar a ficar do lado de fora do barco e gramar com Flash até ao fim.

    • a Friend® says:

      O principal objectivo da Apple não é “matar” o flash, mas acabar com ele como Web-standard. (Videos, Galerias, Publicidade e afins)

      Usar plugins para ver páginas é algo muito mau. Seria o mesmo que se quisermos ver um JPG numa página teria-mos que ter o flash instalado.

      As vantagens do HTML5 são essas (ausência de plugin para visualizar conteudos) e as “tags” de video permitem os nossos players (Quicktime, WMP, VLC e afins) visualizar o video e isso traduz-se numa melhor qualidade e performance.

      Este é o principal factor. O segundo é que o Flash é demasiado “pesado” e em smartphones e até netbooks é complicado. Ainda por cima estar-mos dependentes de plugins aumenta a fasquia e erro, já que para Windows, um plugin, para Linux, outro plugin, para Mac, outro plugin…etc..etc…

      E não é só a Apple que está contra. A Microsoft já disse que o WindowsPhone 7 flash para já, ainda não. No Android, a Adobe está a tentar “salvar” o flash, com o Flash 10.1 que recorre à GPU para auxiliar o desempenho, mas mesmo assim está a deixar muito aquem das espectativas. A performance é comprometida, e o consumo da bateria dispara bastante, uma vez que precisa de mais processamento para visualizar conteúdo Flash (Recorrendo não só ao CPU, como GPU)

      • Joca says:

        Ah então em vez de ter um programa para tudo… tu preferes ter vários programas e codecs para tudo.. voltamos ao passado… onde precisas do quicktime.. do windows media player… etc..

        faz imenso sentido realmente… depois voltamos ao problema que não há esses programas para alguns sistemas operativos..

        e depois se formos ver… html5 boa… e como vais abrir wmv de qq umaneira num iphone?

        eu acho que tamos a voltar atrás… mas são opiniões

        • a Friend® says:

          HTML5 Player usa apenas 2 codecs como standard. OGG ou MP4 (E é um dos dois que será definido como standard). E não requer player (quicktime, wmp..etc..) ele lê directamente.

          O que disse foi que com o HTML5 poderemos ter ainda essa vantagem, de abrir nos nossos players. Ou seja, é o ideal para smartphones.

          O Youtube no iPhone é assim. O Vimeo também.

          • Joca says:

            Mesmo assim.. jogos e mais coisas vão continuar a ser em Flash ou algo parecido…

            Por isso mesmo como tava a dizer eu pelo menos acho que faz mais sentido ter td com o mesmo programa…

            Até no meu netbook o flash corre bem… se bem que pronto podia ser melhor.. mas pergunto-me até que ponto o html 5 vai ser assim tão melhor em performance em cpus rascos?

            E depois se não fica dependente de um plugin fica dependente do browser e há variações nos browsers e é uma chatisse…

            Como webmaster continuo a preferir flash, não o uso porque nunca fiz sites que ficassem melhor em flash tirando alguns jogos.

            Acho é que sinceramente os utilizadores do iphone deviam ter pelo menos a opção e isso sim acho totalmente ridiculo.

            Compreendo que a Apple não o queira instalado de raiz… mas devia deixar as pessoas instalarem se quisessem.

            Isso só prova que a Apple não quer que o ppl vá jogar jogos flash pq ia perder bastante $$ com isso.

            Mas pronto quem quiser provavalmente com o iphone jailbroken pode faze-lo…

          • a Friend® says:

            @Joca

            O problema é que nem a Adobe consegue por o flash a funcionar lá, nem jailbroken nem nada… simplesmente falam, e falam mas não demonstram nada, para dizer “A Apple está errada” …

            Quanto ao HTML5, podes ver o video do evento do iPhone 4.0

            https://www.youtube.com/watch?v=3wLuA9tPFfE

            Aos 4:50m, e vês como o HTML5 corre bem. Se o problema da Apple fosse os jogos de flash, não apostava numa tecnologia que faz igual com melhor desempenho 😉

            Eles só querem é acabar com o standard flash por causa da performance que é má, e por causa de ser necessário plugin. Uma internet quanto menos plugins tiver melhor. Os browsers, todos já estão a adoptar o HTML5.

            Flash terá sempre o seu lugar… mas como standard não. Eu gosto bastante do flash e trabalho com ele, mas reconheço que como standard (em conteudos web) só nos prejudica.

            E é mau, estarmos dependentes de plugins.. windows tem um bom plugin, o macosx tem um mau.. e o linux um péssimo…

          • Nem o MP4 nem o OGG são codecs, são containers.

            Os codecs que estão em “gerra” são o Theora e o H.264.
            Espero que ganhe o primeiro para o bem de todos.

        • jmtdstoc says:

          Dada a facilidade com que se “arma” um WMV com “malware” nunca me passaria pela cabeça em abrir um WMV no meu iPhone.
          Quando alguém me envia um WMV converto-o imediatamente para MOV.

          • viperbruno says:

            O programa que o abrir é que será o responsavel. Até agora nunca vi queixas por ter aberto um video no Windows Media Player e depois ser brindado com o pedido de elevação de permições (UAC) ou de ejecção de adware na conta de utilizador. Mas se tiveres um exemplar da ameaça agradecia que me dissesses aonde se encontra…

      • Sun II says:

        “As vantagens do HTML5 são essas (ausência de plugin para visualizar conteudos) e as “tags” de video permitem os nossos players (Quicktime, WMP, VLC e afins) visualizar o video e isso traduz-se numa melhor qualidade e performance.”

        Contudo a apple dá logo outra facada: suporta SÓ h264, patenteado e fechado. NÃO dá qualquer suporte a theora/ogg. Isto NÃO é contribuir para uma internet livre e aberta a todos.

    • Hugo says:

      A Apple perde muito se colocar compabilidade Flash. Por um simples motivo: existem inúmeros jogos em Flash, e a maioria é grátis.

      Com o suporte ao Flash, a Apple deixaria de vender *muitos* jogos na App Store, pelo simples motivo de existirem muitos jogos bons – e grátis – em Flash.

      A decisão da Apple barrar o Flash é garantir o mercado para a sua App Store.

      • Tagus says:

        Eu acho que não é bem isso Hugo. Porque se fores a ver, actualmente o iPhone tb não suporta flash, certo? Eu pelo menos não consigo ver, tenho que instalar plugins mas consigo jogar, desde que não seja jogos via browser, ou seja, o iPhone OS pelo que percebi vai CONTINUAR a barrar flash, certo? Porque já barrava no seu browser, agora aplicações em flash (sem ser no browser) ele já aceita.
        Pelo menos é isso que eu percebo.
        Cumps.

  4. Pedro Lopes says:

    A Adobe está a deitar-se na cama que eles próprios fizeram, é o resultado de programação desleixada e de baixa qualidade.

    Mas também acho que a Apple esta a esticar a corda em demasia, todo este isolamento pode dar mau resultado, pode virar-se o feitiço contra o feiticeiro.

    Cumprimentos.

    • NoNick says:

      “A Adobe está a deitar-se na cama que eles próprios fizeram, é o resultado de programação desleixada e de baixa qualidade.”

      Nem mais…. Erros e mais erros em muitas aplicações e em múltiplos sistemas operativos, associadas a sistemas fechados.

  5. ferthy5 says:

    vamos ver quem sairá vencedor “desta batalha” (se é que ela existe)……..

    • Vítor M. says:

      A questão a meu ver, foca-se na falta de vontade da Adobe em desenvolver e optimizar a tecnologia para o mercado actual.

      Nota-se que a Adobe esta a borrifa-se para o mercado dos smsrtphones.

      A tecnologia Flash pouca evolução teve desde a compra da Macromedia.

      Preguiça e laxismo tecnológico.

      • chicosoft says:

        Action Script? Foi uma mudança radical, Macromedia AS2, Adobe: AS3…

        • Vítor M. says:

          Hmmm lembro-me que nessa altura o prometido era um incremento de performance de 10 vezes superior ao AS2 e na verdade isso não passou de pouco mais do dobro da velocidade de execução.

          Não sou muito entendido em Actionscript lembro-me que na altura era um disparate o preço da migração e que muitos “developers” não foram unânimes na adopção de AS3.

          Mas, como te digo, não posso fazer uma análise concreta a esse adjectivo que usaste “radical”.

          Seja como for, não é tremenda (nem para lá caminha) a evolução desde 2005, data da compra Macromedia pela Adobe.

          • chicosoft says:

            tudo bem, temos que ver que em 5 anos fizeram pouco.. tambem partilho a mesma opinião, mas não concordei com a afirmação de dizeres que pouco fizeram desde a macromedia, o que não achei verdade, O AS3 mudou completamente, quem sabia AS2, teve que desaprender completamente, para poder programar em AS3, embora a linguagem seja muito parecida a maneira como colocamos o objecto no nosso palco nada tem a ver.

      • Pedro says:

        “A tecnologia Flash pouca evolução teve desde a compra da Macromedia.”

        Desculpa Vítor mas é a primeira vez que leio isto e é uma coisa sem nexo nenhum.

        Eu estou por dentro do assunto, acompanhei a evolução do flash e posso-te dizer que foi a Adobe que impulsionou o seu crescimento.

        Já agora uma crítica, às vezes parece que o próprio PPLWARE foi compra pela Apple para fazer crítica do Flash e arranjar temas que levem as pessoas a pensar que Flash é mau. Em vários artigos li dos autores que “o Flash vai morrer”. Não fica nada bem isto.

        Quer queiram quer não o Flash é muito mais que uma simples discussão com HTML5, que é apenas uma linguagem de marcação. O que vai fazer o HTML5 já o faz o Flash há séculos. As plataformas que existem à volta do Flash e as suas comunidades são inúmeras.

        Mas continuem assim, pode ser que um dia vos canseis de bater no ceguinho. 🙂

        Cumpts.

        • Vítor M. says:

          Pedro foi como respondi em cima.

          E também quero lá saber se a Apple e a Adobe chegam ou não a um consenso, quero é nos meus dispositivos ter a melhor performance e a melhor tecnologia.

          Em relação ao Flash, desculpa discordar do que dizes, a Macromedia hoje seria subejamente conhecida e o flash estaria certamente num outro patamar.

          Lembro-me bem do que a Macromedia desenvolveu, quais os seus programas e sei que ainda hoje são esses programas que dão a grande vantagem à Adobe, dentro do software gráfico e web.

          Se reparares, a essência está ainda bem demarcada do que foi o desenvolvimento Macromedia e do que foi a evolução Adobe.

          Se a Adobe não tivesse adquirido a Macromedia, esta, com a qualidade e com o leque de ferramentas que já tinha, seria ainda hoje uma referência.

          Comecei no Flash 4 e fui até ao flash 5… depois por curiosidade ia vendo a evolução, instalando as versões e fazendo umas coisas (pequenas) e digo-te que a essência e o vinco ainda hoje é Macromedia.

          Por isso te digo e disse no meu comentário, que a Adobe poderia ter feito mais e não fez.

          em relação ao resto, seja flash, silverlight, html5 ou outro qualquer tecnologia, desde que seja favorável ao que pretendo… está tudo óptimo.

        • alf says:

          Vitor falastes de java, mono, e flash. parece me que Unity3d tb foi interdita… melhor foi tudo interdito menos objective-c, c e c++.

          tirando isso acho que realmente falando de open source e de tecnologia abertas de standards e de todas essas questões tão bonitas tão nobres! acho que realmente a apple é o Futuro! nem mais! a esse nível! eu até acho que vocês deveriam apoiar ainda mais essa empresa e comprar tudo na app store mas digo tudo mesmo TUDO. Deveriam mandar flores ao steve para agradecer a grande visão que ele tem do desenvolvimento de software. Eu tenho aqui uma ideia tb bastante boa. Era dizer aos designer de trabalharem só com o Paint! hein? não seria uma ideia genial dizer a esses senhores que o software estável para fazer design é o paint? melhor a microsoft deveria tb começar a sair leis dessas só fazem print de documentos 100% word microsoft… a adobe deveria dizer que o formato pdf so pode ser lido em tudo menos apple. A adobe deveria dizer “acabou-se ja não ha photoshop para mac” porque mac não tem qualidade para o nosso software… quem se lixa aqui com estas guerras somos nos programadores tirando que estas leis so podem funcionar por agora porque o iphone não tem monopólio de mercado…

          • a Friend® says:

            Basicamente e muito resumidamente. Eles querem acabar com o “Port” de aplicações. Querem apenas nativas. XCode também é da Apple e foi banido.

            Eles querem qualidade nas aplicações, e fazendo “ports” como se tem feito, não se traduz em qualidade salvo raras excepções.

            Alias, é muito mau haver ports. Vejam o exemplo do jogo GTA IV para PC que foi um PORT de consola e está no estado em que está… performance muito a desejar.

            Seria o mesmo que a Microsoft aprovar para a XBOX360 um jogo portado directamente de PS3. Na PS3 iria correr melhor e quem ficava mal vista era a MS por ter um jogo cheio de “camadas”.

          • Sun II says:

            Yah, ports é uma coisa do passado.

            Firefox?
            Thunderbird?
            Gimp?
            pidgin?
            inkscape?
            chorium?

            quem é que quer esse software? jezzz. tudo lixo

    • Melo says:

      AHAHAH ainda tens duvidas ?

  6. alguem says:

    Isto até irrita… se fosse outra empresa como a HTC já estava resolvido não haveria polémica mas como é a apple calma aí (somos os maiores)

    • Melo says:

      Inveja ?
      A APPLE não tem culpa que o flash, tenha vindo a ser ultrapassado .
      Se tivesses uma empresa ias optar pelos piores sistemas ? Com peninha ? Acho que não .
      Se a Adobe tivesse minimamente preocupada já tinha revolucionado o flash, ou criado algo melhor .
      Deixem de ser assim .
      Se já existem melhores técnicas e ferramentas para melhorar o que flash fazia, troca-mos e pronto .

  7. aver says:

    Diz no último parágrafo: “Agora as coisas têm aquecido novamente, uma vez que é disponibilizada a versão beta do iPhone Os 4 com proibições no seu SDK para aplicações portadas de Flash, Java e Mono”.

    É a questão da alteração do ponto 3.3.1 da licença para publicar app na Apple Store. Para quem quiser ver a redacção anterior e a actual. Há muita gente a considerar isto uma prepotência, desnecessária. Será que essas app proibidas no App Sore vão aparecer no Cydia 😉

    (ars technica) http://bit.ly/cmk3yw

  8. mmick says:

    Bom, eu estou a borrifar-me para as “coitadinhas” da Apple, Adobe etc. Fazendo bons produtos vao para a frente.
    Neste caso nao gosto que a Apple corte de raiz (para isso dava suporte Flash Lite 3.1 e ligava/desligava quem quisesse) e a Adobe sempre pecou (em tudo) em pedir demasiado hardware para o que faz. Um exemplo é o photoshop que consegue em tarefas simples nao ser tao rápido como o Paint Shop Pro que é igual de eficaz (nessas tarefas), entre outros muitos exemplos.
    A realidade é que a Adobe nao optimiza o seu código, apenas escreve e o hardware que apanhe o comboio. Cada um faz a sua cama e deita-se nela… Acho que a melhor opçao tinha sido a Apple incluir o Flash Lite 3.1 e avisar que nao vai actualizar mais o flash enquanto a Adobe nao arranjasse o código.
    Tudo isso leva claro a pensar que a Apple tem algum problema com a Adobe e realmente acho que isso deve-se a três coisas: 1) porta de entrada para virus/cracks 2) gasta muita bateria 3) mercado fértil em jogos em flash cortaria muito mercado aos jogos mais básicos da App Store.

    • a Friend® says:

      Concordo. Mas apenas acho que seria um erro alimentar a Adobe ainda mais e deixar um Flash lite, porque é isso que a Adobe está habituada… que as empresas sejam moles e se deixem arrastar, o que faria com que a Adobe continuava como queria sem optimizar o seu código, e os webdesigners iam-se burrifar para o HTML5.

      Por vezes só mesmo sendo radical é que isto avança, infelizmente é assim. Quanto a jogos, pois bem, acho que não coçava a AppStore, porque de longe são jogos de qualidades diferentes. Nenhum jogo flash bate um jogo nativo (ainda por mais estes que têem suporte multitouch, acelerometro, etc.. ) .. acho que não tem mesmo nda a ver. Pelo contrário, iria é ajudar a Apple a vender mais iPhones e iPads, que antes da AppStore, é o lucro principal da Apple.

  9. lmx says:

    Boas.. eu até concordo que se corte o suporte ao flash e ao Mono(Ms mirror), mas ao Java será isto verdade, bem ai a coisa é grave e se eu ja não quero gratis um iphone imaginem o que tinham de me pagar para andar com um que não suporta java sequer…esqueçam la isso!!Eu percebo que maquinas virtuais de execução epa puxam pelo hardware masi doque qualquer outra coisa nativa, mas poxa o java é um standard, pelo amor de deus, o flash e Mono epa compreendo pois realmente a existir existe java e flash não faz falta nenhuma alias so piora tudo, pois os consumos de trafego para por exemplo jogar na net em flash é algo surreal e so vem confirmar o que a Apple e muito bem tinha dito que o flash é um produto que não presta.Agora java???não sei se acredito, desculpem a desconfiança, mas não fazia a Apple tão burra.

    cmps

  10. NazgulTuga says:

    @mmick: “A realidade é que a Adobe nao optimiza o seu código, apenas escreve e o hardware que apanhe o comboio.”

    Sem dúvida é algo que notei nas versões recentes do photoshop e não só. Quase temos de comprar computadores quad core duo, ou PCs/ Bestas mecânicas com um processamento extremamente elevado, para além da memória e placa gráfica, para correr em condições um programa desses.
    Como programador, vejo e invento muito código, e vi na net, muitos scripts escritos em Pascal/Delphi, muito mais rápidos que os próprios scripts criados pelos próprios criadores da Borland.
    Ainda que hoje em dia um processo “simples” não seja sentido, em computadores mais “pobres”, é um completo congelamento, e acho, que se podemos fazer melhor, tornar mais rápido e fiável, por que não?

    Um caso desses é o Kasperksy, que é muito bom, mas a ultima versão que saiu, tem de correr num computador ultra speedado ou lá o que será. Face que o Avira, ou até mesmo o NOD32 entre outros, é mais leve. E quando falo do Kasperksy, falo também do AVGFree, AVAST, GDATA. Se o código pode ser criado para correr de uma forma mais rápida e com eficiência, devia-se fazer por isso.
    Mas perde-se muito tempo e dinheiro para o fazer… ao que parece. =/

    • Sun II says:

      Mas quê. Queres usar computadores com 10 anos para fazer as mais fantasticas coisas que o photoshop faz?

      No meu mero i7-920, o mais barato da gama, o photoshop voa. literalmente.

      • NazgulTuga says:

        Não sei se sabes, mas existem bastantes empresas, que ainda constróiem software para Windows mais antigos.

        Para além dos Windows mais antigos pecarem pelo seu tipo de processamento de dados, aplicações criadas para correrem depressa num “Windows 95”, correrá super rápido numa máquina com Windows XP.

        Lá por a tua máquina ser rápida, não significa que todos nós tenhamos uma em casa!
        Eu tenho um Asus Dual Core 1.5@, e o photoshop por vezes encrava em coisas mais simples. E se ele “encrava” no meu pc, pessoas com PC’s antigos, ficam ainda pior.

        Logo, se eu sei que é possivel criar vários scripts, capazes de correrem a velocidades diferentes, e uns até mesmo ultra-rápidos, estes softwares poderiam pensar num todo, e não como disseram: @mmick: “A realidade é que a Adobe nao optimiza o seu código, apenas escreve e o hardware que apanhe o comboio”.

        Que eu acho muito mal feito!

    • Jose says:

      Tu não estás bem só pode.

      O última versão do Kaspersky, foi a mais leve que saiu, testado e aprovado.

      • Joca says:

        és esperto tu.. comparar um antivirus com um programa de edição de imagem.. tudo a haver

        • NazgulTuga says:

          Não sei a quem te estás a referir, mas eu não me referia exclusivamente só ao software de edição ou ao de antiviruz.
          Referia-me sim ao código criado para o programa, que pode ser construído de uma forma, em que o programa poderia correr um processo mais rápido.

          Não comparei programas, apenas referi que eles correm pedaços de código mal construídos, e que se executam de forma lenta.

      • NazgulTuga says:

        O último kaspersky que saiu, se eu o acho mais pesado é porque o é! O meu computador é um Dual Core 1,5@, e fica muito mais lento quando o tenho instalado.
        Assim como o Photoshop CS3 me é pesado.

        Além disso, pesado dessas aplicações, deve-se ao facto, como já referi, de pedaços de código no programa estarem mal construídos. Pois poderiam ser “re-escritos”, e poupariam por vezes, alguns segundos.

  11. Sun II says:

    Eu, se fosse a Apple, não só cortava todos os produtos apple para mac como cortava todas as compatibilidades.

    5% Market Share? ah ah!

    • antonio says:

      Tas a brincar certo?

      Tens por acaso que “toda” a gente de desenvolve para web e faz designe usa macs hoje em dia?

      Que por acaso nem é a principal area de trabalho da adobe…

      Por mim o flash ja devia ter morrido à muito. Tirando sites demasiado(e bem) animados o flash é usado de forma super merdosa por toda a gente que desenvolve para a web, e faz praticamente sempre por o meu mac a bufar das ventoinhas que nem um tolo!!!
      Tente jogar 5min farmville….

      • Sun II says:

        Usa macs por comudismo, não por necessidade.

        E a Adobe é uma das grandes ferramentas deles.
        Podes trabalhar em casa, na rua ou num armazem, mas não sem o berbequim e a chave de parafusos 😉

  12. Jose says:

    Flash eu percebo, agora Java?

    Sem comentários mesmo.

    A andar assim, qualquer dia não se pode entrar em nenhum site, com um iPhone.

    E não é o HTML5 que é o futuro. Qualidade baixa, e também pesa.

  13. kekes says:

    A Adobe a sentir o cu a arder… vamos ver a sua reaçcão a estes ataques indirectos; ela tem muito a dar para o Mac, poderia modificar o dito “perfil de designer” que se diz trunfo da Apple…

    • a Friend® says:

      As maiores suites de design para Mac não são apenas Adobe. A própria Apple tem ferramentas que encostam as da Adobe à parede 😉

      Final Cut Studio Pro e afins são um exemplo, contra o Adobe Premier, After Efects, Soundbooth..etc..

      A única ferramenta que basicamente faz a diferença é o Photoshop.. de resto nada. Alias, precisa mais a Adobe da Apple do que o inverso para vender.

      Todo o mercado profissional de design usa Mac. As grandes revistas, fotografos, etc… é tudo com Mac’s. Por isso a Adobe nem pode piar muito nesse campo, já que o interesse é deles, em vender o seu software. Têm é que fazer melhor, é a melhor arma.

      • kekes says:

        Pois mas sabendo que o Photoshop é uma das melhores e mais usadas ferramentas; Dreaweaver não estou actualizado mas é uma ferramenta brutal, mas não sei se tem versão Mac; etc; não seria de espantar ela tambem querer fazer birrinha. E apsar de o Mac ser muito utilizado no mundo profissional não é exclusivo; alias conheço muita gente ligada a esse ramo e posso dizer que desde que a Apple mudou para a Intel eles mudaram para PC… Nem todos mas muitos. Ainda no outro dia um bacano andava para comprar um Macbook Pro e comprou um Toshiba X500.

        • a Friend® says:

          Ias ficar espantado com a quantidade de aplicaçõe que há alternativas e até mesmo gratuitas em alguns casos.

          Mudanças para PC em grandes empresas nunca vi, pelo contrário. E estou a falar mesmo de grandes revistas. Quem compra um Mac não é apenas pelo hardware, o MacOsX é um dos factores principais. Alias, Mac é isso mesmo.. o conjunto (hardware+software).

  14. takecare says:

    mais valia deixar apenas o link para o artigo original…

  15. xavier says:

    Infelizmente, este artigo é falacioso e tendecioso.
    Mas ja seria de esperar, pelo A Friend.

    Convido a todos a fazer uma leitura aqui: http://www.osnews.com/story/23137/Is_Apple_Betting_on_Adobe_Ditching_the_Mac_

    É um artigo imparcial e que cobre mais frentes desta atitude da Apple. Deixo ao vosso critério a analise à posteriori.

    • kekes says:

      Adobe afinal está pronta para provar que a Apple ta errada como se mensionou anteriormente 😉

    • a Friend® says:

      Se abrires os olhos talvez vejas correctamente a fonte da noticia.

      http://www.tuaw.com/2010/04/10/adobe-admits-apples-no-flash-policy-could-hurt-business/

      E se abrires mais uma vez bem, vais ver que quem disse isso foi a própria Adobe no relatorio que está num dos links.

      Lá está, continuam armado em chicos espertos em vez de ler bem as coisas. Por essas e por outras é que há muita ignorancia nas pessoas.

    • a Friend® says:

      Web developers: No change. The iPhone remains completely open to web apps. The difference between the web, as a competitor to native iPhone apps, from something like Flash is that the web is not controlled by anyone. There is no platform vendor for the web — and Apple has complete control over WebKit, its implementation for the web.

      iPhone developers: No change. If you’re a developer and you’ve been following Apple’s advice, you will never even notice this rule. You’re already using Xcode, Objective-C, and WebKit. If you’re an iPhone developer and you are not following Apple’s advice, you’re going to get screwed eventually. If you are constitutionally opposed to developing for a platform where you’re expected to follow the advice of the platform vendor, the iPhone OS is not the platform for you. It never was. It never will be.

      (And, in one sense, this is good news for existing iPhone developers: their skill set is now in even greater demand.)

      Flash and C# developers: Bad news, if you were hoping to target the App Store with your products. If you want to write iPhone OS software, follow Apple’s advice, not Adobe’s or Microsoft’s.

      iPhone users: I can see two arguments here. On the one side, this rule should be good for quality. Cross-platform software toolkits have never — ever — produced top-notch native apps for Apple platforms. Not for the classic Mac OS, not for Mac OS X, and not for iPhone OS. Such apps generally have been downright crummy. On the other hand, perhaps iPhone users will be missing out on good apps that would have been released if not for this rule, but won’t now. I don’t think iPhone OS users are going to miss the sort of apps these cross-platform toolkits produce, though.

      http://daringfireball.net/2010/04/why_apple_changed_section_331

  16. Hawk says:

    Acho que isto pode ajudar o Silverlight da Microsoft.

    • lmx says:

      humm, não me parece silverlight é microsoft, o que não é boa coisa, se me falares em Moonlight ainda…embora seja um clone para linux, mas não te esqueças o html5 matou isso tudo e ainda bem que recorreram ao opengl e fizeram um hoptimo trabalho direccionando a parte grafico para o gpu, esta 5 estrelas.

      cmps

    • a Friend® says:

      Ajuda, apena numa coisa. Videos.

      O Silverlight consegue fazer steaming de video directamente dos MP4. Isso vai ser bom para o Windows Phone 7.

  17. alf says:

    Apple não e ditadura e ninguém os compra por obrigação.
    Tens razão!
    Eu não disse ditadura…
    Mas sim uma doutrina elitista.
    sem duvida só compra quem quer!
    e só produz conteúdos tb quem quer!
    não existe virus nem malware em mac lol isso é um mito…
    noobs ou trolls é que argumentam com essas coisas…
    a segurança nem vamos falar por favor… é so ver o browser por defeito dos mac e saber dos problemas de segurança que ele traz.

    Apple = 1 bom SO para uma linha de hardware mediana!

  18. aver says:

    Aqui e ali, no post e nos comentários andam-se a misturar duas coisas distintas:

    Primeira – o iPhone OS não tem suporte para Flash e a Apple pretende que se desenvolva o HTML5.

    É verdade. A grande novidade,de ontem dia 11, é que a Adobe diz que o Adobe CS5 vai ter uma ferramenta que permite converter,algumas, animações Flash para HTML5. Ainda não é um conversor universal de Flash para HTML5, mas vai no bom caminho.(Por acaso há alguns dias referi que a Adobe estava a fazer um esforço para se adaptar aos novos standards da web).

    Segunda – a Apple alterou o a licença sobre o desenvolvimento de aplicações para a Aple Store. Em sites como o Ars Tchnica diz-se que já não pode ser utilizado certo tipo de software para produção de app – são referidas o Titanium, PhoneGap, Corona e, principalmente,o Adobe CS5 que permite exportar um aplicação Flash para o formato app (para iPhone/iPad) do Apple Store.

    Sobre esta segunda parte da guerra Apple/Adobe há bastantes críticas. Sobre a primeira também, mas são mais temperadas – assinalando o facto de as páginas web com flash nnão serem grande coisa.

  19. André S says:

    A Apple arrisca demais porque sabe que tem clientes fieis que não a vão trair… esse é o problema… não sei se compro um gadjet sem flash… até um Nokia n73 que tenho tem flash…

  20. Ryan says:

    Quanto ao flash nos “ai”todos confesso que pouco ou nada quero saber disso. Mas quanto ao flash em si como standard de video eu pedirei que venha o próximo. É que ando um pouco para o farto de não poder ver videos se uso SO diferentes. Como uso Linux e Windows diariamente confronto-me com a ideia de alguns videos funcionarem e outros não. É claro que há flash para linux e windows mas até a Microsoft com o Silverlight vem ao barulho. Epá que façam alguma coisa que o pessoal não precise nem de flash nem silverlight e que seja multi plataforma. Videos com o plug in Silverlight estão a funcionar muito bem na nova versão do Ubuntu 10.4 mas não na 9.10. Isto experimentei eu este fim de semana.

  21. Pois... says:

    pois…lol a “maçã raineta versus o flash gordo” ainda vai fazer correr muita tinta sem um final visivel, mas por certo este e outros artigos não passam de especulações falaciosas o que faz os comentarios destes “posts” subirem em flecha, se bem que a maioria são respostas do autor…

  22. pedro says:

    e agora??? eu a pensar que ia entregar o meu I.R.S. pelo iphone e querem tirar o java também??? só tenho 3 dias lol
    e agora comu é que vou dizer ao meu patron que as telhas foram po cara****o hum???
    por mais que use o esterico o cardinal aparece sempre, devo formatar o meu telemovel??? será um virus ou apenas uma constipação??
    alguem tem solução ou ligo para o callcenter do facebook???

  23. S-K says:

    A imagem escolhida para ilustrar este post é a cereja em cima do bolo. É quase o mesmo que dizer para não voltarem a visitar o site que usa flash. 😛
    É claro que o html5 é o futuro! Mas utilizar o html5 como arma, contra a Adobe… LOL

    Basta ler os comentários para ver que alguns já perceberam qual a PRINCIPAL razão para Apple banir o flash do iPad/iPhone. Acham mesmo que eles estão preocupados com o mau desempenho do flash no iPhone/iPad? LOL
    Ainda vai demorar algum tempo para o html5 “andar” a todo vapor. É durante esse tempo que a Apple vai facturar milhões na AppStore.
    Não adianta de nada ter html5, se depois no futuro a Apple arranjar outra desculpa para impedir que rodem jogos e programas no browser.
    O iPhone/iPad já tem webGL no browser?
    Se sim… quem me garante que eles não tiram o webGL do browser depois matarem o flash? (isso se conseguirem :P)
    Vai ser como a Sony, que usou a “segurança” como desculpa para retirar a funcionalidade de instalar outro S.O. na Playstation. LOL

    Porque será que Apple não entrou em “guerra” com a Adobe antes do aparecimento do iPhone? Naquele tempo o desempenho do flash nos Mac não era fraco?

    O sucesso do iPhone está a subir à cabeça do tio steve. Eu até entendo… é muito dinheiro 😛
    Eu só não entendo o que os fanboys ganham com isso.

  24. Diego says:

    Vamos levar em consideração a realidade da informática…

    Mesmo que a apple proíba a utilização do flash em seu dispositivos, os hackers de plantão sempre dão um jeitinho!! ;D

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