António Costa quer rede 5G à mesma velocidade em todo o país
O 5G ainda não é uma realidade em Portugal e não se sabe muito bem quando o será. O leilão para atribuição das frequências ainda decorre, tendo já passado mais de 160 dias.
Hoje, o primeiro-ministro português, António Costa, referiu o Interior deve usar bazuca para evitar país “a duas velocidades”. O 5G deve ser uma prioridade.
António Costa disse hoje que as regiões de baixa densidade devem aplicar os fundos comunitários na atração de empresas, dando como exemplo a instalação de redes de 5G para não ter um país “a duas velocidades”.
O primeiro-ministro abordou a instalação das redes móveis de quinta geração (5G), lembrando que “obviamente o mercado vai querer começar a instalar as redes em zonas de alta densidade onde os clientes pagam o investimento”.
Mas não podemos ter aqui um país a duas velocidades. Se o mercado resolve o problema nas zonas de alta densidade, temos de ter os fundos comunitários necessários para dotar as regiões do interior e os territórios de baixa densidade com as mesmas condições, para criarem as oportunidades para que as empresas se possam instalar nas mesmas condições de conectividade que teriam se instalassem no litoral.
A quinta geração de comunicações móveis vai potenciar uma série de serviços inovadores. Realidade virtual e aumentada, carros conduzidos remotamente ou autónomos, cirurgias à distância, são alguns dos exemplos que poderão ter na base uma rede de comunicações assente no 5G. A latência das comunicações baixará para os 5ms, podendo abrir portas a um novo mundo de possibilidades e cenários.
Para António Costa, deve-se investir também “na descarbonização da indústria e em criar novas fontes de produção de energia, para que nenhuma empresa diga que não se instala no interior por falta de energia, mas que possa ter energia de boa qualidade, que nos ajude também a combater as alterações climáticas”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Quer a 5G velocidade em todo o pais, tem zonas que a rede que ainda não é possivel ligar ou fazer chamadas via movel só que tem telefone fixo, isso vai cair por terra
Maravilha . Haja dinheiro . Não se esqueçam das Berlengas que já foram demasiado prejudicadas pela falta de auoestrada.
Para quê? É mandar os talibãs mandarem as torres a baixo, se for isso até dou passagem.
Nem 4G quanto mais 5G, que necessita mais de infraestrutura…
+1
Eu entendo a “necessidade” do 5G mas volto a insistir.. Um país que não garante sequer 80% de cobertura nacional de 4G andam preocupados com 5G.
Espero que estas palavras do PM se tornem realidade. O interior não pertence a Espanha… Senão já teria 5G ahah
Já? Digo-lhe que vá a Espanha e se afaste dos centros urbanos e de comércio. Vai ter muitas surpresas de até ver o seu telemóvel ligar a redes GSM.
lol costa sendo costa.
Em muitos locais nem 3g ou 4g quanto mais 5g.
Podiam ter feito o regulamento para garantir a cobertura e os parâmetros de qualidade de serviço mínimo obrigatório em todo o país… mas isso era pedir muito daquelas cabeças… vamos antes atirar dinheiro da UE para cima das empresas multi-milionárias? Para fazerem aquilo que poderiam ter exigido desde o primeiro momento para atribuir as frequências… se ninguém quisesse, paciência, fazia o próprio estado através de uma empresa pública e ganhavam todos: os políticos com as “luvas” do costume, as empresas que forneciam o equipamento a preço extra caro a contar com os anos que o estado ia demorar a pagar, e as pessoas porque poderiam finalmente pressionar políticos para melhorar a cobertura e tal onde a mesma não fosse boa.
O que o PM estava a referir era as autarquias aproveitarem para criar condições (locais onde montar antenas) usando os recursos financeiros.
Se uma autarquia ceder um espaço para uma antena sem custos ou valores baixo, rapidamente lá é montada.
Isso faz sentido.
Contudo não basta só criar os locais com as condições para meter as antenas, porque para ter as velocidades loucas e tal precisam por exemplo de fibra-óptica.
Em teoria podem também utilizar ligações rádio via micro-ondas mas não sei até que ponto tais ligações conseguem garantir as velocidades elevadas (não sei se usam um espectro rádio suficientemente largo para caber tudo), e depende da localização específica ser ou não possível colocar tais ligações rádio via micro-ondas, porque têm de comunicar para outro lado onde tenha a dita fibra-óptica ou pelo menos equipamento para retransmitir para outro lado até eventualmente o sinal chegar ao centro de dados do operador.
Na maior parte do pais ainda nem existe 4G, vendem 3G LTE com 4G.
*Como 4G…
Espera, mas LTE já não é 4G?
Depende, existe 3G, LTE, 4G, 4G+, 4,5G e 5G.
É fácil de saber, alguns routers/modens dizem o que estão a usar, o caso do meu, outro metodo é pela velocidade, quando não passa dos 50 mbps é 3G LTE, que é o meu caso.
O meu router mostra a tecnologia que está a usar:
Access Technology: Evolved 3G (LTE)
Isto é mentira.
GSM/GPRS/EDGE é 2G
UMTS/WCDMA é 3G
LTE é 4G
NR é 5G
Se é mentira ou não, não sei, o que sei é que o router que tenho da mikrotik, uma marca boa de sistemas de comunicação reportam que a tecnologia que está ligado é essa.
Pelo que tenho pesquisado o 4G pode ir até 300 mbs, se alguém consegue cá em Portugal não sei, eu nunca consegui mais do que 40 mbs.
3G LTE…
Se nao sabes o k dizes, fica calado. Passas menos vergonha….
Se ler o que disse mais abaixo vê o que diz o router que uso ? Será que o router não sabe a rede que está a ligar ?
Este e outros documentos até confirmam o que diz, mas de facto eu tenho velocidades de 3g e não 4g.
https://www.qualcomm.com/media/documents/files/download-the-evolution-of-mobile-technologies-1g-to-2g-to-3g-to-4g-lte-qualcomm.pdf
Eu nao preciso que me confirmem com documentos.
Durante a fase de implementacao do 4G da Base Telecom, na Belgica, eu fui o drive tester principal do projeto. Testei muitas centenas de locais em 8 meses. Sei do que estou a falar e nao afirmo algo quando nao tenho a certeza do que digo.
Nao me fio no que dizem etiquetas; sabe, elas permitem que lhes escrevam o k o escritor quiser.
Então mas o que tem a ver a rede da Bélgica a ver com a portuguesa ?
dinheiro da EU ! impresso sem lastro algum , vai gerar inflacao e consequentemente vms ter amanha os produtos mais caros! os estados sempre a passarem dinheiro do pobre para o rico! o povo que nao acorde nao! o que interessa é o futebol!
Por isso é que o PSD é contra a taxa mínima de IRC. Pagar 0% é melhor que um mínimo de 15%.
Lol esta fez-me rir, em certas zonas nem 3G quanto mais 4G ou 5G.
Para isso acontecer vai ter de investir e muito….
E sabem o que isso vai dar? Tarifários mais caros.
Já para não falar que em certas zonas baixam a velocidade de propósito pra obrigar as pessoas a meter fibra.
Ahahahah! So mesmo o Costa…
A principal vantagem relativamente às tecnologias móveis anteriores é a baixa latência. Reconheço vantagem em aplicações específicas como game streaming ou condução remota de veículos (terrestres ou aéreos) mas não me parece que seja um game changer para Portugal como nação e acho até estranho o PM se manifestar sobre um tema tão técnico. Trata-se de mais uma buzz word. Ninguém quer perder o comboio mas também ninguém sabe qual o seu destino.
Ainda nem temos 4G decente, quanto mais 5G.
Aliás, em muitas zonas de Portugal anunciam e vendem 4G mas na verdade é 3G LTE com velocidade até 40 mbps-
Eu volto a perguntar, mas 4G já não seria LTE?
Sim, LTE é 4G e não 3G.
palavras bonitas em tempo de eleições, só palavras, mais nada.
vai encher de novo os bolsos as grandes empresas de portugal quase que aposto! o discurso é para isso!
Mesma velocidade = 0 mb/s
Farto de populismo do vigaro.
Vai ser complicado então, os 5G vão espalhar o Covid por tudo quanto é sitio!..:-)
….depois de andar durante anos a desviar fundos europeus das zonas mais pobres do país para Lisboa , António Costa quer rede 5G à mesma velocidade em todo o país , à boleia dos dinheiros europeus…..
O PM perdeu uma hipótese para estar calado!! O 5G só vem quando a UE se fartar destes leiloes da treta da ANACOM e fizer um ultimato a Portugal sendo esse “ou há instalação imediata ou então paga multa”.
Só fico é parvo com este país que vai acreditando na venda de cobra deste artista.. uma coisa é certa, ele sabe manipular bem e vender bem o seu peixe
Mas serei eu o único parvo no planeta que acordou para a vida, pessoal ninguém precisa de 5G, a vossa internet não vai ficar mais rápida que o 4G, se os servidores onde os sites que estão alojados, não tiverem preparados para debitar a sua informação rapidamente, pode vir o 500G que a internet vai estar à mesma velocidade, o problema está nos servidores e não nos vossos telemóveis. Isto é tudo campanhas de marketing.
Não se esqueça que só existem 4G nas cidades deste Portugal, e até conheço algumas cidades pequenas que usam apenas 3G LTE, que falsamente chamam 4G.
Tens zonas que nem rede movel tem
Eu tenho 3G LTE, com um router antena milkrotik num mastro de 5 metros em cima da casa, consigo velocidades estaveis até 40 mbs, com o router da NOS nem 5 consiga, ainda assim estou no processo de anular o contrato porque os telemoveis e telefone fixo (gsm) passam a maior parte do tempo sem rede dentro de casa.
Ahh, não vivo na cidade, mas entre 2 cidades, estou a 7 kms de uma e 12 de outra.
Para o 5G a dinheiro para a TDT nada ?
Ou seja este tipo de socialismo demonstra falta solidarismo .
peço desculpa pelo “a dinheiro ” queria dizer “há dinheiro “.
De anúncios e promessas está o atual Governo cheio… Concretizações, nada.
No interior não há estradas dignas, médicos, escolas, e o Governo vem impor o 5G!?
Banha da cobra e o Pplware ajuda.
Se o Costa diz, então deve ser verdade…
Alguém ainda vai pagar a factura no final
O processo no tribunal nos EUA veio revelar que mais de 11 mil páginas de provas relacionadas com danos à saúde.