PplWare Mobile

Migre facilmente os seus ficheiros do Windows para o Mac

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Double Seven says:

    Útil era uma post de como migrar de mac para windows, aposto que teria muito mais interesse agora com a saída do windows 10 que vai arrumar com o osx.

  2. Paulo says:

    Por que raio iria trocar o Windows pelo Mac?

  3. João Caldeira says:

    Boa noite.
    Sou músico e compositor e, como é de prever, uso muito software de criação/edição de música/áudio/MIDI no meu Windows 7.
    Estou perante um dilema: se por um lado gosto da fiabilidade dos iMac’s ou até mesmo de um Mac Pro, que era o ideal, por outro lado gosto da versatilidade do Windows e da grande dimensão de software que existe para este SO.
    Sou desde sempre utilizador Windows e uso mais basicamente os seguintes programas:
    – Finale 2014
    – Cubase Artist7 (com dezenas de Vst’s da EastWets, Native instruments, Cakewalk, Yamaha, Real Guitar, Steinberg, etc, etc.)
    – Band-in-a-box
    – Sibelius 7
    – Real Band

    Sei que, para alguns dos VST’s é necessária a jbridge para abrir caminho à utilização de plugins de 32bits num sistema a 64 bits e sei que também no Mac isso é possível.
    Contudo, o meu medo é que alguns dos plugins que eu tenho são versões demo ou outras versões que amigos me emprestaram não funionem bem quando se mudar de SO.
    Para além disso, se eu mudasse de SO, todos os trabalhos que eu tenho armazenados de músicas, playbacks, projetos de bandas sonoras, montagens áudio, podiam ficar em risto de não conseguirem ser reconhecidos por uma versão do mesmo software, mas num sistema diferente.
    Tenho a certeza de que todos os programas que eu tenho são compatíveis com Mac mas, o meu medo é não poder abrir nenhum dos projetos feitos em ambiente Windows.
    Bom… alguém entendeu alguma coisa do que eu referi?… não costumo ver muitos compositores por aqui…

    • Ricardo Raimundo says:

      João: Acho que te safas melhor num fórum da especialidade. Principalmente num fórum internacional.

    • Joao M. says:

      João Caldeira, esses softwares têm, como dizes, versões em Windows e Mac. Nesta situação, se não sentes falta de nada Audio específico do ambiente Mac, não tens vantagens em mudar. Vais enrolar-te apenas em processos informáticos na transição entre os pcs (antigo e novo) mais do que a fazer música. E estas mudanças ocupam sempre mais tempo do que queremos sempre admitir. Se estás a pensar mudar é certamente uma boa opção, mas não é fulcral.

    • Mikes says:

      Em termos de fiabilidade já começa a ser um mito que os mac o são mais que um PC.
      O imac com que trabalho perdeu bastante fiabilidade com a versão yosemite.
      Uso o pc para música, Reaper, Addicted Drums, etc. Não sei como se comportam em OSx.

      • Vítor M. says:

        Não é mito nenhum, é ainda uma realidade, tem a ver com o tipo de abordagem: uma empresa, um hardware, um software.

        Em termos de hardware os computadores da Apple são muito bem equilibrados e o firmware é desenhado e afinado á medida, por isso é muito estável. O que não acontece com o Windows, que, pela sua versatilidade em vestir vários tipos de hardware, por afinar em várias escalas de fabricantes…. tem muitos mais problemas que um Mac…. mas muito mais, nem é comparável sequer.

        No que toca ao sistema operativo… diz-me um Windows dos últimos) que seja estável… o Windows 8 ou o 8.1?

        O OS X Yosemite segue uma linha de evolução sustentada, que começou no Lion e desde então a Apple acrescenta algumas novidades, isso não o tem desequilibrado (atenção que nós estamos a falar das versões beta públicas pois não?), inclusive mesmo ao nível de segurança não tem recebido nada de extraordinário, por isso muitos ontem o SO como pouco evoluído face ao salto dado ente o Windows 7 (realmente mais estável que o 8) e o Windows 8.

    • Manuel says:

      Olá, também sou músico uso Mac, esquece os comentários de quem não percebe da poda. Se tiveres um amigo que tenha um Mac faz três testes comparativos e depois posta aqui. 1 – Reproduz um ficheiros áudio sem compressão num e noutro ouve e compara, (usa uma interface e sistema esterno para comparares apenas o sistema operativo). 2 – usa dois softwares que usem som MIDI em simultâneo num e noutro e compara. 3 – liga um instrumento com virtualizaçao de efeitos num e noutro a ouvir em tempo real e compara… Com estes três testes deves ficar convencido;)

  4. Mikes says:

    Uso ambos e se me dessem a escolher um ou outro, escolhia windows sem dúvida.
    Melhor método para transferir ficheiros de um para o outro: Recurso a uma cloud, com vantagem para o OneDrive porque no Windows tem lá tudo sincronizado.

  5. Gustavo Lima says:

    Eu também sou músico e tenho o Windows 8.1, e só se fosse louco é que migrava para MAC, sendo que o programa principal que utilizo nem existe para mac (Apesar de haver uma versão que por culpa do OSX é bastante instável).
    Não só o valor dos computadores mac serem “overpriced”, como não vão trazer nada de novo.

  6. daiquiri says:

    Na verdade guias destes não faltam, estranho quando o que vejo pessoas a procurar é exactamente o contrário. Mac para windows…

  7. paulo g. says:

    Eu uso linux, que tal como o OSX se baseia no Unix. Dou como sugestão instalar o VLC, para todos os formatos de áudio e vídeo e o LibreOffice para o Office, provavelmente muito melhor que o Iwork… Edição de vídeo, kdenlive (este só não funciona no ruim), quanto ao resto tem de se procurar.
    Para música… http://mixxx.org/ e edição de áudio: audacity
    Os utilizadores do ruim estão muito habituados a usar programas piratas e muitas vezes só para usarem 10 % das suas capacidades, quando existem outros que não o são e se forem bem aproveitados podem fazer o mesmo.

  8. Realista says:

    Mas quem é que quer trocar o Windows pelo OSx? LOL

  9. Norberto Vale says:

    Em termos de edição e gravação audio, sugiro uma distribuição linux estável (por exemplo Debian), e o conhecido Ardour. É equivalente ao Pro Tools, é usado em muitos estúdios profissionais, e o melhor de tudo, é Open Source. Em certo sentido é até melhor que o Pro Tools, pois este último só funciona em hardware específico. O Ardour funciona em qualquer hardware.

    • Mikes says:

      Ardour: é Open Source mas não é grátis! 😉
      Para a maior parte dos utilizadores, ser open source é indiferente já que poucos vão mexer no código.

  10. Carlos says:

    Não sabia que em Portugal havia tantos fãs de Windows! Engraçado, há 10 anos atrás a moda era o Linux. Ou será que na realidade não passamos de um povo de rebarbados, invejosos, que estamos sempre a olhar para o que o vizinho usa ou deixa de usar, ou para o dinheiro que o vizinho tem ou deixa de ter?! De facto valemos pouco

  11. Duffyduck says:

    Boas, eu era um anti apple, sou do tempo do DOS e ao nível do utilizador o windows não me oferece qualquer segredo, isto é, estou “formatado” para windows. No entanto comecei a utilizar o iMac e claro estive resistente mais por causa das diferenças de utilização de um e de outro. Mas passado um tempo não troco e não é por moda pois esta na minha casa não é para show off como correntemente se afirma mas sim por tudo e mais alguma coisa, desde software mais barato, maior estabilidade, pois todo o software passa pelo crivo da apple store, maior segurança, nem anti-virus nem firewall externas ao SO e com isso maior perfomance, etc etc etc. Existem, (muito poucos) softwares que não têm alternativa no SOX estou me a lembrar de um o Grabitt que só existe para windows. A apple tem uma leveza no desenrolar do funcionamento (não me lembro de um crash)relativamente ao windows brutal e claro um imac de ultima geração tem uma vida util sem problemas por muito mais tempo face a PC windows de ultima geração.
    Não troco nunca, mas ainda bem que o mundo é diferenciado e chegamos á conclusão de que não somos todos iguais como nos querem fazer crer.
    abc

  12. Miguel says:

    Boa tarde.
    Experimentei usar o Assistente de Migração. Deixo um alerta, se o pc windows entrar em hibernação – e o Assistente de Migração não impede isso de acontecer se assim estiver configurado no pc – a ligação perde-se e não é possível retomá-la.

    Os ficheiros copiados até ao momento da hibernação ficam em pastas escondidas no MAC e só estão acessíveis através do terminal com o comando sudo.

    Acebei por copiar os ficheiros através de disco externo. Em relação a estes há que ter em atenção o formato de ficheiros, dado que não idênticos entre Mac e Windows. Uma forma de ultrapassar esta questão é usar os drivers Paragon, que já vêm com algumas drives.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.