Aprenda a instalar o novo GIMP 2.10 no Ubuntu 18.04
O novo GIMP 2.10 foi recentemente disponibilizado e são várias as características que fazem deste software um dos melhores na área da edição de imagem.
Hoje vamos ensinar, passo a passo, como podem instalar facilmente o novo GIMP 2.10 no Ubuntu 18.04.
O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source, sendo considerado por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).
A última versão desta ferramentas trouxe várias novidades, onde se destaca uma nova interface, suporte inicial para HiDPI, novos temas e também o “novo” sistema de processamento de imagem, GEGL.
Como instalar o GIMP 2.10 no Ubuntu 18.04?
Existem várias formas de instalar o novo GIMP. Para este tutorial vamos recorrer ao Flatpak. O Flatpak, que anteriormente se chamava xdg-app, é uma ferramenta de gestão e instalação de pacotes. Para instalarem o Flatpak devem usar o seguinte comando:
sudo apt install flatpak |
Depois de terem instalado o gestor de pacotes Flatpak, o GIMP 2.10 pode ser instalado com o seguinte comando:
flatpak install https://flathub.org/repo/appstream/org.gimp.GIMP.flatpakref |
Para executarem o GIMP 2.10 é só executar:
flatpak run org.gimp.GIMP |
O Gimp é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para quem necessita de editar imagem. Atualmente esta nova versão ainda só está disponível para Linux mas, em breve, deverá chegar ao Windows e MacOS.
Este artigo tem mais de um ano
” O novo GIMP 2.10 foi recentemente disponibilizado e são várias as características que fazem deste software um dos melhores na área da edição de imagem. ” acrescenta lá ai no opensource… senão vai xover comentarios tristes ahahahah!!!
Se não quiserem usar o flatpak, podem usar:
sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp-edge
sudo apt update
sudo apt install gimp
O novo GIMP está com muito melhor aspeto e recursos.
Uma renovação à muito aguardada.
Eu prefiro PPA que Snap. Obrigado pela dica.
Obrigado, eu prefiro PPA também 🙂
Instalei ontem á noite o 2.10 no meu Windows 10. Já está disponível…
As principais limitações do GIMP são não ter non-destructive editing e falta de suporte para CMYK. Este último dá para dar a volta usando também o Scribus.
Está nos Repositórios SID do Debian, não precisa fazer mais que um apt-get update, e apt-get install gimp=2.10.0-2 -t SID
Seria muito mais simples se disponibilizassem o pacote .deb.
Entre idas e vindas uso Linux desde o Mandrake 9 e são tantas mudanças em coisas tão básicas que fica difícil de acompanhar. Hoje quantas ferramentas de instalação de pacotes podemos encontrar no Ubuntu?
A verdade é que o único mais consistente (que pode ser utilizado em grande parte das distribuições) é o apt. O resto (incluindo esse flatpak) é reinvenção da roda.
PS: Não tem ainda a versão para MacOS?
Seria mais intuitivo instalar o plugin flatpak na central de aplicativos do próprio ubuntu e instalar o gimp por lá, já que tem pessoas que tem medo de usar o terminal, mais mesmo assim a dica é muito boa.
28 anos de PIMP.. actualizações quase de 10 em 10 anoss…. esta foi a 3a e continua anos atrás de outras ferramentas usadas por profissionais. Daqui a 2 anos tá obsoleta, só serve para fazer colagens, crops, etc.
PIMP uma das melhores ferramentas de edição de imagem? ha ha ha ha ha…. freetards…
Deve ser mais um pirateador de Photoshop, querendo falar mal do gimp.
O cara tá falando mal do Gimp, talvez por não saber usar, só pode.
Para quem queira ter uma ferramenta poderosa e não queira piratear o Photoshop, esta é uma boa alternativa. É essa a beleza do opensource.
Esta é a grande maravilha do Linux. Até para instalar o mais banal software é necessário um tuturial. E ainda querem que o povo utilize isto.Como?
Kill -L
Já tentou mexer no registro do sistema do Windows? É praticamente impossível de usar sem um tutorial.
A minha grande reclamação é a quantidade de maneiras de fazer algo no Linux. Você tem mil maneiras de fazer qualquer coisa, e isso complica.
Mas o fato de precisar de manual ou tutorial é uma coisa relativamente boa: dá para aprender muito mais e fazer de maneira muito mais rápida quando se pesquisa antes de por a mão na massa. Isso em qualquer sistema.
Em pleno 2018, ainda precisando usar flatpak e comando por terminal para executar um programa. O verdadeiro retrocesso dos softwares. Eu sei que open source merece respeito, mas ainda ter que executar um comando para abrir um programa… Verdadeiro retrocesso! (Somente uma opinião).
Instalei o Gimp 2.10, todavia, venho na versão em inglês e não consigo colocá-lo em português, nem pelo atualizados de programas, nem no próprio programa em ‘interface’. Alguém pode me ajudar?
O Gimp é uma maravilhas! Viva o Software Livre.
No o 16.04, já foi actualizado?
Para toda a gente que fala mal do GIMP, em especial o sr Altino, o GIMP e uma ferramenta gratuita, produzida por apenas 6 developers, que trabalham no GIMP apos as suas 8/10 horas de trabalho normal.
Ou seja, 6 pessoas, que teem um trabalho normal de 8/10 horas, e que depois chegam a casa, e ainda vao produzir esta ferramenta, gratuita, para que toda a gente possa utilizar, especialmente todas as pessoas que trabalham com imagem e que nao teem dinheiro para comprar uma licenca da Adobe.
Engracado falarem mal das coisas sem as realmente conhecerem, nao e?
Para quem quiser saber mais: https://youtu.be/AemoQzCFHpc
Alquem poderia me informar onde é a pasta de instalação dele gimp 2.10 no ubuntu, pois não encontro, gostaria de instalar uns pinceis e não acho
Como desisnta-lo?