PplWare Mobile

Aprenda a instalar o novo GIMP 2.10 no Ubuntu 18.04


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

18 Respostas

  1. Luis Parallax says:

    ” O novo GIMP 2.10 foi recentemente disponibilizado e são várias as características que fazem deste software um dos melhores na área da edição de imagem. ” acrescenta lá ai no opensource… senão vai xover comentarios tristes ahahahah!!!

  2. Paulo Simões says:

    Se não quiserem usar o flatpak, podem usar:
    sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp-edge
    sudo apt update
    sudo apt install gimp

    O novo GIMP está com muito melhor aspeto e recursos.
    Uma renovação à muito aguardada.

  3. Pedro says:

    Instalei ontem á noite o 2.10 no meu Windows 10. Já está disponível…
    As principais limitações do GIMP são não ter non-destructive editing e falta de suporte para CMYK. Este último dá para dar a volta usando também o Scribus.

  4. Paulo Oliveira says:

    Está nos Repositórios SID do Debian, não precisa fazer mais que um apt-get update, e apt-get install gimp=2.10.0-2 -t SID

  5. Douglas Ferreira says:

    Seria muito mais simples se disponibilizassem o pacote .deb.

    Entre idas e vindas uso Linux desde o Mandrake 9 e são tantas mudanças em coisas tão básicas que fica difícil de acompanhar. Hoje quantas ferramentas de instalação de pacotes podemos encontrar no Ubuntu?

    A verdade é que o único mais consistente (que pode ser utilizado em grande parte das distribuições) é o apt. O resto (incluindo esse flatpak) é reinvenção da roda.

    PS: Não tem ainda a versão para MacOS?

  6. VaGNaroK says:

    Seria mais intuitivo instalar o plugin flatpak na central de aplicativos do próprio ubuntu e instalar o gimp por lá, já que tem pessoas que tem medo de usar o terminal, mais mesmo assim a dica é muito boa.

  7. Altino says:

    28 anos de PIMP.. actualizações quase de 10 em 10 anoss…. esta foi a 3a e continua anos atrás de outras ferramentas usadas por profissionais. Daqui a 2 anos tá obsoleta, só serve para fazer colagens, crops, etc.
    PIMP uma das melhores ferramentas de edição de imagem? ha ha ha ha ha…. freetards…

  8. Carlos Almeida says:

    Para quem queira ter uma ferramenta poderosa e não queira piratear o Photoshop, esta é uma boa alternativa. É essa a beleza do opensource.

  9. Malic X says:

    Esta é a grande maravilha do Linux. Até para instalar o mais banal software é necessário um tuturial. E ainda querem que o povo utilize isto.Como?
    Kill -L

    • Douglas Ferreira says:

      Já tentou mexer no registro do sistema do Windows? É praticamente impossível de usar sem um tutorial.

      A minha grande reclamação é a quantidade de maneiras de fazer algo no Linux. Você tem mil maneiras de fazer qualquer coisa, e isso complica.

      Mas o fato de precisar de manual ou tutorial é uma coisa relativamente boa: dá para aprender muito mais e fazer de maneira muito mais rápida quando se pesquisa antes de por a mão na massa. Isso em qualquer sistema.

  10. Jefferson says:

    Em pleno 2018, ainda precisando usar flatpak e comando por terminal para executar um programa. O verdadeiro retrocesso dos softwares. Eu sei que open source merece respeito, mas ainda ter que executar um comando para abrir um programa… Verdadeiro retrocesso! (Somente uma opinião).

  11. Samuel Oliveira says:

    Instalei o Gimp 2.10, todavia, venho na versão em inglês e não consigo colocá-lo em português, nem pelo atualizados de programas, nem no próprio programa em ‘interface’. Alguém pode me ajudar?
    O Gimp é uma maravilhas! Viva o Software Livre.

  12. Paulo Santos says:

    No o 16.04, já foi actualizado?

  13. LnxSlck says:

    Para toda a gente que fala mal do GIMP, em especial o sr Altino, o GIMP e uma ferramenta gratuita, produzida por apenas 6 developers, que trabalham no GIMP apos as suas 8/10 horas de trabalho normal.
    Ou seja, 6 pessoas, que teem um trabalho normal de 8/10 horas, e que depois chegam a casa, e ainda vao produzir esta ferramenta, gratuita, para que toda a gente possa utilizar, especialmente todas as pessoas que trabalham com imagem e que nao teem dinheiro para comprar uma licenca da Adobe.

    Engracado falarem mal das coisas sem as realmente conhecerem, nao e?

    Para quem quiser saber mais: https://youtu.be/AemoQzCFHpc

  14. Geraldo says:

    Alquem poderia me informar onde é a pasta de instalação dele gimp 2.10 no ubuntu, pois não encontro, gostaria de instalar uns pinceis e não acho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia