Quer correr o Mac OS X El Capitan no seu computador?
Um dos grandes trunfos que a Apple tem nos seus computadores é, sem dúvida, o seu sistema operativo Mac OS X. Embora seja exclusivo para utilização nos seus equipamentos, existem alguns métodos que tornam possível correr este sistema operativo num computador convencional, o chamado "Hackintosh".
Embora estes processos sejam considerados complexos, existe um modo simples de correr o Mac OS X El Capitan através do uso de uma máquina virtual. Saiba como configurar.
Quem costuma seguir o mundo da tecnologia sabe que os dispositivos Apple nem sempre apresentam o último hardware. Mas, em contrapartida, utilizam um sistema operativo bem optimizado que permitem tirar o máximo desempenho.
No caso dos computadores, o sistema operativo que acompanha estes dispositivos é o Mac OS X, actualmente na versão Sierra, que, além do bom desempenho, oferece também algumas ferramentas do agrado de profissionais de várias áreas.
Como este sistema é exclusivo para equipamentos Apple, ao longo dos tempos, várias foram as tentativas para correr este sistema operativo nos computadores de outras marcas, num processo a que geralmente se chama "Hackintosh". Embora este processo seja possível de executar, existe uma complexidade adjacente que afasta muitos dos curiosos que pretendem testar este sistema nos seus computadores. Mas, e se existisse uma forma mais simples de correr o Mac OS X no seu computador? É isso que vamos ensinar hoje, com recurso à VMware para correr este sistema, num processo desenvolvido pelo techsviewer.
Como correr o Mac OS X El Capitan na VMware?
Para seguir este tutorial é necessário ter instalada a VMware Player, que é grátis para uso não comercial, ou a VMware Workstation Pro. Adicionalmente, é ainda necessário fazer o download de uma imagem do OS X e das ferramentas para o processo que podem ser encontradas no artigo do techsviewer já citado.
Passo 1 - Para começar deve descompactar a imagem do Mac OS X e extraí-la (caso não tenha uma aplicação para extrair veja estas alternativas).
Passo 2 - De seguida, deve abrir o ficheiro descarregado "All Tools" e descompactar o conteúdo do ficheiro "New Unlock-er". Após esse passo, deve abrir a pasta "unlocker208" e executar como administrador o ficheiro "win-install".
Passo 3 - Depois de ter terminado de correr o ficheiro anterior, inicie a VMware Player ou Workstation Pro, clique em "Create a new Virtual Machine" e na janela seguinte escolha a opção "Custom". Mantenha o Hardware compatibility em Workstation 12.0 e carregue em "Next".
Passo 4 - No passo seguinte, clique em "I will install the operating system later" e de seguida "Next". Na janela seguinte, escolha a opção Apple Mac OS X, na versão escolha o OS X 10.11 e, por fim, clique novamente em "Next".
Passo 5 - Em "Virtual Machine Name" coloque o nome que pretende para a sua máquina virtual, carregue em "Next" e de seguida mantenha a opção "EFI".
Passo 6 - O próximo passo vai depender do tipo de computador que utiliza. No meu caso, como utilizo um processador dual-core, defini a utilização de 1 processador com 2 cores. Na janela seguinte, é outra configuração que depende do computador que possuí. Como o meu computador apenas tem 4 GB de RAM, disponibilizei apenas 2 GB.
Passo 7 - Na janela de configuração do tipo de rede, escolha a opção "Use bridge networking". No passo seguinte, mantenha a opção LSI Logic.
Passo 8 - Na configuração de tipo de disco escolha SATA e na selecção de disco clique em "Use an exisiting virtual disk", seguido de "Next".
Passo 9 - No passo seguinte carregue em "Browse..." e seleccione o ficheiro "OS X 10.11 El Capitan Retail" dentro da imagem do SO que descompactou anteriormente. Ao carregar, se perguntar se quer converter para um novo formato escolha "Keep Existing Format" e, por fim, carregue em Finish.
Passo 10 - Após finalizar a configuração, vá à pasta documentos do seu computador e abra a pasta "Virtual machines", seguida da pasta "OS X 10.11" e execute com o bloco de notas o ficheiro VMX intitulado de "OS X 10.11". No bloco de notas, vá ao final do documento e acrescente o código smc.version = "0" e guardar.
Passo 11 - O processo está finalmente concluído. Agora é só voltar ao VMware, carregar no botão de play verde e desfrutar do Mac OS X El Capitan no seu computador.
Este é um método muito mais rápido e mais simples para quem não quer passar pelos processos complexos do tradicional "Hackintosh". Embora o desempenho possa não ser o mais optimizado, este método já vai permitir usufruir da experiência deste SO.
Este artigo tem mais de um ano
Dependendo da build, claro está, é mais fácil ter o Mac OS Sierra ou El Capitan a funcionar num não-mac.
É só meter as Pre Builds, tipo Niresh ou as instalações do Clover, e rapidinho, sem drivers externas, sem problemas sem nada. Claro, é preciso uma Build já +/- correcta.
(Desabafo: porque é que ainda se referem a não-mac como PC? PC = Personal Computer, e que eu saiba, tanto o meu mac, como o desktop, são PCs, são os dois meus :D)
e por que é que não se haveria de manter essa distinção entre PC e Mac? Os Mac foram sempre computadores pessoais e sempre se fez a distinção aos PCs.
Porque continua a estar errado, e deve-se educar.
Também se diz que o céu é azul quando na verdade é mero reflexo, e não a cor dele.
Educar? Achas que as pessoas não sabem que um Mac é um computador? PC e Mac são usadas como designações em marketing e para facilitar a distinção entre plataformas, no mínimo serve para saber em que hardware se tem suporte para o sistema MacOS. Explica o que é que está errado?
Porque o termo “PC” é a “abreviatura” de IBM PC (Personal Computer) Compatible, o primeiro que veio a lançar a, de longe, maior quota de mercado de computação pessoal e que encaminhou todo esse mercado numa só direcção.
Na verdade, e tens meia razão, foi o primeiro significado, e abreviatura, sim. Mas á décadas que isso já não existe, e que deixou de ser IBM, para ser apenas PC, bem como PowerPC na Apple.
Á que educar, sendo isto um blog de tecnologia.
PowerPC era o nome do processador, não das máquinas! educar…
Ai ai, mandar bitaites porque sim.. Explico:
PC, do IBM PC bla bla, estava ligado apenas a arquitectura x86. Então, na altura de PowerPC, os Macs deixaram de ser compatíveis com o resto dos “PC” x86, e vice versa. Então, ósdepois quando Apple deixou PowerPC outra vez para Intel x86, a coisa já funcionava.
Educar -> PC = Personal Computer. Já não tem nada a ver com IBM.
sómaisum, bitaites é contigo. PC do IBM PC estava ligado à Intel mais sistema que pudesse correr aplicações para MS-DOS – plataforma!
Os Macs nunca tinham sido feitos com processadores da Intel antes de usar processadores PowerPC – – educar!!!
Continuas a não perceber que PC é mais do que uma abreviatura de Personal Computer.
PC em tempos foi mais do que o que significa actualmente, isso sim, já ficou exclarecido e concordo. No entanto, hoje, PC = Personal Computer, bem como um Mac pode correr, hoje em dia, Dos, Linux, Windows, Mac wtv. Mantem-se, Mac = PC.
sómaisum, e tu a teimar. PC continua a significar mais do que Personal Computer, de tal modo que há muito software a ser distribuído usando PC para identificar máquinas que correm Windows. Para além disso há tantas máquinas que podem ser identificadas como computadores pessoais e, no entanto, imagino que nem tu lhes chamas de PCs (ex: smartphones e muitos tablets). E para terminar identificar como Mac continua a ser justificado, pois são as únicas máquinas que têm suporte para o sistema MacOS e com uma filosofia de integração diferente da restante oferta.
@sómaisum: em que modelos é que a Apple usou intel?
Eu não quis dizer que o termo, históricamente, quer dizer isso… eu quis dizer que o termo comummente usado como PC é relativo ao “IBM Personal Computer compatible” e não somente ao mero “Personal Computer”. Foi o que “ganhou” pois foi o x86 que arrancou a sério com o mercado dos Personal Computers.
Antes da IBM já a Xerox tinha feito usar o termo, mas não foi por isso que passou a ser usado.
Dito isto, não é meia razão, é razão por inteiro. O termo “PC” que é usado desde o início da década de 80 quer dizer extritamente e exclusivamente IBM PC Compatible (x86 compatible e o que daí evoluiu), embora que em termos históricos os “personal computers” genéricamente é tudo, incluindo um spectrum ou os computadores que se vendiam em kits na década de 70.
Desiste, este gajo é fanático, vai-te fazer baixar ao nivel dele e vai-te ganhar em experiência, deixa-o ficar com o PC/MAC
Não sei se a resposta era insinuação para mim, mas não me vês entrar na guerra PC/MAC… os computadores Apple actuais são todos PC em toda o alcance do termo que é usado desde a década de 80 (toda a gama que tenha saído, sem excepção, desde 2006 para a frente são x86… os powerpc e os motorola m68k morreram para a Apple).
“Há” que educar, é pena o blog não ser de Língua Portuguesa xD tUfFaS já “fostes”
Vai tirar teus vírus do Windows Nojento. kkk
Passas o ano novo a jogar ao solitário? Com tantas cenas fixes para fazer…nerd 🙂
imac tambem é um desktop.. =O
Mas o meu não 😀 devia ter explicado.. o meu mac é um mbp, e o desktop é uma torre normal com hackintosh e windows.
Oh esperteza, a própria Apple distingue os Macs dos PCs dessa forma: https://www.youtube.com/watch?v=DZSBWbnmGrE
[Dedicado mais à instalação em Laptops, mas não só]
Site: http://www.osxlatitude.com/
Forum: http://forum.osxlatitude.com/
[Desktops/Laptops]
Site: https://www.tonymacx86.com/
Forum: https://www.tonymacx86.com/forums/
Site: http://www.hackintosh.zone/
Forum: http://www.hackintosh.zone/forums/
Site: http://www.insanelymac.com/
Forum: http://www.insanelymac.com/forum/
[Wiki & Tools (Kernel Extensions(Drivers)/Bootloaders]
Wiki OSx86: http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page
http://www.osx86.net/
https://www.tonymacx86.com/resources/categories/tonymacx86-downloads.3/
http://www.insanelymac.com/forum/files/
Em vez de ensinarem a instalar de forma nativa, ensinam a usar VM’s que é uma das piores coisas que pode existir
Certamente não sabes o que são VMs.
VIrtual Machine, a pior coisa para comer recursos de um pc
Mas dá uma flexibilidade enorme.
Acho que está na hora de um upgrade!, não?
Pois, é o melhor, classificar algo de “pior coisa” só porque come recursos, bem , então alimenta-o de recursos.
Concordo inteiramente…. VM’s (VMware ou VirtualBox) são engraçados mas não dão acesso a todas as funcionalidades do SO nem conseguem aceder directamente ao hardware do PC….
Há vários sistemas de virtualização que permitem o acesso nativo ao hardware.
Instalar de forma nativa? Mas mostras logo que não percebes nada. O processo nativo é feito com “seguinte, seguinte seguinte”, no BootCamp podes seguir um guia que eles lançaram há umas semanas e num VM o método é está aí. Simples.
Bootcamp é um utilitário no MacOS para facilitar a instalação do Windows num Mac.
Não estas bom da cabeça so pode…
Ainda bem que tendo VMs, é possível adicionar recursos ao SO (disco, cpu, ram…), à medida da necessidade.
Ainda bem que consigo fazer um snapshot para o caso de alguma instalação/update correr mal, possa reverter para um estado consistente.
Ainda bem que consigo testar um SO sem sequer formatar uma máquina fisica.
Com isto tudo que é possível fazer com VMs (e é possível fazer mais coisas), ainda bem que são mesmo as piores coisas que podem exisitir. 😐
A versão actual acho que é a 10.12 Sierra e não a 10.11 El Capitan.
É verdade. Corrigido, obrigado 🙂
Leia com atenção o guia. Toda a informação que necessita está no artigo.
Diagonal reader detected!
É mesmo o método Simples, mas só deve suportar apenas processadores da Intel.
De qq forma AMD em laptop è terrível nem aconselho a instalar sistemas de virtualização neles.
Pois o desempenho é que sofre mas dá sempre para experimentar o sistema e ficar a conhecer.
É bom para ver como funciona, mas é preciso uma excelente máquina, caso contrário arrastaaaaa.
Pois é… Apesar do sistema operativo em causa não ter custos para os proprietários de Macs, a obtenção do SO através de outras formas e para fins que não instalação numa Mac não é legitimado pela Apple. Assim este artigo está a prevaricar os termos e condições de licenciamento impostas para o SO em causa:
“(…) (i) to download, install, use and run for personal, non-commercial use, one (1) copy of the
Apple Software directly on each Apple-branded computer running OS X Yosemite, OS X
Mavericks, OS X Mountain Lion, OS X Lion or OS X Snow Leopard (“Mac Computer”) that
you own or control;” — retirado de: http://images.apple.com/legal/sla/docs/OSX1011.pdf
Os SO da Apple são gratuitos… Não há pirataria neste tópico, nem creio o pplware fosse promover isso. E se não quiserem usar VMware, podem usar VirtualBox que também é gratuito.
Sim, há. Ao desrespeitar o EULA (que não permite a instalação do SO em máquinas não Apple).
Não é verdade, podes instalar numa VM.
Não, não pode.
“(…) (i) to download, install, use and run for personal, non-commercial use, one (1) copy of the
Apple Software directly on each Apple-branded computer running OS X Yosemite, OS X
Mavericks, OS X Mountain Lion, OS X Lion or OS X Snow Leopard (“Mac Computer”) that
you own or control;” — retirado de: http://images.apple.com/legal/sla/docs/OSX1011.pdf
(iii) to install, use and run up to two (2) additional copies or instances of the Apple Software
within virtual operating system environments on each Mac Computer you own or control
that is already running the Apple Software, for purposes of: (a) software development; (b)
testing during software development; (c) using OS X Server; or (d) personal, noncommercial
use.
Pedro Aires, a licença só permite instalar numa VM em hardware e sistema da Apple, não é permitido a instalação em PCs e a correr em Windows
Se essa VM estiver a correr no TEU Mac, sim, estás correcto.
Claro que pode, tanto pode que instala, provavelmente não deve .
Os SO são gratuitos como updates ao sistema instalado em Macs.
o MACOS é tão gratuito como o WINDOWS OEM.
Não há pirataria nenhuma. Podes usar o SO da Apple para correr numa VM.
A Apple não dá licença para correr numa VM em Windows.
Permite usar para uso académico sim. Até podes fazer uma instalação de uma versão desse SO no parallels e até numa VM em Windows no bootcamp.
Pedro Aires, por favor lê a licença da Apple, parte dela até já foi colocada num dos comentários por aqui.
A Apple só dá licença para instalar numa VM a correr em sistema da Apple e computador da Apple, duas condições não opcionais. Ou seja a licença não permite que seja instalado numa VM a correr em Windows. É de tal maneira assim que a VMWare e a Parallels não permitem de origem que sejam instalados sistemas da Apple nas versões das suas VMs para Windows.
Pois, mas no TEU Mac.
Se essa VM estiver a correr no TEU Mac é legal. No caso apresentado não é legal.
lol
ai e tal tudo muito bonito!
e quem usa linux? o processo é o mesmo?
a mesma coisa… o que penso que será diferente será só o jeito de instalar o vmware… mas a instalação do MacOS será o mesmo do tutorial!
???? Que saiba em França criticam também, ou não sabes ir a fóruns franceses. Mas acho que nem sabes o que estás a dizer.
Não vejo graça no Mac OS… Se a Apple não o lança para uso em qualquer PC deve ser por… medo do Windows.
Não é mesmo por causa de status. Os macs têm componentes iguais aos outros, só vem com boots bloqueados.
Os macs não têm o boot bloqueado
dah eu tenho Mac e corre é Windows o portátil(Hardware) é bom o sistema operativo é uma porcaria.
O povo é pobre e mal agradecido aprendem de borla e tiram dúvidas com o pessoal do Pplware. E dp reclamam que é pirataria deviam era agradecer pelo tempo perdido e paciência para vos entreter e cultivar o conhecimento. Invés de spam deviam era dar dicas para melhorar ou acrescentar conteúdo.
Em relação ao post está bem feito é uma boa opção mas podem sempre fazer um hackintosh com dualboot Windows /osx ou um trio com Linux e sempre bom usar o que cada sistema tem de bom invés de fazer careta ao que não se conhece
O Tuga é assim. Reclama se não ensinam, se ensinam reclamam. E se funciona reclamam porque não é rápido como num hardware nativo mas não querem pagar o hardware nativo. Reclamam se é pirateado mas depois tem os filmes e jogos a voar dos torrent por fibra. No comments
Não é reclamar, é alertar.
Consegue-se ter uma resolução razoável com este método? Já fiz isto há uns anos mas estava bloqueado a um rácio 4:3 com uma resolução assim um bocado baixa.
A última vez que fiz isso continuava com esse problema. Mesmo com boas specs na máquina.
Outro triste, parecem cogumelos aqui.
Isso é tudo muito giro mas mas as coisas não são bem o que parecem. Falo por experiência própria. Tenho várias VM’s instaladas no Pc, e reconheço que é uma boa solução para testar os muitas aplicações no sentido de evitar sujar ” o registo/regedit do Windows” neste caso específico há que ter um bom Pc (com bons requisitos) para que as coisas funcionem fluidamente por exemplo no caso da gráfica é algo que em muitos Pc não conseguimos atribuir mais memória para o ambiente gráfico das vm’s
também dá para instalar em KVM no Linux?
“Embora o desempenho possa não ser o mais optimizado, este método já vai permitir usufruir da experiência deste SO.”
A experiência fica extremamente comprometida usando VM. Tal e qual instalar o Windows via VM no OSX.
Pior…. A gráfica não fica instalada correctamente.
Quer correr o Mac OS X El Capitan no seu computador?
Não!
Obrigado e bom dia 🙂
Olha o Gerardo 😉 ó tu não queres o 10.11 😀 sabes que o último é o Sierra, 😉
Aqui onde trabalho deram-me um mac book pro (ou qualquer coisa com uma maça estampada) novinho. Agarrei nele, sem sequer abrir e foi ao departamento de IT pedir um computador a sério para trabalhar 😀
Por isso não, não estou mesmo interessado. Abraço mister Vítor
PS: Gostava mais de ti se os meu comentário não fossem sempre para moderação 😀
Niresh numa chave usb….. feito.
VM para quê?
Como se faz isso?
Boa tarde,
Acabei de instalar num:
HP Elitebook 840 G1 – 16 GB / 480 GB SSD
Porta-se bem…
Estou a escrever no Safari …
Ainda me estou a habituar… lol
A minha dúvida, n\ao estará para aqui um keylogger… que fica com “tudo” o que fazemos?
… nao há almoços grátis …
fica a dúvida …
Isto era excelente para desenvolvimento de aplicaç\oes para iPhone / Apple Watch
Atentamente
Nerds que ganham muito dinheiro… Abre os olhos rapaz.
Alguém que ensine a fazer hackintosh em motherboards asus? ISSO É QUE ERA! 😀
[Dedicado mais à instalação em Laptops, mas não só]
Site: http://www.osxlatitude.com/
Forum: http://forum.osxlatitude.com/
[Desktops/Laptops]
Site: https://www.tonymacx86.com/
Forum: https://www.tonymacx86.com/forums/
Site: http://www.hackintosh.zone/
Forum: http://www.hackintosh.zone/forums/
Site: http://www.insanelymac.com/
Forum: http://www.insanelymac.com/forum/
[Wiki & Tools (Kernel Extensions(Drivers)/Bootloaders]
Wiki OSx86: http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page
http://www.osx86.net/
https://www.tonymacx86.com/resources/categories/tonymacx86-downloads.3/
http://www.insanelymac.com/forum/files/
Excelente tutorial, para fazer uns testes e verificar se vale a pena alguma vez adquirir um Mac é excelente.
Não me aparece a opção apple quando devo escolher o tipo de SO
Agradeço este Post pelo mérito de facilitar de forma pedagógica, o conhecimento do MAC OSX a quem nunca o experimentou:
– e gostando e tendo posses financeiras, poder adquirir um sistema integrado, diminuindo assim o risco, que ficará sempre melhor servido; caso contŕario pode continuar usando de forma virtual que ninguém perde negócio com isso;
– e não gostando, tira daí as dúvidas.
Fica ainda o desafio de aprender sobre máquinas virtuais.
O mundo só fica mais rico e pacifico com a educação, mas cada um tem de se esforçar para isso!
para quem quiser aprofundar fica aqui a dica tonymacx86
O PPLWARE já sabe quando é que tem previsto fazer o artigo sobre como instalar o Libreboot project? Ou algo parecido? Existem milhares de pessoas que ainda só usam windows porque são obrigadas, a bios/uefi está bloqueada, só permitindo instalar versões diferentes desde que sejam do windows…
Quando dizes milhares, referes-te a duas ou três pessoas?
Pareces o outro que diz ter mais de 150000 sócios mas as contas mostram apenas menos de 30000 e que ganhou 4 campeonatos em 6 meses….
Se alguém é obrigado a usar um sistema operativo, se já não for obrigado pode usar outro… é por isso um potencial utilizador, como tal não se compreende a sua indignação… Os violadores tem uma atitude muito semelhante, se eles querem o desejo da vítima não interessa…
Eu instalei o El Captain e ainda consegui realizar o upgrade para o Sierra, funciona como uma máquina nativa, aliás, em full screen e exclusive mode fica perfeita.
Apenas algo me incomoda e gostaria de saber se podem me ajudar, referente as transparências. Imagino que tenha algo haver com drivers ou quantidade de memória gráfica, segue um print do desktop atual.
https://s28.postimg.org/ybuh9onfh/Captura_de_Tela_2016_12_29_a_s_12_28_03_AM.png
Antes que perguntem, realizei a instalação do El Captain by TechReviews, fácil de encontrar no YT.
No caso do Ubuntu, como faço naquela parte do unlocker?
Em vez de usarem o trial da versão PRO do Vmware podem usar o VmWare Player que é gratuito e funciona da mesma maneira
Boas, a mim aparece-me o seguinte erro: “Mac OS X is not supported with binary translation. To run Mac OS X you need a host on which VMware Workstation supports Intel VT-x or AMD-V”
Alguma solução??
Boas,
Tens que entrar na BIOS do teu computador e activar a virtualização
Já o fiz e continuo com o mesmo problema :/
Qual é o teu processador?
agora ja apareceu outro erro:
VMware Workstation unrecoverable error: (vcpu-0)
vcpu-0:VERIFY vmcore/vmm/main/physMem_monitor.c:1180
A log file is available in “C:\Users\rsoar\OneDrive\Documentos\Virtual Machines\OS X 10.11 (5)\vmware.log”.
You can request support.
To collect data to submit to VMware support, choose “Collect Support Data” from the Help menu.
You can also run the “vm-support” script in the Workstation folder directly.
We will respond on the basis of your support entitlement.
o meu processador é Intel Core i5 @ 2.60 ghz
Aparece-me isto antes:
“Binary translation is incompatible with long mode on this platform. Long mode will be disabled in this virtual environment and applications requiring long mode will not function properly as a result. See http://vmware.com/info?id=152 for more details”
Falta-te fazer o passo 10 deste tutorial
Já o fiz e aparece Value “”0″” for variable “smc.version” is not a valid integer value.
Using value -1.
Tem atenção às aspas.
Não copies e coles daqui. escrevo mesmo…. smc.version = “0”
Tendo a virtualização activa, a minha suspeita será que o teu processador não é compativel com VT-x, processadores mais antigos por norma não funcionam.
Mas talvez isto ajude:
https://communities.vmware.com/docs/DOC-8978
Acho que ainda não foi um assunto abordado aqui.
Podemos compilar as APPs numa máquina virtual desde que essa máquina esteja a correr em software da apple e se tiver num Windows a correr uma máquina virtual apple é ilegal?
É verdade que tem de ser compilado em software genuíno apple?
Ainda a semana passada construi um hackintosch passado 8 anos desde a última vez que o fiz… não o fiz com máquinas virtuais mas sim directamente no hardware… a próxima fase vou construir um hackintosch mas com um Ryzen 2400g 😉