Quantcast
PplWare Mobile

Como controlar um motor com o Arduino

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Diogo Aleixo says:

    Mais publicidade que filme. Agora é juntar o sonar e tá um robot funcional.Era interessante fazerem isso com ponte-h que fica mais barato e envolve mais conhecimento.

  2. Cristiano Alves says:

    Aqui está o que nunca se deve fazer com nada de electrónico e um macbook pro…

    Tirar fotos com um Arduino em cima do macbook que é constituído por aluminio, é simplesmente impudente.
    Mesmo que aleguem que seja nas teclas…

    • Paulo says:

      Se reparares muito bem o arruinou não tem alimentação nenhuma ligada… ou seja foi mesmo só para a foto.

    • Daniel says:

      Bom dia, mesmo que aleguem? não é alegar, está em cima das teclas, que são de plástico…

      • Cristiano Alves says:

        como é que eu nao adivinho os numeros do euro milhoes? 😀

        Desculpe, é imprudente na mesma. Principalmente no post de gente que supostamente se está a iniciar com estas coisas. Meter o arduino na parte livre do macbook é o mais comum dentro dos iniciados.

        Esqueci-me do comentário ao tutorial, e penso que so faltaria referir o porque do pwm para controlo dos motores e uma breve explicação do l298.
        Mas é um bom tutorial!

        • Daniel says:

          Eu gosto de criticas construtivas e plausiveis, que não acho que foi o seu primeiro comentário mas sim o segundo, sim agora que reparo deveria ter mencionado uma breve explicação do PWM e secalhar a constituição do l298 para ficar mais completo, mas a electrónica e mesmo assim, há sempre mais por onde se pegar e soluções que possívelmente são menos conhecidas e melhores 😉

          • Cristiano Alves says:

            O que escrevi no segundo comentário pensei que tinha incluído no primeiro.
            Porque por habito não tenho essa postura de fazer comentários apenas destrutivos.
            Peço desculpa por realmente ter feito o comentário no inicio de forma a que fosse destrutivo do seu trabalho.
            Ate porque estive a ver o seu blog e tem coisas bastante interessantes 😀

  3. Guilherme Lawless says:

    Um tutorial assim devia explicar, ou pelo menos fazer referência a algo que explique, as portas PWM, que são a essência do controlo de servos.

    Numa outra nota, acho que as funções motorA e motorB podiam facilmente ser adaptadas para criar uma única função. Bastaria ter algumas linhas no início da função que atribuíssem a variáveis quais os pinos referentes a esse motor e ao controlo da ponte H desse lado.

    Bom trabalho 🙂

    • Daniel says:

      Guilherme, como respondi ao Cristiano, sim deveria ter mencionado o funcionamento do PWM 🙂 Quanto às funções, eu não sou um expert em programação, é ainda uma área que tenho de melhorar, e ao ler o comentário, sim agora pensando melhor, podia ter criado uma única função, pouparia algum trabalho 🙂

  4. Pedro Lopes & Ciro says:

    Boas, vi o post, comprei tudo, e fizemos acontecer. Tenho video 🙂
    Obrigado pelo post e tuturial, maquina de linha de montagem incomng.

    Mais uma vez, obrigado PPlWare.

  5. Ru já vi tutoriais sobre servos e motores . uma coisa que nunca explicam é o porque das pilhas. Porque e que e necessário ligar o motor a um suporte de uma fonte de alimentação secundaria. Nos não podemos ligar ao Arduino ? Ele não tem a sua própria alimentação ? Obrigado e bom tutorial

  6. Daniel Fernandes says:

    Olá amigo!
    Tenho um módulo igual a esse; gostaria, portanto, de saber como usá-lo com Arduino ou NÃO para fazer rodar um motor de passo bipolar, usando dois botões (push-buton) para determinar o sentido de rotação do motor (esquerda/direita).
    Se for possível, por favor, responder direto no meu email,
    Muito obrigado

  7. carlos says:

    Primeiramente parabéns pelo site.
    Gostaria de saber se num seguidor de linha, posso colocar um sensor de obstáculo sendo que ao avistar este obstáculo terá que parar por 10 segundos e depois retornar ao percurso normal. Como faço isso.
    Preciso de uma força aí.
    Obrigado
    Carlos

  8. Sinezio says:

    Muito bom!!!

    Daniel, tenho uma duvida… Como faço para parar os motores depois de um tempo programado para que eles NÃO voltem mais a girar. Tentei mudar algumas linhas do programa mas não consegui, percebi que depois de rodar os motores e fazer para-los, o laço se repete. Obrigado.

  9. Marcio says:

    Muito boa essa programação para colocar um botão para iniciar a partida do motor como ficaria os comando estou aprendendo agora deste já muito Obrigado

  10. Thiago César says:

    Olá amigo, gostara de utilizar este programa com o bluetooth, poderia me ajudar?
    Utilizar estes motores para abrir e fechar o portão de uma maquete que estou fazendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.