PplWare Mobile

ASP.NET Tutorial 4

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Pedro says:

    Já fiz esta pergunta nos outros posts mas ninguém me respondeu vou tentar novamente:

    Fui a esta página http://www.microsoft.com/exPress/download/ mas não sei qual o visual studio adequado… Alguém me ajuda?

    Cumprimentos.

  2. Luis Cruz says:

    Olá,

    @ Henrique Graça muito bom tutorial.
    Espero que continues com a rubrica que certamente dará jeito a muita gente.

    Cumps

  3. Rui Lopes says:

    Porque não aconselhas a usar um UpdatePanel?

    • Rui,

      Não aconselho a programadores mais experientes.
      O UpdatePanel é realmente um controlo magnifico mas devido à facilidade de utilização trás menos performance e mais tráfego de rede, porque é apenas um PostBack “simulado”.
      Se vires o HttpRequest com um programa de debug (firebug ou fiddler) vês que o que ele envia é praticamente todo o html do controlo e o viewstate, para além de teres de passar por todos os ciclos da página novamente.
      Portanto se fores um programador mais experiente e adoras performance aconselho a não utilizar, por outro lado se preferes fazer tudo do lado do servidor é excelente.

      Cumprimentos,
      Henrique Graça

  4. Jorge Soares says:

    Antes de mais parabéns pelo tutorial.

    Gostaria de dize que à alguns anos que o uso o ajax e uso com reularidade o update panel. Por considar ser a uma boa opção no que diz respeito ao tempo de desenvolvimento e à facilidade de manutenção (aspecto por vezes desvalorizao), principalmente quando a página tem muitos controlos e uma dinâmica complexa. Tem sem dúvida alguma penalização na performance, primcipalmente devido ao faco de a informação que é enviado ao servidor ser é quase a mesma do que um postabck normal. Além de que o fazer o debug do lado do servidor também é mais fácil.

    • Jorge,

      Obrigado.
      Sim tens razão em termos de tempo (que é o principal factor de um trabalho) o UpdatePanel é uma excelente opção e manutenção não tem nenhuma.
      O outro lado da moeda é a performance e o controlo sobre o que estamos a fazer.
      No meu local de trabalho que serve milhões de Portugueses era impossível utilizar um UpdatePanel, os servidores não aguentariam tantos pedidos e tanto tráfego, tem de ser tudo reduzido ao mínimo para isso utilizamos Ajax “puro” e JSON.
      São duas maneiras interessantes de trabalhar com Ajax em ASP.NET, ainda bem que temos tantas opções.

      Ainda irei falar aqui do que está para vir no ASP.NET AJAX 4, vai ser muito bom…

      Cumprimentos
      Henrique Graça

  5. bruno says:

    eu não percebo patavina desta temática mas não posso deixar de te congratular por partilhares este conhecimento com os leitores.
    seguramente que é algo que dá trabalho e embora possa ter poucos leitores é provavelmente mais valorizado do que muitos outros artigos com imensos comentários.

    obrigado e continua 😉

  6. Márcio Costa says:

    Queria dar os parabéns a quem toma a iniciativa de fazer tutoriais neste blog. São bastante úteis e ainda para mais em PT. Já agora gostaria de saber se alguém sabe de uma ferramenta para desenvolver esta linguagem em ambiente MAC OSX.
    Cumprimentos. Continuem com o bom trabalho.

  7. João says:

    Parabéns Henrique!
    Tutoriais dignos de uma vénia! 🙂
    Continua!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.