Aprenda a instalar o Plex Media Center no Ubuntu 16.04
O Plex é um dos media centers mais utilizados em todo o mundo. Com esta plataforma é muito fácil transformar o computador lá de casa num Media Center, instalando para isso apenas o Plex Media Server, e acedendo aos seus conteúdos através do Plex Media Center que está disponível para várias plataformas.
Hoje vamos aprender a instalar este Media Center no Ubuntu 16.04 e derivados.
Instalar e configurar o Plex Media Server no Ubuntu não é uma tarefa muito complicada. Para tal basta que o utilizador siga os seguintes passos:
Passo 0) Atualizar o sistema
Para atualizarem o Ubuntu devem executar os seguintes comandos:
sudo apt-get update -y sudo apt-get upgrade -y |
Passo 1) Obter o Plex
Para obter o Plex basta aceder à página do projecto aqui e obter o pacote para o vosso sistema. De referir que além do Linux o Plex tem também suporte para o Windows, OSX e BSD. No nosso caso, para ser mais fácil, obtemos o pacote .deb (para 64 bits) usando o seguinte comando:
wget https://downloads.plex.tv/plex-media-server/1.7.5.4035-313f93718/plexmediaserver_1.7.5.4035-313f93718_amd64.deb |
Passo 2) Instalar o Plex
Para instalar o plex basta executar o seguinte comando:
sudo dpkg -i plexmediaserver*.deb |
Passo 3) Activar servidor Plex
Próximo passo é activar o servidor via systemd e adicionar o mesmo ao arranque do sistema
sudo systemctl start plexmediaserver sudo systemctl enable plexmediaserver |
Para verificarem se o Plex Media Server está em execução devem executar o seguinte comando:
sudo systemctl status plexmediaserver |
Passo 4) Diretório para conteúdos
Vamos agora criar um diretório para guardar os conteúdos:
sudo mkdir -p /root/plex/movie |
Passo 5) Configuração do Plex
Depois de instalado, é necessário configurar o plex. Para isso abrimos o browser e inserimos o seguinte endereço: http://127.0.0.1:32400/web.
Em seguida carregamos em "Sign Up" para criar uma nova conta.
E se tudo correr bem, é apresentada uma informação de como o Plex funciona.
No próximo passo devemos indicar um nome para o nosso servidor de conteúdos. Para este tutorial definimos Pplware Plex Server. Depois é só carregar em Next no fundo da página.
No próximo passo basta carregar em Next.
Para terminar todo o processo, basta carregar em Done.
Agora carreguem em Add Library...
E depois escolhem o tipo de biblioteca (de conteúdos) que pretendem ter no Plex.
Indicamos o diretório onde temos armazenados os conteúdos para a biblioteca criada.
E está feito. Obviamente que além da biblioteca de vídeos podem criar outras, como por exemplo, música.
Com o Plex Media Center já em funcionamento, nada melhor que explorarem todas as funcionalidades deste fantástico Media Center. Alguma dúvida ou sugestões deixem nos comentários.
O Media Center Plex está disponível para os mais diversos sistemas e equipamentos, como por exemplo Windows, Android, Linux Xbox, Playstation, ChromeCast, Roku, etc. Experimentem!
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Eu em casa tenho um PC com Linux Mint e instalei o miniDLNA… acho mais prático e simples. Para além disso aquilo corre em background e nem me chateio.
Boa 🙂
É mais prático e simples, mas não faz o mesmo. Está a milhas de distância do que o Plex faz. Mas nem todos somos exigentes…
Linux o que e isso
Bom mesmo era ensinar o povo a colocar um torrent client a funcionar da mesma forma, (acessível por webinterface). Assim o pessoal podia ter o media server arrumadinho e só lhe acedia para fazer o download dos filmes/series.
Na minha opinião não adiante sugerir o transmission nem o deluge porque não dão para usar links rss para download. o deluge diz que dá mas nunca consegui configurar.
Melhor que isso, é configurares o flexget para ler o teu RSS feed to showrss.info, meter os torrents dos últimos episódios a sacar automaticamente e arruma-los na pasta correcta no fim de concluídos.
Dessa forma, nem sequer tens que meter os episodios a sacar pelo webinterface.
Tive um setup desses durante algum tempo quando ainda sacava torrents e funcionava muito bem.
Mas agora já não saco nada e desliguei o mediacenter.
Agora só uso streaming em box android.
Pois eu também costumo usar o streeming em box android, mas o kodi está a passar por um mau bocado, (leia-se addons), as fontes HD e FHD são muito escassas e a maior parte delas são fracas, por isso tentei um setup desses com plex, mas estou a ter muitas dificuldades. Tentei ClearOs com plex e transmission e não deu em nada, depois tentei windows server com plex e utorrent e não deu em nada, (muito pesado), depois ubuntu server e deluge e foi uma desgraça para por o rss a funcionar, como não consegui voltei para windows, desta vez 7 pro mais plex e qbittorrent. Este está a trabalhar mas ainda sinto que o windows está a puxar demais pelo PC por isso vou voltar para ubuntu server ou ClearOs com qbittorrent. Já agora podes dar algumas indicações sobre como funciona o flexget e a arrumação dos downloads?
Eu uso transmission para a ligação ao couchpotato/sonarr/radarr e o qbittorrent para os meus feed RSS. Não são programas assim tão pesados que chateie ter os 2.
Eu uso o transmission… e giro os downloads por webinterface. 😛
Não sou grande adepto de colocar conteúdos em sub-pastas de /root/plex, como se sugere no ponto 4), primeiro porque os conteúdos não “pertencem” ao Plex e podem perfeitamente ser partilhados por outros media centers, e depois porque um RM inadvertido do /root/plex implicará a remoção de conteúdos.
Gostaria também de referir que existe suporte em português para o Plex (Portugal e Brasil) em https://forums.plex.tv/categories/portugues
Porque não adicionar o repositório do plex e instalar (e actualizar) via o apt?
Pessoal, uma dúvida, caso alguém possa ajudar.
Fiz a instalação do ubuntu, instalei o plex em um HP Dual Core.
O plex está instalado certinho, mas na hora de criar a biblioteca, na página do plex server, no momento em que escolhe o diretório onde estão as médias, está na raiz (/) e me parece que bloqueia na raiz, não deixa navegar pelos diretórios.
Alguém sabe o que devo fazer?
Caso eu queira desinstalar este serviço, que comandos são necessários?