Aprenda a fazer apresentações em Powerpoint (Parte I)
Por Rui Silva para o PPLWARE.COM
Apresentação do PowerPoint
Vamos a partir de hoje apresentar semanalmente umas dicas de PowerPoint, na versão 2010. Como já é sabido, a Microsoft tem vindo a evoluir constantemente os seus produtos, incluindo o pacote Office, de modo a ajudar o utilizador e a facilitar-lhe a vida colocando à sua disposição mais facilmente todo um conjunto de funcionalidades. Hoje, vamos ver uma apresentação do programa em si e falar por alto dos menus.
Comecemos então por “descobrir” onde se encontra o nosso programa. É muito simples! Basta clicarmos no Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Office -> Microsoft PowerPoint 2010
Irá aparecer neste momento o nosso programa aberto tal como esta imagem:
Vou começar por fazer uma breve descrição da barra de ferramentas, situada no topo, com a apresentação por imagens de cada um dos menus.
Temos os seguintes menus:
- Base
- Inserir
- Estrutura
- Transições
- Animações
- Apresentação de Diapositivos
- Rever
- Ver
- Help (Ajuda)
Por omissão ao abrirmos o programa, o menu que se encontra activo é o menu Base, como no Word e no Excel. Mas não nos podemos esquecer que existe além dos já referidos, o menu Ficheiro. Temos ainda no lado esquerdo junto do logotipo, botões que podem ser configurados. Por omissão os que aparecem são:
- Guardar
- Anular (último conjunto de operações)
- Repetir
- Personalização
A este conjunto de botões, chamamos Barra de Ferramentas de acesso rápidas. Partimos agora em direcção aos menus pela ordem citada.
Este menu é composto por 6 separadores:
- Área de transferência
Temos aqui 4 comandos: colar, cortar, copiar e pincel de formatação. Podemos aumentar este separador ficando assim ao lado da apresentação:
(Para isso, tal como no Word, basta clicarmos no botão para onde a seta aponta)
Nesta janela podemos visualizar os itens que temos na área de transferência. Podem ser colados em todos os programas da suite Office: Word, Excel, PowerPoint, Access, Publisher. Também temos 3 comandos aqui: Colar tudo, Limpar tudo e Opções
- Diapositivos
Neste separador, podemos criar um novo diapositivo, alterar o esquema, repor o último esquema e criar nova secção.
- Tipo de letra
Este separador dispensa qualquer apresentação. Pois é aqui que vamos formatar o tipo de letra do(s) nosso(s) texto(s).
- Parágrafo
Aqui temos a possibilidade, neste separador, de controlarmos o texto escrito, dando-lhe uma personalização diferente que iremos ver mais à frente.
- Desenho
É neste separador que começamos a ver um conjunto de ferramentas que nos vai ser útil para as apresentações.
- Editar
Este separador Editar também dispensa qualquer apresentação pois aparece em todos os outros programas do Office. Serve para localizar e seleccionar textos, palavras, caracteres.
Menus relativos ao PowerPoint
Temos os menus: Inserir, Estrutura, Transições, Animações e Apresentações de Diapositivos. Todos eles irão ser analisados conforme iremos precisar nas nossas apresentações.
Este menu já nos é conhecido do Word. Tem como funções:
- Rever ortografia,
- Pesquisar,
- Traduzir,
- Mexer com comentários
- E fazer comparações.
Por hoje é tudo…esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft PowerPoint. O artigo de hoje foi um pouco básico e apenas de apresentação desta excelente ferramenta. Se tiverem dicas ou sugestões, não se esqueçam de deixar em comentário.
Este artigo tem mais de um ano
Provavelmente já pensaram nisso para um próximo capítulo desta rúbrica, mas espero que criem uma lista de “bad smells” de apresentações power point. Isto é, uma lista de coisas que não se deve fazer numa apresentação, como falta de contraste entre fundo/texto/imagens, (ab)uso de animações, etc.
Bem visto !!! 🙂
Tipo: letras a voar e a saltar, corres berrantes, barulhos de carros a acelerar, apresentações a rodarem nas transições…
Muito bem visto. Não estava no roadmap…mas vai ser incluído 🙂
Heh, glad I could help. 🙂
Boa noite,
Tenho um pp, que fiz com essas regras se puder ajudar na construção de nova rubrica…
Sugestão
Porque não fazem os tutorials em video (pode ser sem som).
Uma boa introdução ao Microsoft PowerPoint 2010.
Faço apenas um pequeno reparo. A partir da versão 2007 e com a introdução do Friso deixou de existir o conceito de Menu passando a ser utilizado o conceito de Separador. Portanto, o Friso é agora dividido em Separadores e não em Menus e dentro de cada Separador temos Grupos e não Separadores. Finalmente em cada Grupo temos Comandos.
Continuação de um bom trabalho.
por acaso ser pro em powerpoint da muito jeito para a faculdade. de excel tb
Powerpoint ?! Tão ano 2000 !
Ano 2012 -> Prezi -> http://prezi.com/ 😉
E para quem tiver endereço .edu…
http://prezi.com/profile/signup/edu/
De qualquer forma, parabéns pelo artigo.
Lembro-me com meu end. @ieee.org dava, daí acho que não é obrigatorio ser .edu
Nada como utilizador Beamer… Limpo… sem “palhaçadas”… profissional xD
Como utilizador e fã de latex, também já não quero outra coisa! Só descobri o Beamer há uns meses e estou rendido! O único ponto negativo é mesmo não dar para fazer um apresentação com o pdf a passar no projector e as notas no ecrã do pc. Isto só é possivel com recurso a pequenas aplicações como o pdf presenter mas, no entanto, ainda não me convenceram muito. Já agora, conheces algum programa bom para esse efeito? Para Windows 7, não para Mac.
Cumps
O melhor será utilizar a opção do beamer para apresentar as notas como explica este site
http://tex.stackexchange.com/questions/10197/in-beamer-slide-view-notes-on-computer-only-while-presenting-with-a-projector
Assim ficas com algo multi plataforma e grátis 😉
Como não utilizo muito Windows para trabalho(utilizo principalmente Linux) não te sei dizer uma aplicação em concreto para W7, mas se procurares no google encontras diversas. Penso que podes no entanto utilizar a funcionalidade do W7 e abrir os dois ficheiros lado a lado.
Mas se não pagas, a apresentação é pública. Para quem trabalha numa empresa não convém muito…
Sim é muito interessante. Já tenho um esboço desse artigo iniciado há uns tempos, vamos ver se é desta…
Já usei e apresentei alguns trabalhos em Prezi e posso dizer que tem muitas limitações. Adoro criar em Prezi, pela simplicidade e pela componente criativa que é preciso para se fazer uma apresentação feliz. Os formandos adoraram, acharam o máximo, mas para apresentações longas pode cansar e obriga a usar sempre o zoom para fazer sobressair uma ideia ou acrescentar uma informação nova. Embora simples, obriga a perder mais tempo (pela criatividade que necessita). Acredito que com o acrescento de algumas funcionalidades, assim como a não obrigação do uso do Zoom para transitar ou acrescentar informação farão do Prezi um programa prometedor. A mim ainda não me convenceu e acho que o “boom” do momento se deve de facto à completa mudança de filosofia do que é apresentar algo. Para cursos longos o Powerpoint continua a meu ver a ser uma melhor alternativa. O PP tem imensas potencialidades mas a maioria usa e abusa sem ter qualquer noção de como se faz uma apresentação eficaz. O Prezi não deixa abusar porque tem poucos recursos, e o que a torna espectacular – o zoom – também a torna cansativa e excessivamente “movimentada”.
Concordo plenamente. Tal como no PowerPoint, é preciso saber dosear muito bem o Prezi.
Em apresentações curtas, surpreende pela inovação e novidade mas pode distrair do conteúdo da apresentação e em apresentações longas, pode ser muito cansativo.
Novamente, como no PowerPoint, é necessário ter a apresentação muito bem preparada. Já vi um “artista” que quis utilizar o Prezi na sua apresentação e aquilo correu bem mal.
Boa noite. Venho mais uma vez perguntar se não seria possível disponibilizar estes tutoriais em formato pdf para que pudessem ser arquivados e utilizados a partir de pens.
Obrigado pelo vosso bom trabalho!
Boas acms,
No final do artigo, tens la o botão com o logo do pdf. É so carregares lá.
(Aqui fica o link)
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/aprenda-a-fazer-apresentaes-em-powerpoint.pdf
Boa! Não tinha reparado. Obrigado!
Olha, eu também não, é capaz de dar jeito.
otimas apresentações em: http://www.duarte.com
dá para tirar algumas ideias.
(com o PPfor mac vem uma apresentação (da mesma ‘empresa’): five rules for creating world changing presentations, muito bom, atraves de lá tirei algumas ideias e animações que realmente melhoraram as minhas apresentações.
A Nancy é rainha e senhora neste tipo de coisas.
Para quem estiver interessado, recomendo o livro dela Slide:ology The art and science of creating great presentations. Muito bom.
Nisto de apresentações, o Guy Kawasaki, é considerado um guru.
Outra alternativa, essencialmente para a área da educação: http://learning.londonmet.ac.uk/RLO-CETL/glomaker/about.html
Regra de ouro: 10-20-30
http://youtu.be/liQLdRk0Ziw