PplWare Mobile

Criar uma app CRUD com Node.js + MongoDB (Parte 2)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. jedi says:

    Recomendo, que no mundo javascript e nodejs, comece a usar VS Code, para ter melhor intellsense, etc.

    o Brackets é muito limitado, comparado com vscode.

  2. Beatriz Gosta says:

    Obrigada Pedro. Encontrei o original ao pesquisar por um erro que me deu e achei interessante

  3. dc says:

    Em ambos os tutoriais há um erro: defini-se uma variável ‘porto’ e depois usa-se uma variável ‘port’ ao inicializar o servidor. (index.js)
    Tendo em conta que maioria dos conceitos usados são em inglês (que acho bem), devia-se evitar a mistura de português com inglês (manter port e não porto).

  4. jedi says:

    @PedroPinto,

    as boas práticas de javascript, não é isso que aconselha, muito menos na especificação mais moderna do javascript, es6 (es2015+)

    Aliás, é ainda mais recomendado quando se está a programar javascript, no seu ambiente nativo / de origem, que é para os browsers, por causa do global scope.

    Aconselho, vivamente a que pesquise o que é o global scope e local scope em javascript. Para quê que foram criados let e const.

    Em nodejs também esse problema, mas não é tao grave por causa de commonjs, que isola os ficheiros em modulos.

    Por isso, quando se faz artigos deste tipo, aconselha-se muita atenção às boas práticas de cada tecnologia, semelhante a quem está a conduzir um carro, não beber nem utilizar telemóvel enquanto se está a conduzir.

    Obrigado pelo artigo, mais são bem vindos.

  5. sakura says:

    Ok, agora sei que não sei nada de nodejs……
    Sem o VS code não resolvia o problema.
    const express = require(‘express’);// Invalid character.ts(1127)
    PQ, se a linha for copy/past da erro, escrita a não está ok?
    15min…e ctrl-s +++ node -c index.js para ver que o caráter
    está errado… nunca fazer copy/past.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.