Quantcast

Autoridade Tributária: Plataforma para submeter o IRS está com problemas

34 Comentários

A entrega do IRS começa hoje e prolonga-se, pela primeira vez, até ao próximo dia 30 de junho. Segundo informações, o prazo de reembolso pode rondar os 11 dias e nesse sentido são muitos os contribuintes que pretendem submeter a sua declaração o mais rápido possível.

No entanto, fruto do elevado número de acessos, a plataforma da Autoridade Tributária não está a aguentar.

Problemas na plataforma da Autoridade Tributária (AT) não são propriamente uma novidade. Com o início do prazo de entrega do IRS referente a 2018, a plataforma tem mostrado que não aguenta tantos acessos, apesar da AT descartar que se trata de um colapso da plataforma.

De acordo com o que o Pplware experimentou, as dificuldades começam logo na fase da autenticação, com o utilizador a ter de esperar mais que o normal.

Em algumas situações os utilizadores recebem um timeout ao nível da ligação,

Calma! Se entregar já não significa que vai ser dos primeiros a receber

É importante referir que caso consiga entregar a sua declaração esta semana, não é garantido que seja dos primeiros a receber. Em declarações à TSF, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, demonstra que “as pessoas que entregarem na segunda semana terão o reembolso ao mesmo tempo das pessoas que entregarem na primeira semana“.

Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, “todos os anos, o formulário do IRS tem alterações e essas alterações entram em velocidade de cruzeiro já em ambiente real. Por isso, é normal que o sistema esteja a funcionar melhor e na sua plenitude a partir da segunda ou da terceira semana, e é a partir dessa altura, apesar de termos mais acessos, que o sistema está a responder mais rápido e os reembolsos são mais rápidos o que faz com que o prazo médio desça”.

Ainda segundo António Mendonça Mendes, “o prazo médio do reembolso no IRS automático andou nos 11 dias e é essa expectativa que temos. Manter os padrões e os índices”. No caso de não optar pelo IRS automático, o reembolso só deverá acontecer no prazo de 16 dias.

Já conseguiu submeter a sua declaração de IRS?

 

Comentários

34
  1. MI
    Miguel

    Trabalho na Suica mas vivo em Lisboa trabalhando remotamente 3 meses por ano. Acima de salarios de 11500 por mes é preciso declarar alguma coisa em Portugal ou só no pais onde esta sediada a minha entidade trabalhadora? Obrigado

    1. FA
      Falconet

      Meu caro,

      Acho que há locais bem mais adequados para essa questão, como uma repartição de finanças.

    2. RU
      Rui

      A sede da sua entidade empregadora não é muito relevante, excepto que ela retiver lá os impostos, aí tem de pedir o comprovativo para entregar cá.
      Pelo que refere, tem morada fiscal em Portugal, logo é aqui que deve entregar a sua declaração de rendimentos (morada onde está mais de 181 dias por ano).
      E tem de ver se os rendimentos são de categoria A, B, etc…….

  2. NA
    Nuno José Almeida

    O normal de 1º e último dia. O conselho de várias entidades como por exemplo Ordem dos contabilistas, é esperar uns dias até porque por norma a simulação nos primeiros dias vai estar completamente errada.

  3. MC
    Marcelo Cláudio

    eu ja enviei ontem sem problemas

    1. SA
      Santiago

      Ontem????
      Não sei se reparas-te mas estavas ainda fora do período de entrega, 01-04-2019 a 30-06-2019.
      Essa entregas por normas são descartadas/ignoradas.
      Cá para mim vai ter que reenviar uma segunda declaração.

      1. TP
        Tiago Pereira

        Nos últimos 6 anos entreguei sempre antes do prazo.. este ano não foi problema.. dia 29 já tinha enviado o IRS!

        1. OK
          ok

          Aqui igual. Enviada dia 29

          1. BC
            Bruno Alexandre Almeida Ribeiro Costa

            Aqui igual.

      2. BF
        Bruno Fernandes

        April Fools day!

        1. TP
          Tiago Pereira

          April fools day? Pega lá então!

          https://i.imgur.com/Oo864n4.png

  4. PF
    Pedro Fernandes

    Fiz a simulação pelas 8 da manhã e funcionava muito bem

  5. RP
    Ricardo Pereira

    bom dia constatei isso mesmo o servidor do site está sempre em baixo, é esperar que volte ao normal, sabiam que o primeiro e ultimo dia é sempre assim podiam tomar medidas para que isto não acontecesse.

    1. PQ
      Pedro q

      Ja tomaram. Alargaram o prazo.

  6. DA
    david

    Como no sábado já permitia eu aproveitei para submeter

    1. AN
      André

      É melhor verificares se continua submetida. Porque oficialmente só hoje é que abriram as entregas.

      1. DA
        david

        Não só não ficou bem submetida como já está em processo de liquidação

        1. DA
          david

          *ficou

    2. RU
      Rui

      Não devia. A sua declaração pode ficar pendurada para ser validada! Já aconteceu eu enviar umas horas antes do prazo e ficar quase 1 mês e meio à espera que fosse validada!!!!!
      Espere uns dias e submeta à noite, porque os contabilistas durante o dia vão ocupar as ligações com o IRS, IVA, etc

      1. DA
        david

        teve azar. Já no ano passado fiz isso e não tive qualquer problema.

      2. TH
        Theboice

        por norma e até agora sem problema de nenhuma espécie 3 dia antes dá sem necessidade de submeter outra… este ano se verá mas atendendo aos anteriores no prob..

    3. HT
      Hugo Tavares

      +1

  7. HN
    Hugo Nabais

    “Plataforma para submeter o IRS está com problemas”
    isto não é novidade, todos os anos é assim.

    1. BR
      Bruno

      Nem mais

  8. PE
    PeterSnows

    Software/infraestruturas mal planeadas dá nisto.
    Aliás a informática em Portugal não está melhor que o resto do pais.
    As coisas que se vêm/sabem :
    – Citius Visual Basic 6
    https://oficialdejustica.blogs.sapo.pt/ha-um-citius-mau-e-um-citius-bom-411733
    – java em Browsers
    – plataforma IRS não escalável
    – Bancos que não disponibilizam API para obter extractos ou mesmo fazer operações
    – sistemas de facturação (exemplo: Primavera) com tecnologias antigas, BD mal desenhadas, ….

    1. RU
      Rui

      O Peter também está desactualizado!
      Há muitos programas de facturação (para empresas de menor dimensão), a funcionarem com base na cloud, como por exemplo o Toconline.

      Em relação ao estado é o problema de sempre, as capelinhas de cada canto público! Faz algum sentido haver plataformas para o Fisco que trata dos impostos dos salários (DMR), na Segurança Social há a SS directa para tratar do mesmo (descontos dos salários), outra plataforma para a CGA (para quem se aplica) e outra ainda da ADSE!!!!! Tudo para tratar de descontos dos salários!!!!! É inadmissível. As empresas têem de ter um batalhão de pessoas que só faz a burocracia nas milhentas plataformas do estado e incompatíveis entre si!!!!!!
      Já para não falar no PEC, IUC, IMI, IMT, SAFT, pagamentos por conta, Modelo 22, Modelo 10, IES, IVA (mensal ou trimestral)!!!!! Somos o país do papel e pior, é muito fácil nós esquecermos a data de algum imposto!!!!!

  9. JS
    Jorge Santos

    O meu problema nem é ir lá entregar o IRS, não há pressa. A trampa é que preciso de ir lá emitir uma factura e não consigo!

  10. GR
    Greenshines

    Rui Pinto riu-se 😛

    https://i.imgur.com/qmHJwua.jpg

    1. HN
      Hugo Nabais

      Riu-se do quê?

      1. MI
        Miguel

        De ti

  11. RM
    Ricardo Moreira

    Ta a bombar venha é o dinheirinho.

  12. ST
    Str

    Opa a malta tem de marcar as ferias né portanto tem de saber com o que contar daí este assalto ao IRS

  13. RJ
    _RJCA_

    Pelas 18 horas aproximadamente submeti o meu IRS no site. Zero problemas…

Deixe um comentário