Windows 10: Saiba como atribuir permissões a ficheiros
Se é utilizador do sistema operativo da Microsoft certamente nunca ouviu falar ou se preocupou em definir/ver permissões de ficheiros e a diretórios. Tal como acontece no GNU/Linux (e em outros sistemas operativos), os ficheiros e diretórios têm sempre um dono e pertencem a um grupo, assim como têm associados um conjunto de permissões.
Hoje vamos ver como podem definir permissões de um ficheiro e de um diretório no Windows.
Porquê as permissões em ficheiros e diretórios?
O objetivo é claro: segurança. Ao definir permissões num ficheiro ou diretório podemos indicar se esses elementos são de leitura, escrita, se podemos modificar um ficheiro, entre outras permissões.
Como ver às permissões?
Para aceder às permissões de um ficheiro ou diretório e saber a que grupos e utilizadores pertence basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre um ficheiro ou diretório e depois escolher a opção Propriedades. Em seguida, escolham o separador Segurança e aí podem ver a que grupos ou utilizador o ficheiro ou diretório está associado, assim como as permissões para cada um.
Como podem ver pela imagem seguinte, o utilizador PEDROPINTOCF3B, que pertence ao grupo Administradores, tem permissões totais para o objeto (que neste caso é um diretório) Pplware.
Como alterar permissões?
Para alterar permissões de um determinado ficheiro ou diretório, basta carregar em Avançadas. Dentro da interface é possível:
- Mudar o nome do proprietário do ficheiro ou diretório
- Alterar permissões
Por exemplo, para definir uma nova permissão basta carregar em Adicionar e dentro da interface devemos escolher qual o utilizador, tipo de permissão (permitir ou recusar), se essa permissão se aplica também a subpastas e ficheiros e depois escolher as permissões básicas.
Nota: É ainda possíveis definir permissões especiais que abordaremos em outro artigo.
E basicamente é isto. É simples definir permissões para ficheiros e diretórios e assim garantir a melhor segurança, especialmente em máquinas que são usadas por mais do que um utilizador. Fica a dica!
Permissões em Linux...
Este artigo tem mais de um ano
Isso não serve para nada, pois o português de gema tem sempre o computador configurado para fazer login automático numa conta com permissões de administração. Sem medo, de peito aberto para o perigo…
eh eh eh, também é verdade 😀
LOOOOOOOOL
Em meu trabalho o computador que está com o Windows 8.1 está com uma conta de usuário limitada, mas mesmo assim com o Avira instalado um vírus daqueles de pen drive conseguiu se instalar no sistema, e todo bendito pen drive que era espetado tudo virava atalho, o Avira não detectou nada, o Malwarebytes Anti Malware também não, só consegui resolver instalando o Avast, daí sim encontrou o eliminou o vírus, porém a dúvida que eu fiquei é: como que com usuário limitado esse vírus conseguiu infectar o Windows (que está atualizado em dia)?, já havia configurado conta limitada para tentar diminuir estes problemas, mas parece que não surtiu efeito, no caso desse tipo de vírus.
Pretensão, eu uso o windows e ja usei e ouvi falar de atribuir permissões a arquivos
pois eu a última vez que formatei o meu pc, fiquei sem acesso aos ficheiros que tinha num disco secundário :S o resultado disso, foi que tive (e ainda tenho) que andar a mudar essas permissões em tudo