Dica: Vai haver trânsito na sua próxima viagem? O Google Maps poderá ajudá-lo
Com toda a informação a que a Google tem acesso, torna-se simples criar novos serviços e novas propostas. Claro que a empresa aproveita estes dados e desenvolve novas propostas, por vezes muito simples, mas úteis.
No caso do Google Maps esta realidade também acontece e as provas estão bem visíveis. Uma delas é extremamente útil para quem está a planear viagens. É possível saber as previsões do trânsito e assim escolher principalmente a melhor hora de sair.
Sendo uma ferramenta completa, o Google Maps dá o que os utilizadores necessitam. Muito para além de um simples mapa, integra já ferramentas para gerir os trajetos e até os pontos por onde formam passando. Claro que o trânsito é também uma presença, procurando alertar os utilizadores para problemas.
Vai haver trânsito na sua próxima viagem?
Uma informação que o Google Maps dá aos utilizadores são as previsões de trânsito. Estas resultam da informação que vai recolhendo e analisando ao longo do tempo, tornado-se útil para quem está a preparar uma viagem.
Logo depois de definirem a origem e o destino, antes de viajarem, podem consultar a previsão do tráfego. Esta está acessível fazendo subir a informação adicional, numa área bem específica. Podem ver para as próximas horas as previsões.
Mesmas previsões no Google Maps para viagens frequentes
Da mesma forma que esta informação está disponível para as viagens planeadas, também está para as frequentes. Esta informação encontra-se na zona Viagens, onde estão guardados os trajetos mais comuns e frequentes.
Entretanto, também aqui encontram informação sobre o trânsito e o tempo esperado para a viagem. Mostra as previsões para as próximas horas, para assim ajudar a escolher o momento certo para sair. Claro que estes dados estão além disso disponíveis para todos os trajetos registados.
Podem recorrer a esta informação em diferentes zonas do dia, para terem dados diferentes. É também mais uma prova da versatilidade do Google Maps e sobretudo do que consegue oferecer aos seus utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia.
Li bem? “Sendo uma ferramenta completa, o Google Maps dá o que os utilizadores necessitam.”.
Pois, continua a não dar a informação que preciso, isto relativamente ao tipo de veículo automóvel que utilizo.
Não podemos esquecer que a enorme diferença entre um ligeiro e um pesado, que as estrada utilizadas por este ultimo tem que ser um pouco mais largas e menos sinuosas, sendo esta uma grande falha da informação dada pela aplicação, apesar de já ter sido diversas vezes reportada.
Eles sabem, por exemplo, que a Waze já permite selecionar ” evitar caminhos de terra”, ou mesmo “evitar manobras complicadas”? Falta ainda a opção do tipo de veiculo automóvel, apesar da segunda opção já ajudar os pesados.
Seria bom a Google Maps evoluir nesse sentido.
a Google já é dona da waze desde 2013…
Além disso, não sendo eu condutor, falta os caminhos para veículos pesados que engloba o comprimento, altura, largura do veiculo e estradas, e ainda as devidas sinalizações que permitam ou não a entrada.
Além disso, falta (o que já existiu), circulação para motos, que na zona de transito (Lisboa ou Porto principalmente), existem vias de bus que dão para as motas, logo chegarei mais rápido do que se fosse de carro.
Em Lisboa também é possível usar o corredor BUS? Obrigado.
a Google já é dona da waze desde 2013…
Ferramenta completa era ter a opção de personalizar a vista de mapa. Só fazem alterações para o que lhes covem, provavelmente para ficar bonito nos Google Pixels e topos de gama.
Só não uso o Waze porque não dá indicação visual das saídas das rotundas senão desinstalava o Maps logo.
É como dar todos os dias milho aos pombos, para os manter à janela. Até perdem as capacidades de procurar comida…