Tem um iPhone parado? Temos 5 formas de o revitalizar
A evolução da tecnologia traz vários problemas, além, claro, de todas as virtudes que lhe reconhecemos. Um problema recorrente é o que fazer com os "monos", os equipamentos que colocamos na gaveta e que já não usamos.
Há pessoas que guardam tudo, outras que não guardam nada, desfazem-se do velho quando trocam por algo novo e há ainda quem consiga dar vida aos dispositivos que, aparentemente, já estão ultrapassados.
Sugerimos 5 opções para revitalizar o iPhone que tem na gaveta agora que comprou um smartphone novo.
Pode não ter essa consciência, mas cada equipamento desses tem mais tecnologia que muitos de outros dispositivos que tem em casa, hoje um smartphone é um equipamento super avançado, capaz de processar informação e de se adaptar a cenários que nunca imaginou.
Lembra-se do artigo que mostra tudo o que foi "substituído" por um smartphone?
Então vamos à lista de 5 sugestão de revitalização.
1# Controlar dispositivos inteligentes em sua casa
Como todos sabemos o iPhone está equipado com tecnologias de Wi-Fi e Bluetooth, duas tecnologias que estão presentes em muitos dos mais recentes dispositivos inteligentes que podem equipar e tornar a sua casa "mais inteligente".
Então pode ter o iPhone a controlar a iluminação, por exemplo recorrendo a um kit Hue, ou usar o iPhone para voltar ao velho estilo Jukebox com a sua Sound Bar. Mas há mais: pode usar para controlar sensores de temperatura, sensores de segurança, comando da sua box de TV e muitos outros dispositivos que pode usar para o seu conforto.
2# Ofereça um divertimento seguro aos seus filhos
Sabemos que são uma atracção para estes demónios da tecnologia. As crianças "de hoje" já trazem o dedo apontado para desbloquear o smartphone e começar a jogar ou a mexer em tudo o que está no ecrã. Mas os pais não deixam, uns porque não querem ver o iPhone aos trambolhões e outros porque têm medo que as crianças acedam à Internet, onde ainda não têm noção do que podem ou não ver e há que controlar o acesso a tudo o que não é ainda para as suas idades.
Mas a verdade é que existe uma solução fácil de usar e dar nova vida ao velho iPhone. Chama-se Apple Configurator e foi desenvolvida pela Apple. Inicialmente foi entregue aos funcionários da empresa de Cupertino para que estes limitassem o acesso de terceiros aos conteúdos ainda secretos do iPhone.
Actualmente, a Apple disponibiliza gratuitamente esta app como um serviço de segurança para pais e encarregados de educação... e de outras pessoas que necessitem de filtrar o que se pode ou não ver num iPhone.
Desta forma poderá criar perfis de utilização, onde tem a possibilidade de instalar apenas aplicações autorizadas, filtrar os conteúdos a que o seu filho pode aceder e até mesmo desligar a câmara, tudo isto para que as crianças se possam divertir de uma forma segura e controlada. Esta aplicação é gratuita e poderá ser descarregada através da App Store.
3# Transforme o seu iPhone num telefone de casa
Outra possibilidade para revitalizar o seu iPhone é passar a utilizar o mesmo como um telefone de casa através do fantástico recurso presente no iOS 8 que lhe permite fazer chamadas via Wi-fi.
Desta forma poderá colocar o seu antigo iPhone na sua cozinha, no quarto ou em qualquer lugar de sua casa e ter sempre disponível um “telefone de casa sem fios”.
Poderá ainda definir o seu iPhone antigo para tocar sempre que o seu novo iPhone estiver também ligado à mesma rede, o que quer dizer que se receber uma chamada no seu novo iPhone, o seu velho iPhone também irá tocar, o que faz com não perca mais nenhuma chamada importante.
4# Transforme o seu velho iPhone num GPS
Cada vez mais as operadoras de telecomunicações fornecem pacotes de dados mais interessantes o que lhe vai permitir utilizar os seus dados móveis para receber e realizar chamadas mas também para utilizar o seu velho iPhone como um sistema de GPS e de música.
Basta então colocar o seu iPhone num suporte para automóvel e começar a utilizar como se de um GPS se tratasse. Caso não pretende contratar nenhum serviço de dados poderá utilizar sempre aplicações de GPS gratuitas como é o caso do MEO Drive disponível na App Store.
5# Configure o velho iPhone como câmara de segurança
Para finalizar esta lista, poderá sempre optar por utilizar o seu velho dispositivo como se duma câmara de segurança se tratasse.
É muito simples, basta descarregar a aplicação gratuita Presence e ela vai permitir-lhe transmitir vídeo a partir do seu iPhone para vários espectadores em simultâneo, permitindo ainda controlar a luz LED na parte traseira do dispositivo para uma melhor visualização nocturna.
Uma outra alternativa é a utilização da aplicação também gratuita Manything, que lhe permitirá transmitir vídeo e gravá-lo na nuvem. Para além disso, esta aplicação está ainda equipada com um sensor de movimento.
E assim terminamos esta nossa lista, que outra sugestão tem para dar uma nova vida ao velho iPhone?
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
0# Pisa-papéis
Pode ser também, é multifacetado 😉 contudo, tanta tecnologia pode ser usada para fins mais dignos 😀
Numa gaveta? Lá por casa e o último da “escala hierárquica de produtos tech” herdou um 3Gs, de 2009 se não me engano, feliz e contente.
O iPhone não é para ir parar à gaveta, independentemente da idade.
Hehe pois normalmente é assim. 😀
Revitalizar um iphone antigo só se fôr o 4, porque os anteriores a utilidade é um pisa papeis, arma de arremesso, ou um video no youtube a dar-lhe forte com o martelo 😛
Nada disso 😀 são provas históricas. Atenção que ainda há muita gente a usar o iPhone 3GS.
Um dos meus telefones eh o 3g de 2007. k o meu puto ja nao queria, com o 4.2.1 e funciona sem problemas (apenas o botao on/off tem brancas, nada k o time out n resolva ao fim de 1m); pa utilizaçao intensiva so mm tablets, pq os “oculos” exigem tamanhos mais confortaveis kekeke!
@zombie: utilize o cidia/jailbreak e instale o “activator”.
Você consegue simular quaisquer botões estragados por diversos gestos seja no ecrã ou só apenas na barra de status , por exemplo 🙂
On on/off, obviamente, tema a componente on (ligar) e off (desligar).
O Activator, é bom, mas serve para desligar (não para ligar) – e para muitos mais gestos.
Para desligar há outra maneira sem jailbreak (pelo menos no 3Gs, mas o 3G, embora só com um ano a mais, parou nas atualizações há mais tempo):
Definições > Geral > Acessibilidade > Assistive Touch on
Cria um botão branco no ecrã. Clicando lá e em
Dispositivos > Bloquear ecrã, é equivalente a “power off (que na verdade é “sleep” – “adormecer”)
Há a possibilidade de em Assistive Touch programar um gesto, mas nunca experimentei).
eu utilizo um io6 (3gs) …é bastante bom! Ainda mais no meu caso que não posso bancar um telefone superior, são bastantes caros aqui no brasil e tenho outras prioridades no momento! Cerca de 70% das apps ainda são compatíveis… infelizmente algumas já deixam de oferecer suporte e outras não são passíveis sequer de instalação.
Mas ainda assim é um ótimo aparelho (e olha que prefiro android… 🙂 )
Sem dúvida, conheço pessoas que ainda o usam.
Ainda há um mês vi uma pessoa (supostamente bem na vida), com um iphone 4, mas ainda usava um ip2G como telefone de casa 🙂
A nao ser que eles nao consigam realizar chamadas, a melhor forma sera oferecer a alguem
Daqui a uns meses este 4S sera oferecido à minha ex mulher
Melhor Alternativa.. e que se poupa gastos.. Vender-lo.. sempre é algum dinheiro que se recebe, do que ficar com ele e ficar inútilizável.. sim as dicas de cima ajudam.. mas nunca iria fazer isso a um telemovel, uma vez que a bateria esgota-se rápidamente.. é melhor optar por uma camara de vigilancia..
Vender é sempre o melhor remédio, para as coisas que não usamos ou não damos utilidade.1
O Apple Configurator pode ser usado sem MAC?
Vou experimentar o Manything.
Agradeço as dicas!
o iphone e para vida quanto os android e para o momento
Estas sugestões são muito interessantes, e aplicam-se a grande maioria dos smartphones que já estão na gaveta, não só aos iPhone’s.
Claro, podem ser usadas em muitos deles sim. basta adaptar.
O meu 3GS dá um belo despertador 😉
O meu IPhone 6 plus dá um belo pisa papeis. Visto que está todo dobrado e partido.
Não lhe passasses com o carro por cima!!!
iPhone 6 dobrado e partido??? Raios, nas instruções deveria dizer “não lavar à máquina, meter em lixívia e não deixar debaixo de um empilhador”, são informações tão úteis!!!!
Vítor, não esquecer escrever nas instruções para não mergulhar em ácido …
Os Galaxy também dobram e se partem é tudo uma questão de bom senso, acho eu não sei ?
Abraço
Sim sim… 🙂 fazem de tudo ao raio dos iPhones… não percebo a adoração dessa malta 😛 (e de uns quantos que não passam sem dar um segundo look à máquina).
Abraço.
O meu 4s é o meu despertador, toque “SIRENE”
Também é uma aplicação útil sim senhor.
Quem diz iphone, pode dizer qualquer smartphone, basta procurar aplicações iguais/equivalentes…
Eu vou colocar o android da esposa (depois de lhe oferecer um novo, claro) como telefone de casa.
Recebe chamadas pelo cartão sim (vodafone casa, passo a pub) e realiza chamadas gratuitas ou muito baratinhas por voip (wifi)…
Tambem sugiro que os fanboys o usem como vibrador!!!!
É só prazer…
ora ai está ArTuRiX, mais uma utilidade que descobriste amigo nem me tinha passado pela cabeça isso… 🙂 Ainda bem que partilhas as tuas descobertas pessoais com o fórum ! Por acaso calculo que os Android nem para isso servem ! LOL
Abraço
hahahaha
Como é que se põe o Wi-Fi calling assim a funcionar? As chamadas seriam cobradas do cartão do iPhone mais recente? Isso não é Wi-Fi calling, mas sim o handoff certo? Fiquei um pouco confuso com isso :p
Também não percebi. Como usar esse recurso nos antigos como o 3GS?
Vítor! Acrescente uma sexta opção. Doar para mim. Deste modo poderei aposentar meu Nokia 2660 sem tampa traseira. Uso sem a tampa traseira para poder pressionar a bateria contra o chip, senão a ligação cai. O problema é que depois 15 minutos o dedo começa a doer e a mão fica dormente. Não é fácil usar este aparelho.
Como activar o ponto 3?
“3# Transforme o seu iPhone num telefone de casa”
só T-mobile Certo?
Outra opção era vender.. E eu que andava à procura de um, atê me dava jeito 😛
Também gostava de saber como o transformar num telefone de casa e fazer chamadas via Wi-Fi.