Tamanho do nome de ficheiros já não é problema no Windows 10
O tamanho máximo de caracteres do Windows foi definido no já longínquo Windows 95. Desde essa altura que temos acesso a criar ficheiros com 260 caracteres, que incluem o nome do próprio ficheiro e das pastas onde está arrumado.
Se para muitos este é um limite que dificilmente será alcançado, para outros é, algumas vezes, uma limitação. Mas o Windows 10 trouxe agora um pequeno truque escondido, que abre o limite para um valor bem mais alto. Vamos conhecê-lo!
A grande maioria dos utilizadores do Windows nunca deve ter tido problemas com o tamanho do nome dos ficheiros que usam. Mas a verdade é que o Windows tem um limite bem definido e que muitas vezes é alcançado, impossibilitando a utilização desses ficheiros, até que sejam renomeados ou colocado noutro local com nomes menores.
Mas o Windows 10 tem uma novidade escondida e que dá acesso a um valor bem mais elevado que os 260 caracteres que estão definidos. Basta uma alteração no registo e a barreira dos 260 caracteres cai. Vamos ver como o podemos activar.
Como aumentar o número de caracteres nos ficheiros do Windows
Como dissemos antes, basta uma simples alteração do registo do Windows para que este valor seja aumentado. Comecem então por aceder ao regedit. Abram a pesquisa ou o menu iniciar e escrevam esse nome.
De seguida, e após terem autorizado a alteração dos valores pelo UAC, precisam de navegar para o local onde está o registo que querem alterar. Esse caminho é o seguinte:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem |
Uma vez chegados a esse local devem procurar, do lado direito, o registo LongPathsEnabled, este estará definido com o valor 0, devendo passar a 1.
Cliquem duas vezes no seu nome e a caixa de edição será aberta, podendo então ser feita a alteração para o valor 1. No final devem carregar no botão OK.
Como é normal nas alterações no Registo do Windows, depois do processo devem reiniciar o Windows e verificar que as mesmas foram aplicadas. Neste caso o Windows deve passar a permitir ficheiros em locais com mais de 260 caracteres, facilitando a utilização em qualquer situação.
Há apenas um senão nesta alteração. Em algumas aplicações de 32 bits estes caminhos podem apresentar problemas, devendo, por isso, não ser usados nestes casos.
Este artigo tem mais de um ano
Nomes dos ficheiros, nem tanto, o problema é a dimensão de muitas sub-pastas, que chega a um ponto que o OS já não reconhece os ficheiros. Acontece quando já se extrai ficheiros zipados, já dentro de várias sub-pastas.
o artigo não se está a referir ao nome do ficheiro em si, mas sim ao nome completo (caminho + nome ficheiro). este conjunto é que não pode passar os 260.
o que muda com esta alteração no Registo.
Foi o que disse. 😛
Tipo pastas do género:
c:\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\pasta\ficheiro.txt
Acho que deste cabo do sistema de comentários com tanta pasta …
Esse ficheiro.txt está mais bem escondido que nossas pastas p0rn
Um sistema tão avançado e ainda tem limitações destas…?
lol, isto está limitado desde o windows 1.0,
para retirarem de vez esta limitação tinham de refazer o windows de raiz.
acho que daria mais trabalho do que fazer um workaround como este.
só para completar até o MAC OS está limitado a 255 caracteres, se não acreditas procura no suport da apple foi onde fui ver.
255 é o limite para o nome do ficheiro, mas não é o limite para o caminho do ficheiro
Sim fanboy. Se calhar nem sabes o limite do MacOS lol
no MacOS é de 255 caracteres.
O nome do ficheiro, não o path como o Windows…
Acabaste de enrabar-te. Tu quando estás calado até és um poeta.
Windowns?… avançado?… O Linux não tem essas limitações…
Ha 1 ano atras fiz o backup dos meus jogos steam instalados, uns 20, deixei por defeito o nome da pasta que o steam criou, e não é que o nome da pasta era uma adição de TODOS os nomes dos jogos que guardei!
Escusado serta dizer que o Windows teve problemas.
Já umas semanas voltei a fazer backup, e o steam por defeito já pos ym nome genérico
Tens uma opção no steam para fazer backup das librarias para o Disco. Esse problema desaparece 🙂
Talvez ajude, ser for algo que precisas mesmo.
Atenção que esta alteração pode causar problemas com aplicações mais antigas, por isso é que não vem ativada de origem.
Já agora, o NTFS está limitado a nomes de caminho+nome do ficheiro com um total máximo de 32760 caracteres e de 255 caracteres para cada componente, a limitação dos 260 caracteres era (ou é) devida a limitações da API WIN32. Pode parecer pouco hoje, mas quando a API WIN32 foi concebida, já lá vão mais de 23 anos era um tamanho do caraças.
Depois, por razões de compatibilidade, foi ficando. Agora no Windows 10.1607, estão a começar a acabar com esse limite.
O que vc quer dizer com “componente”??
Offtopic
Windows Mobile 10 1607 rs1 chegou.
Essa é a 10.0.14393.67 certo?
Certo…
de facto uma limitação de si incómoda nalguns casos… e lá acontece de vez em quando.
obg pela dica!!!!!!!
🙁 …pois! seria de facto interessante não fosse o facto de não funcionar… não sei porquê mas continuo a ter limitação no comprimento do caminho!
o meu limite foi este:
Drive:\utilizadores\utilizador\Desktop\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta\Nova pasta
é pena não dar mais porque sei que vai voltar a dar chatices.
Talvez só mesmo com o ReFS… mas tb é pena este último não suportar permissões ao nível do NTFS!!!
num update, quem sabe!
Boa tarde a todos e principalmente ao editor do artigo que abordou um assunto muito questionável. Já que coloquemos uma questão que depois de ler todos os comentários ninguém o abordou.
temos um windows 10 que sai da Microsoft com esta limitação gravada em seu registro e porque ela não o ativou sendo que seria um trunfo entre a própria MAC. Vou mais longe adianta um usuário aumentar sua maquina e não conseguir abrir o arquivo em outras plataformas do mesmo fabricante?
Adiantaria este procedimento em rede se a maioria dos servidores até mesmo os mais recentes 2016 não aceitam isso ou seja é um recurso que ao se fazer um backup nestas condições e depois tentar restaurar não o conseguiria. Ou mesmo enviar um arquivo zipado para um colega e o mesmo em seu windows 7 não abriria.
Será que isso realmente é valido
Eres un figura. Gracias, Un saludo