PplWare Mobile

Saiba como recuperar o telemóvel que caiu… na sanita!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Nuno Silva says:

    Há alguns anos atrás, a minha querida esposa entornou-me Sumol de ananás em cima e tinha o telemovel no bolso das calças…apesar de o ter desligado e esperado até secar, o açúcar da bebida fez estragos que me obrigaram a manda-lo fora… 🙁

  2. Claudio catarino says:

    A mim infelizmente já, quando era mais novo um Nokia 5140, o que diziam que era aprova de agua e de choques. Na verdade quando o retirei da sanita limpei-o maneiras e na alura funcionou, o problema é que passado cerca 1 hora morreu para o mundo. Apreendi a lição nao ir falar ao telemovel na sanita 😉

    • José Gaspar says:

      Uma vez deixei cair um Alcatel mesmo dentro da sanita…
      Solução: Pus-o a secar ao sol um dia e no outro dia estava novo. Somente uma tecla ficou sem luz..!!! 😀

    • pixar says:

      O problema da sanita, em especial se tiver “nutrientes” como urina, é que esta é ácida. Por isso, temos de passar por água limpa, depois de desligar e tirar a bateria.
      Já me aconteceu uma coisa do género. Passei por água (e lavei bem as mãos, já agora 😀 ) e o telemóvel voltou à vida sem problemas.

  3. Tiago Leitão says:

    No fim do processo todo rezar que dê pelo menos para fazer backup dos contactos (no caso dos telemóveis mais antigos) lol

  4. Valente says:

    O meu neto deixou cair um na água do mar e só ao outro dia é que me veio pedir ajuda.
    Claro que nada feito, nem lhe mexi, o salitre entranha-se de tal maneira que começa logo a corroer os contactos mais delicados.
    Portanto, nada de andar aos saltinhos nas rochas da praia com a namorada e com o phone no bolso traseiro das calsas.
    (trazer/traseiro… uff este portuga)

    • Marisa Pinto says:

      Pois e água do mar é mais complicado… :/

    • Nunes says:

      pois! deve-se limpar o mais depressa possível e neste caso até deveria primeiro passar por água pura para remover o sal

    • Gilberto Pereira says:

      A ideia é retirar o sal. O melhor é mesmo retirar a bateria e passar por água ‘doce’.

      Depois usar o processo descrito neste artigo.

      Vou partilhar este artigo porque vai dar jeito a muita gente que conheço. Uns que usam o telemóvel no bolso da camisa e que cai frequentemente á sanita, ao lavatório, ao poço (não é caro colega Alfredo Gomes 😀 )

      Muito bom tema.

      • Gilberto Pereira says:

        O ideal é limpar logo que possível com álcool isopropílico.

        • Nunes says:

          como disse noutro lado, não deves fazer isso! O álcool pode precipitar os sais que se irão depositar nos componentes podendo danificar!
          Primeiro há que lavar com água para reduzir o teor de sal, só depois é que se deve usar o álcool para secar!

          • Valente says:

            Isso é se fôr alcool puro (vinílico) mas com alcool isopropílico ou isopropanol não deve haver problema (alcool artificial).

          • Nunes says:

            não! Os sais de uma maneira geral têm muito baixa solubilidade em álcoois. A solubilidade em isopropanol é até pior que no álcool etílico.
            Dificilmente alguém arranja álcool vinílico!!!!!

          • Nunes says:

            quando digo sais estou a referir-me a sais inorgânicos.

  5. Paulo Simões says:

    Tenho um casal de amigos, em que na parte dela, costuma acontecer muito, de 6 em 6 meses, lá vai o telemóvel para a sanita.
    Coitadita – diz o marido- tem um azar dos diabos, isso a mim nunca me aconteceu, lá tenho de ir comprar (pagar) um “menino” novo para ela.

    Resumindo, ela muda de “menino” como eu mudo de “meninas”…

  6. João says:

    já me aconteceu… lol
    tentei ainda uma outra dica que encontrei na altura – colocar o telemóvel numa taça arroz (substitui mesmo a bateria por arroz), uma vez que é optimo para secar.

    o telemóvel recuperou praticamente na integra… a exceção foi o touchscreen, o que para um smartphone faz alguma falta 🙂

    resultado, telemóvel novo!

  7. Oscar says:

    E como resolver a questão do cheiro e dos microbios?

  8. Francisco Cabral says:

    Já passei por uma experiência semelhante. Não foi por ter caído na sanita, mas pelo meu filho que sorrateiramente o apanhou. Passou a chamar-se Babamovel, porque a baba escorria do telemóvel e balançava alegremente na zona do visor. Coloquei em arroz durante mais de 24 horas e funcionou bem. Tive que o deixar à luz indirecta do sol durante mais algum tempo porque ouvia mal as pessoas. Ainda funciona.

  9. Nunes says:

    Uma dica para ajudar a secar é limpar com álcool, o mais puro possível! Isso ajudará a remover a água e irá evaporar bastante depressa. Há quem simplesmente mergulhe os componentes em álcool
    Deve-se ter alguns cuidados com o álcool pois pode afectar alguns plásticos, mas será talvez um método precioso para a maioria das situações.

    • Gerardo says:

      Alcool isopropilico, mais de 99% de pureza. Podem banhar os componentes nele que não se passa nada. Usava muito quando era técnico de elétrónica. Tem 2 problemas, terem á mão quando isto acontecer e encontrar uma farmácia que vos venda 😀

      • Nunes says:

        vais às “velhas” drogarias ou a boas lojas de materiais de construção, tenho quase a certeza que se encontra lá!
        O ponto que friso é que certos plásticos ou inscrições em plásticos podem não gostar do álcool – pode estragar um pouco o acabamento!

      • Gilberto Pereira says:

        Verdade. Eu usava o álcool isopropílico para limpar a cabeça do leitor de DVDs e os respectivos discos ópticos.

        Mas para tirar o sal, se o telefone cair á água do mar, ou noutros acidentes, é o ideal.

        • Nunes says:

          deves evitar usar qualquer álcool com água salgada ou água com alto teor em sais! O álcool poderá precipitar os sais depositando-se nos componentes.
          É preferível passar primeiro por água pura/destilada, ou uma mistura de água pura – álcool etílico

    • Vítor Moreira says:

      Boas.

      Cheguei a experimentar esse método e não funcionou.. quer dizer, o telemóvel durou mais uns tempos mas acabou por morrer.

      Talvez a solução do arroz seja melhor, tenho que experi… oops!

      • Nunes says:

        O método não é propriamente para substituir o arroz (convém deixar na mesma secar num ambiente que absorva humidade) e depende da situação pois são sempre operações com alguma delicadeza.
        Se submergir em álcool puro (convém mesmo ser puro) consegue-se chegar rapidamente aos locais onde a humidade acumulou! dessa forma dilui a água e baixa a temperatura de ebulição! A evaporação é muito mais rápida reduzindo o possível estrago.
        Mas nenhum dos métodos irá recuperar de estragos, e o mais certo é que tenham ocorrido estragos dado que o aparelho estava ligado ao entrar em contacto com a água. Por isso, mesmo voltando a ligar é bem possível que tenha menos tempo de vida!

  10. Paulo Parreira says:

    Já levei um xperia ao banho, o Arc S, não este modelo “à prova de água”. Fui filmar o filho a fazer skimi e quando terminei meti-o no bolso, quando dei por mim estava dentro de água muito divertido, e com o telele a vibrar e a apitar no bolso dos calções 🙂
    Desmontei-o todo de imediato, gastei uma garrafa de água do luso a passar por água doce para ver se o recuperava… e a única coisa que recuperei mesmo foi o cartão de memória.

  11. Olly says:

    Até agora tive sorte, nunca me aconteceu mas já vi um pobre coitado que trazia o telemóvel no bolso da camisa e que andava a “inspecionar” uma obra.Debruçou-se a olhar para dentro de um pilar que estava a ser enchido de cimento e… plop. Presumo que o telemóvel ainda lá esteja dentro passados estes anos todos.

    • Gerardo says:

      Win story 😀

      Daqui por muitos anos, vai ser um fóssil curioso. Será que se partirem o betão com cuidado e limparem bem, o bicho ainda ligará????

  12. anjodefogo says:

    Tenho um Monte Carlo que já “mergulhou” num balde com água! Depois de desmontado… seco… continua aqui para as curvas… a funcionar! 😉

  13. Sergio J says:

    ja me aconteceu duas vezes: com um nokia e com um HTC. Das duas vezes fui bastante rápido a retirar, tirei logo baterias e afins e sequei muito bem. Deixei quase um dia desligado antes de voltar a ligar. Felizmente recuperei os dois (o que até nao é normal em mim)

  14. rui says:

    Já deixei cair o meu XPERIA ray numa piscina de agua salgada. Andei pelo youtube à procura de solução. Retirei todas as componentes possíveis (bateria, cartão SIM). Sequei-o com o aspirador. Como não tinha arroz para absorver a humidade, deixei a secar de um dia para o outro. No dia seguinte ligo ao carregador e passados alguns minutos, et voilá inicializou e tem funcionado muito bem.
    O método que o pplware indica aqui é muito bom e recomendo.

    Reparei que no interior, há um pequeno sinal em papel que passou a vermelho. Deve ser para indicar que o telemóvel caiu na aguia. Por isso atenção não vale a pena esconder o facto quando pedirem para reparar ao abrigo da garantia. Os operadores sabem que o telemóvel caiu na agua…

  15. Pedro says:

    O artigo está muito bom, mas peca pela escassez de informação. E para os casos em que cai num bidé? Ou no lavatório?? 🙂
    Algo que ouvi há tempos é que, não tendo o saco de sílica, pode usar-se um pouco de arroz embrulhado em papel higiénico que faz o mesmo efeito para retirar a humidade.

  16. Jorge Pereira says:

    O meu samsung galaxy mini caiu na sanita e consegui recuperá-lo totalmente.
    Apenas fiz mais uma coisa que aqui não aconselham… Eu usei o secador, mas após ter desmontado o telemóvel peça por peça.
    O que custou mais a secar foi o ecrã, mas após algumas semanas já não se notava qualquer humidade dentro do ecrã.
    Quanto aos bichos, garanto-vos que o nosso lava loiças é bem pior que uma sanita depois de puxar o autoclismo…

  17. AMC says:

    uma vez deixei um sony ericson cair num riacho de gruta e andou lá ainda uns poucos segundos. Tirei a bateria e a capa da frente (que continha o teclado e afins) e deixei a secar durante um dia. Resultado ainda hoje funciona, se bem que já não o uso.

  18. Nunes says:

    já agora há que referir que os telemóveis comercializados como à prova de água, não estão imunes de problemas com a água! O Xperia Z tem sido notícia por causa desses problemas. E ao longo do tempo de vida desses telemóveis é muito possível que as “defesas” que têm percam eficácia.
    Por isso há que ter sempre cuidado e bom senso!

  19. Benchmark do iPhone 5 says:

    Acho que já contei isto, mas como se falou nos saquinhos de sílica gel (os que vêm com máquinas fotográficas etc.) aqui vão os pormenores 🙂

    Tendo afogado um iPhone e posto em arroz (que não deu nada efoi uma chatice para depois tirar alguns bagos) foi à Worten à procura dos saquinhos. Disseram-me “Não há veja no Continente”. No Continente uma moça muito expedita levou-me aos desumidificadores de armários e salas, um tipo de sal hidrófilo, se não estou em erro chamado UH(…). Nos chinês também há esse sal.

    Pondo dentro o sal e o telemóvel – sem contacto físico entre eles – dentro de um saco de plàstico fechado, ao fim de 24h o sal hidrófilo absorve toda a humidade e o telemóvel fica bom. Cntei isto a outras pessoas, os afogamentos são bastante frequentes e, nas pessoas conhecidas este método já desafogou três.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Escrito noutro telemóvel à pressa, com iOS, que se encarrega de acrescentar mais erros graças ao corretor automático, mas percebe-se 🙂

  20. Darkmyth says:

    è mais facil colocar dentro de um saco com arroz, esse arroz vai atrair asiaticos a sua casa que vao arranjar o seu telemovel

  21. Diogo R. says:

    É assim tão comum o tlm cair na sanita? Já num forum de apresentação do xperia Z ele estava dentro de uma sanita para demonstar que era a prova de agua xD

  22. macgyver says:

    Boas..

    Alem do mergulho que levou é preciso contar com o “aroma” com que fica o bichinho depois de ir á sanita!!!

  23. a says:

    A questao que nao responderam foi: “E COMO TIRA-LO DA SANITA?”…. (caso ja nao esteja visivel) 🙂

    • Gilberto Pereira says:

      Enfia-lhe a mão 🙂 ou então despeja a fossa céptica.

      Já soube de casos que um ano depois um Nokia ainda funcionava. A caca deve proteger! 😀

  24. Carlos says:

    Ja recuperei o meu tele mas colocando num daqueles “taparue” o mais transparente possível coloquei-o num sitio com bastante exposição solar e ficou lá 2 dias(penso eu) a “torrar” e fui la ao fim do 1 dia mudar o tele de posição…. no fim vê-se no topo da tampa do Taparue as gotas de agua que com o calor se foram evaporando do telemóvel.

    recuperei um SE Z310i(caiu na sanita c/ agua limpa) deixei-o desligar-se e fui busca-lo.
    no recipiente deixei-o com o ecrã virado para o fundo do recipiente com medo que o sol directamente pudesse estragar o ecrã e com bateria fora do tele.

    Atualmente tenho um Lumia nao sei se vou ter a mesma sorte se algo parecido acontecer…é preciso ter um pouco de sorte tbm

    P.s – aprendi este método por acaso enquanto vagueava pelo 9gag, mal sabia eu que mais tarde me ia ser útil mesmo duvidando do método.

  25. Benchmark do iPhone 5 says:

    Ó gente, mas qual aroma ? Enquanto dura a operação aroma, não há como o telemóvel cair na sanita. Há-de cair quando se pousa em cima do depósito da água, que é curvo e escorrega 😀

    Em todo caso, as sanitas têm um sifão, enquanto não se puxar o autoclismo (e por vezes depois disso) os objectos sólidos continuam lá.

  26. Anderson Silva says:

    Nokia 3310 é preciso dizer mais alguma coisa ????? :D:D deixei cair num recipiente com agua sem querer e foi secado ao Sol ;D ;D e funciona até hj

  27. Asdrubal says:

    O que já me aconteceu foi a pen ir para dentro da máquina de lavar roupa, dentro das calças. Provavelmente por ter menos componentes, salvou-se incluido toda a informação nele, mas esperei pelo menos 1 dia que secasse normalmente num local quente próximo a raios solares mas não directamente.

  28. Luis Pinto says:

    A mim já me aconteceu dentro de uma corveta da marinha, a única solução foi o cabo da vassoura para ajudar o telemóvel a passar a curva do tubo da descarga… o óbvio, é que nunca mais o vi. hehehe.

  29. Roberto T. says:

    iPhone 4 na sanita há uns meses atrás! Desliguei, mas ligava-se sozinho. Não podia fazer nada! Ficou ligado perto de um aquecedor. Quando cheguei a casa desmontei e limpei melhor alguns componentes.

    Para tirar a água interior usei ar comprimido e fiz a maior asneira de sempre! Passei a água para o écran e as marcas nunca mais desapareceram até hoje. Ficou metido em arroz um dia. Não esquecer que quando metido dentro do arroz é preciso selar o saco senão não funciona tão bem.

    Até hoje funciona perfeitamente. Com marcas no écran mas funciona.

    Alcool Isopropilico está mesmo aqui ao lado numa garrafa de 1 litro. Vale a pena ter em casa. Eu uso para fazer funcionar o botão Home.

  30. ultramarine says:

    tive um nokia 3510i este modelo era do mais robusto na altura, também comparavel ao 3330 aquilo caia e era peças para todo lado mas montava-se e trabalhava na boa. Este 3510i uma vez caiu-me na sanita, fiz os passos acima desmontei-o e coloquei luz solar para secar durante algumas horas, ligeui-o fim do dia e tau continuou a trabalhar até hoje ainda trabalha pois ainda tenho guardado religiosamente assim como outros modelos o 3330 e o n95 que me marcaram, grandes máquinas!

    • João Miguel Terra says:

      Amigo os Nokias são tanques de guerra não deixam ninguém ficar mal. O meu velho nokia caiu-me na sopa e ainda funciona( estou a falar num a preto e branco )
      Mesmo o N73 já deu varios tombos e tudo e continua em forma.
      São telemoveis feitos para durarem uma vida

  31. Tavares says:

    Isto é tudo válido se a operação que foste fazer ao wc, seja apenas liquida. Se for sólida, o caso torna-se mais complicado, ou não…

  32. Rui Cardoso says:

    O meu Xperia Go é à prova de água =D

  33. João Miguel Terra says:

    Já me aconteceu varias vezes com alguns telemoveis que no fim não ligaram mas. A situação foi que eu os levava no bolso dos calções de banho e ia para o mar ou para a piscina com ele quase 30 minutos a nadar. Acontece aos melhores, agora tenho mais cuidado nem o levo

  34. vasile iscra says:

    tenho uma sorte do caraças (bem sorte era nao ter caido mas…)
    Molhei-o no domingo e ate hoje terça countinuou a ligar mas o ecra ficava todo preto sendo graças a deus ja da sinais de vida memo com os pixeis todos estragados, baixo brightness e linhas algumas linhas bugadas.
    E melhor do q nada, nem sei como ia dizer aos meus pais se o movel fosse com os porcos.
    Haja esperança XDDDD :)))) O:/

  35. Davide says:

    Recorrer ás garantias quando ha humidade….

  36. Tatiana Lopes says:

    Deixei o meu tlm cair na sanita demanhã por volta das 10h , tentei ligá – lo mas ele ligava e de um momento para o outro não ligou mais (pensava eu). ele estava ligado mas o ecrã não funciona. só agora cheguei a casa e coloquei – o inteiro dentro de um pacote de arroz cru. será que ele não irá funcionar mais e terei de comprar outro ou haverá hipótese de ele ficar bom ? quanto tempo o deixo no pacote de arroz ? fui à loja e disseram – me que a garantia não faz efeito em humidades ..

  37. Gabyy says:

    Meu telemóvel caio hoje na sanita :'(

  38. Antonio says:

    O meu telemovel caiu dentro de àgua ligado, foram cerca de 2 segundos e eu retirei e limpei tudo. Até deixar ficar umas horas a secar.

    Quando o liguei, ele funcionou mas o ecrã não responde. Ficou ontem dentro do arroz, vamos ver se recupera.

    • Antonio says:

      Bem, a solução do arroz funcionu em parte. O ecrã voltou a funcionar mas fiquei sem wireless, gps e bluetooth. Desde esta altura não lhe tenho mexido muito, e ainda não testei as restantes funções (maq. foto., etc).

      Tenho de arranjar um tempinho para isso.

  39. Mig-L says:

    Ontem estive aqui a ler. Já tinha ouvido falar de usar arroz. A minha esposa deixou-o cair na sanita, do bolso de trás das calças, como o cartoon mostra.. Ainda estava ligado quando o abriu, retirou a bateria e tentou limpar. Fechou-o e tentou ligar e nada. Só umas horas depois é que chegou às minhas mãos fechado.. Abri-o e retirei os 2 cartões sim e passei papel absorvente, ainda se via água e na lente da máquina fotográfica tinha gotículas por dentro. Passei com o secador 3 a 5 minutos e as gotículas desapareceram, mas quando arrefeceu voltaram a aparecer. Tentei ligar e nada.. Depois é que li aqui que não devia usar o secador… Então coloquei-o aberto numa caixa de plástico da cozinha com arroz e um pacote de sílica pequeno que andava por casa, coloquei a bateria por cima e vedei com a tampa. Esperei as 24 horas e liguei há bocado e funciona! Visto na perpendicular não se nota nada, inclinando-o parece ter a humidade em algumas zonas do ecrã. Voltei a desligar e vai passar outras 24 horas no arroz, para ver se fica perfeito. Se não melhorar mais já valeu.. tem menos de 10 dias e custou 120€ e foi salvo pelo arroz… Bons salvamentos para todos! Ah e não tem cheiro nenhum, a sanita tinha água nova:)

    • Diogo says:

      A MIM ele caiu-me na sanita, só que cai no erro de usar o secador e colocá-lo no a carregar (a carregar foi apenas segundos)…. só depois é que vi isso do arroz, coloquei agora…. vou ver amanhã 🙁

  40. Ana Vitória says:

    Eu estou mt triste. Deixei cair o meu Nokia na sanita. Desmontei-o todo,sequei-o. Coloquei-o no arroz, mas qd cheguei a casa fiz o que não devia, sequei-o com o secador e voltei a pôr no arroz. Nem é tanto pelo telm… eu sempre tive Nokias e este já dura há que tempos… já caiu n vezes, abriu-se todo e dava mt bem… estou é porque pensava que tinha os contactos no cartão, mas afinal não tenho. 🙁

  41. Leh says:

    Quando o telemovel cai dentro da água eu reparei que fica um bolinha vermelha dentro dele se ele sofreu danos, queria saber, se ele voltar a funcionar normalmente a bolinha desaparece??

  42. Joana Lisboa says:

    Ola eu deixei o meu telefone cair ma sanita mas a seguir não lhe mexi mais passou um mês ainda posso recupera-lo

  43. Vm says:

    Deixei cair o meu telemóvel na sanita e ele liga só que quando bloqueio a telemóvel a luz está sempre a acender e apagar e consome a bateria toda

  44. telmisa semedo says:

    ola o meu nome é teuma hoje o meu celular caiu na sanita da escola e tou muito triste porque comprei há pouco tempo se voces souberem um jeito de me ajudar deixem ai no comentario

  45. Francisca says:

    Deixei cair o meu Htc One Mini num lavatorio com água, meti-o durante um dia no meio de arroz e ficou impecavel. Sem nenhuma avaria ou restos de algo. Que saudades do meu htc..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.