Saiba como exportar as suas subscrições do Google Reader
O anúncio do fecho do Reader por parte da Google, feito na passada semana, veio deixar muitos utilizadores sem o local onde acediam normalmente às suas notícias e outras informações que recolhiam de outros sites.
Durante muitos anos fizeram uso deste serviço e aí foram acumulando os seus favoritos e as suas fontes de informação útil. Felizmente existem alternativas e essas mesmas foram apresentadas pelo Pplware para que pudessem fazer uma escolha consciente e informada das que melhor se adaptavam e quais os seus moldes de funcionamento.
Depois de feita a escolha é hora de transportar para dentro desses novos serviços as subscrições que tinham no Reader para esses serviços. Hoje vamos ver a forma fácil de o fazer.
Todos os que foram ao longo dos anos usando o Google Reader como fonte de informação e de acesso a conteúdos que os seus sites favoritos iam publicando vêem-se agora na complicada tarefa de os passar para um serviço alternativo.
Fazer a transposição desses favoritos de forma manual e um a um pode consumir demasiado tempo e ser demasiado trabalhoso. Por outro lado com o fecho do Reader os dados dos utilizadores vão deixar de estar acessíveis e vão-se perder para sempre.
No caso da adopção de um novo serviço existe, em alguns, a possibilidade de fazer a importação de forma directa dos dados do Google Reader. Mas este processo obriga a que dêem acesso aos vossos dados Google a esses serviços, o que nem sempre é desejável ou do agrado dos utilizadores.
Para poderem contornar essa necessidade de acesso existe a possibilidade de exportarem os vossos dados da Google e importá-los directamente para os novos serviços.
A forma de o fazer é recorrendo ao Google Takeout, uma funcionalidade que a Google implementou para que os utilizadores pudessem exportar os seus dados em qualquer altura.
A Google tem vindo a adicionar a possibilidade de exportar os dados dos utilizadores dos seus serviços e um deles é o Reader.
Como exportar os dados do Google Reader?
Para exportarem os vossos dados, independentemente da utilização que lhes vão dar, apenas necessitam de aceder ao endereço www.google.com/takeout e autenticarem-se com a conta cujos dados pretendem exportar.
Uma vez dentro do Google Takeout podem ver os serviços para os quais a Google disponibiliza a exportação dos dados. Como no nosso caso pretendemos exportar apenas os dados referentes ao Google Reader, não devemos usar a primeira página, que permite a exportação de todos os dados.
Devemos usar a que se encontra acessível através do botão Chose services e aí dentro clicar no botão associado ao Reader.
Será apresentada informação sobre os dados que vamos exportar, nomeadamente o volume dos dados que estão disponíveis.
Para darem continuidade ao processo devem carregar no botão Create archive.
Vão de seguida ser transportados para uma página onde podem descarregar os dados que geraram, sendo o ficheiro disponibilizado um zip com a vossa informação arrumada em vários ficheiros json e xml.
O ficheiro XML tem as vossas subscrições e os restantes contêm a lista das restantes opções do Reader (seguidos, seguidores, notas, likes, partilhados com seguidores e marcados com estrela).
O ficheiro com os dados irá estar disponível durante 7 dias pelo que não necessitam de o descarregar de imediato.
Como importar os dados do Google Reader para outro serviço?
Uma vez que tenham o ficheiro com as vossas subscrições na vossa posse podem importá-lo para outros serviços de leitura.
As propostas foram já apresentadas. Basta que testem e escolham a que melhor se adapte às vossas necessidades.
Antes de importarem as vossas subscrições apenas necessitam de descompactar o ficheiro que descarregaram do Google Takeout e deixá-lo num local acessível no vossos disco.
Para avançarem com o processo de importação necessitam de aceder ao serviço escolhido e aí encontrar a forma de efectuar a importação dos vossos dados. O XML disponibilizado está no formato OPML, pelo que poderá ser usado de forma universal.
Naveguem depois para a localização dos ficheiros que descompactaram e escolham o ficheiro XML (subscriptions.xml). Este processo deverá ser rápido, mas depende do serviço e das filas de importação existentes.
Nos testes que fizemos foi imediato no Netvibes e no The Old Reader entrámos numa fila longa e que demoraria algumas horas a ser cumprida.
Depois de importados os dados para do Google Reader para o novo serviço apenas necessitam de se adaptar à nova interface. Os dados vão estar arrumados da mesma forma que os tinham no Reader.
Estão agora capacitados para fazer uma transição suave do Google Reader para o agregador que escolheram como substituto. Caso ainda não tenham elegido um para usarem recomendamos que vejam as propostas que o Pplware apresentou neste artigo.
Homepage: Google Takeout
Homepage: Google Reader
Este artigo tem mais de um ano
Para quem usa o Chrome, Firefox ou dispositivos móveis, o Feedly, também mencionado no artigo das alternativas, é uma excelente opção. Estou a usar desde que a Google anuncio o fim do Reader já não troco.
Gosto particularmente de poder ter uma apresentação diferente para cada grupo (no meu caso, o da tecnologia, onde está o PPLWARE mostra só os títulos, tal como o reader, enquanto o grupo da fotografia mostra logo o post/resumo completo). Útil.
A transição? Nada mais simples. Depois do registo, é só adicionar novos feeds (na lupa) e escolher o acesso Google. O Feedly liga-se à nossa conta e importa os nossos feeds tal como estão no reader.
Recomendo
Eu tive exactamente o mesmo percurso desde que anunciaram que o google reader vai parar, experimentei vários serviços (old reader, feedly e netvibes), e o feedly é o que gostei mais.
O old reader pediu-me para esperar muito tempo pois haviam milhares de pessoas a tentar “importar” os google reader feeds (que exportei tal como explicado no artigo). O netvibes, achei muito interessante, mas “falhou” várias vezes: feeds não eram actualizados, o serviço parava por vezes… tudo isso talvez tenha que ver com o grande fluxo de utilizadores do google reader para este serviço, o que leva a alguns problemas. No entanto o feedly, desde que comecei a usar foi sempre muito “estável” e rápido, e a interface tem um nivel de configuração muito interessante (tal como o Papagueno, também tenho diferentes “views” para differentes groupos de feeds). Depois há algo interessante também que é o facto de ter mobile apps que parecem ser muito boas (eu uso a do android, e estou a gostar da interface da App e do widget também, pois permite ir vendo feeds sem abrir a app!). O lifehacker fez uma poll também e o feedly foi o mais votado: http://lifehacker.com/5991272/most-popular-google-reader-alternative-feedly
Cumprimentos!
Concordo inteiramente.
Além destas vantagens, também utiliza as tags que utilizamos no GReader, que era o meu maior receio na transição!
Também estou a tentar forçar-me a usar o feedly, mas estranho 🙁 Estou à espera que o nextgen reader apresente uma solução. Quero os meus feeds no WP7.8/W8
Seria interessante a Google voltar atrás com a decisão.
Não consigo encontrar substituto “decente” para o Google reader. O Feedly acaba por ser mais “lento” do que o reader e, apesar de mais bonito, não é muto do meu agrado.
Para além disso, existem serviços (apps) que uso diariamente e que sincronizam com o Google reader, que me permitem descarregar as feeds e lê-las offline “anytime, anywhere”. Depois é só ligar e sincronizar – permite mobilidade adicional e poupa em gastos de tráfego adicional.
O que me preocupa é que, com isto, a Google está a dizer que não é de confiança: um produto deixa de ser rentável e “vai à vida” e “que se lixem os utilizadores” (don´t be evil?).
Não noto grandes diferenças na velocidade. Ligeiras, talvez, mas compensa, para mim.
Uso também a app do Android e está bem conseguida.
Quanto às apps que usas, li ontem uma resposta da feedly a alguém, no suporte, a dizer que pretendem lançar (não sei se em breve ou não) uma API compatível com a do Reader. Em princípio seria só mudar a conta das apps para o feedly, nesse caso.
“O cemitério da Google
Deixe uma flor por cada produto da Google falecido.” ;(
http://www.slate.com/articles/technology/map_of_the_week/2013/03/google_reader_joins_graveyard_of_dead_google_products.html?utm_source=tw&utm_medium=sm&utm_campaign=button_toolbar
A minha maior duvida, sabendo que aqui não é um Forum é que não encotro a explicação de como importar os itens com estrela. Tenho mais de 1000!
Usa o Feedly, ele importa automaticamente todos os “starred items”, que é o que pretendes. Eu estava na mesma situação.
O feeldy fica com as estrela no “saved” eu passei do greader para o feedly e fiquei com as minhas estrelas.
Estou com o mesmo problema!
Estou a usar o feedly – e estou contente – mas alguém sabe como consigo exportar as minhas estrelas para um ficheiro xml, csv,… por exemplo?
Leiam a forma de exportar os vossos favoritos do Reader neste artigo e depois vão encontrar lá dentro essa informação em ficheiros separados e bem arrumados.
Mas não temos de ter atenção a utilizar o feedly? É que muitos de nós associaram a conta Google lá em vez de importarem os dados, assim quando o GReader for à vida é que muitos se vão lembrar disso e depois é tarde para fazer o backup explicado neste post!
Optima questao! Aguardo resposta também.
Pelos vistos não haverá problema, podem ver neste blog post http://blog.feedly.com/2013/03/14/tips-for-google-reader-users-migrating-to-feedly/ o qual refere:
”
When you connect to Google, we create a feedly account automatically which maps to that Google Account. When Google Reader is retired in July 1st, you will be able to continue to login with you Google Account, the only different is that the content you will see in your feedly will be aggregate by a feedly server call Normandy.
”
Pelo que parece este “Normandy” irá manter os feeds a funcionar correctamente…
Cumprimentos!
Obrigado EduardoSilva!
Alguém me sabe dizer se o Feedly permite partilhar os posts ao estilo do antigo Google Reader? Partilhar apenas com as pessoas que desejo e não de forma pública.
O Feedly atualmente tem um bug, mas graças ao autohotkey a comunidade criou um fixer! http://www.autohotkey.com/board/topic/91563-how-to-create-feedly-fixer-hot/