Sabe que sites e aplicações podem aceder à sua conta Google?
A forma como a Google constrói os seus serviços permite que outras aplicações e outros serviços lhe possam aceder.
Mas mesmo com toda a confiança que possamos ter nos serviços da Google é sempre importante validar e ter presente que outros serviços e aplicações estão autorizados a aceder à nossa conta Google.
A gigante das pesquisas disponibiliza uma forma simples de validarem essas permissões, e hoje vamos mostrar como lhe pode aceder.
Ao validarem as aplicações e serviços que acedem à vossa conta Google e que permissões têm conseguem garantir que apenas quem realmente querem tem acesso aos vossos dados.
A primeira autorização de acesso é dada pelos utilizadores, mas é mesmo assim importante que os utilizadores periodicamente verifiquem e validem as que querem manter, eliminando assim acessos não desejados e que se podem revelar perigosos.
A forma de fazerem essa validação, não apenas das aplicações e dos serviços, mas também das permissões que têm de acesso aos dados Google, é feita dentro dos próprios serviços Google e requer o acesso a duas páginas, para que as possam ver.
Em primeiro lugar devem, em qualquer serviço Google, carregar na vossa imagem ou ícone escolhido (canto superior direito) e aí dentro desse novo menu escolher a opção Definições.
Essa opção vai abrir um novo separador que vos levará para a página de Definições Pessoais, dentro do Google Plus.
Devem então clicar no separador Segurança, e aí dentro procurar pelo link que está associado às Permissões da Conta (Aplicações e Websites).
Se preferirem, e apenas por ser mais simples, podem apenas colar o link abaixo diretamente na caixa de endereço do vosso browser:
https://security.google.com/settings/security/permissions
Neste novo separador vão poder ver todas as aplicações, sites web e até dispositivos que estão a aceder aos vossos dados da conta Google.
Podem ver cada um em detalhe a avaliar as permissões que têm e a data do último acesso, para decidirem se a querem manter activas ou se simplesmente as querem remover.
Esta remoção é feita através da escolha da opção Revogar acesso, que se encontra associada a cada um desses serviços ou aplicações. É ainda possível fazer o mesmo para os dispositivos que têm acesso a esses dados.
Após essa escolha a Google questiona o utilizador se pretendem realmente eliminar o acesso e caso o façam este deixa de estar disponível. Lembrem-se que caso tenham esse serviço ou aplicação instalada num dispositivo ela deixará de imediato de funcionar.
Esta é a forma mais simples de validarem quais os serviços ou aplicações que estão a aceder aos vossos dados, garantindo assim que apenas aqueles que querem e realmente precisam podem aceder à vossa conta Google.
Este é um procedimento que podem periodicamente realizar, garantindo assim uma maior e melhor segurança dos vossos dados Google.
Este artigo tem mais de um ano
Usar uma conta no Google, é tão mau, como usar uma conta no Facebook.
Acho que andas a usar a tua conta Google de forma incorrecta. Os serviços a que dá acesso compensam bem todo e qualquer problema.
+1
+1000
Seguindo os procedimentos que a Google indica os serviços que prestam aos seus utilizadores não se compara com um facebook. Desde sempre que trabalho com a Google e partilho conhecimentos com muitos amigos e todos os anos têm sempre inovações para melhorarem a sua qualidade, segurança, privacidade com novas aplicações e serviços.