Sabe como fazer um reboot de emergência no Windows 8?
A utilização de um sistema operativo pretende-se que seja estável e sempre controlada, sem que precisemos de esperar problemas ou complicações.
Mas por vezes precisamos de desligar a nossa máquina mais depressa do que é normal e para isso precisamos de recorrer a alguns truques.
O Windows não é um sistema que seja naturalmente rápido a desligar, mas graças a um pequeno truque podemos aumentar a velocidade de desligar deste SO e realizar um reboot de emergência.
A razão pela qual o Windows não é um sistema rápido a desligar prende-se com o facto de este necessitar de realizar algumas tarefas específicas que garantem se manterá sem problemas.
Por outro lado tem necessidade de dar a oportunidade de aos utilizadores de gravarem o trabalho que estão a realizar, para que nada se perca.
Mas este último processo é o que mais tempo demora, podendo, em algumas situações muito específicas, ser contornado e o reboot ser mais rápido.
Apesar de muitos não o conhecerem, o Windows tem essa opção escondida, não acessível de forma simples, mas que pode ser usado por todos e sem qualquer limitação.
Como fazer um reboot de emergência no Windows 8
Antes de iniciarem o processo de reinicio do vosso Windows através desta forma, e mesmo para futura referência, devem ter presente que o que o torna mais rápido é o facto de não permitir ao utilizador gravar os seus documentos ou outros ficheiros que têm abertos.
Limita-se a gravar em disco a informação que o SO necessita e a terminar, de forma abrupta, as aplicações que estão a correr, garantindo assim um desligar muito mais rápido.
Este processo pode ser de alguma forma agressivo para os ficheiros em que estão a trabalhar, podendo levar a perdas de informação.
No entanto, e em certas e determinadas situações, todas elas muito específicas, podem usar este método para reiniciarem o vosso Windows em tempo recorde.
Para iniciarem o processo de reinicio de emergência, apenas têm de carregar simultaneamente nas muito conhecidas teclas Alt + Ctrl + Delete e vão ser levados para a também conhecida janela de controlo do Windows.
Neste passo devem manter pressionada a tecla Ctrl, ao mesmo tempo que carregam no botão de power que se encontra no canto inferior direito do ecrã.
De imediato será mostrada a janela de reinício de emergência do Windows, onde devem carregar no botão Ok para que avance e que seja feito o reinciar do Windows.
Também aqui será mostrada a mensagem de que não será dada a possibilidade aos utilizadores de gravar os seus documentos ou ficheiros.
Esta é uma opção que pode ser usada quando uma aplicação se recusar a ser terminada e necessitarem de desligar o Windows ou, por exemplo, se precisarem de desligar a vossa máquina de forma mais rápida, e sem qualquer gravação de ficheiros.
É um método para ser usado em último recurso, mas que convêm terem presente e saberem usar para se precisarem. É mais uma dica útil para o Windows!
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica 😉 Não tinha conhecimento e certamente que vira a dar jeito.
Este método também funciona no Windows 7?
Cumps
Funciona Perfeitamente.
Outra forma que pode ser ainda mais rapida seria criar um batchfile com o comando:
shutdown -f -s -t 0
e ou manter esse ficheiro no desktop ou criar um atalho para ele, de forma a estar sempre disponivel.
Funciona para todas as versoes do windows!!
é! e toda a gente é crânio em informática……
isto simplifica um pouco mais……
Não é preciso ser crânio, basta usar o google às vezes..
Para o fazer:
Crie um bloco de notas e escreva aquele comando: ” shutdown -f -s -t 0 ” (sem aspas), pode alterar o valor a seguir ao T que diz respeito ao tempo até o comando ser executado. Guarde o bloco de notas, altere a extensão do ficheiro (caso não tenha as extensões à mostra, terá de ir a uma pasta qualquer > Ferramentas > Opções de Pastas > (desmarcar) Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos) para “nome do ficheiro.bat” e está pronto a executar.
Outra forma, é através da criação de uma atalho. Segundo botão do rato no ambiente de trabalho, vá a “Novo” e depois “Atalho”, insira o comando “shutdown -f -s -t 0” (sem aspas novamente) no caminho do atalho e está pronto a executar.
+1
Também crio desde o XP, mas seja dita a verdade que nem no 7 nem no o 8 me fez falta.
Excelente dica confesso que não conhecia, no meu dia a dia utilizo uma forma que nunca me deixou ficar mal (especialmente em servidores Windows mas funciona perfeitamente em sistemas operativos para “casa”). Cuidado ao utilizar o WMIC pois contem muitas funções apenas para utilizadores avançados.
abrir uma linha de comandos e escrever:
wmic os where primary=true call reboot / shutdown (consoante aquilo que se pretende) e “enter” no final do comando.
Tambem é possivel executar este comando em maquinas remotas mas isso fica para uma próxima.
Uma boa continuação a todos
Obrigado
Não acho lento o desligar do 8.1… Pelo contrário, foi a versão que mais rapidamente me concedeu um encerramento (e início) quase instantâneo… Mais rápido, só se for o Speedy Gonzalez…
Claro que antes de pedir o encerramento, encerro todos os programas abertos, salvaguardo os ficheiros, etc., etc., etc.