Quer melhorar a performance do seu Windows 8? É simples!
O Windows 8 veio mudar muito no campo dos sistemas operativos. A maior diferença para os seus antecessores assentou na parte que os utilizadores mais usam, a sua interface.
Muitos foram os que tiveram problemas de adaptação, mas com o tempo viram que era mesmo apenas uma questão de tempo.
Agora que estão habituados a usar o Windows 8, é hora de o tornarem ainda mais responsivo e com uma melhor prestação.
O Windows, quer a versão 8 (8.1) ou as suas antecessoras, foi preparado para gerir de forma eficiente os recursos que tem disponíveis. No entanto, nem sempre esses recursos abundam, e o Windows não os consegue tratar da melhor forma.
Existe ainda o caso de haverem recursos disponíveis e o Windows usá-los para embelezar o sistema e tentar dar ao utilizador uma experiência mais rica, o que nem sempre é benéfico.
A forma de conseguirem libertar esses recursos para as funções mais importantes e que aumentam o desempenho da vossa máquina é simples e rápido de implementar. Apenas necessitam de saber onde alterar.
A sua maioria são efeitos visuais que apenas servem para mostrar ao utilizador um sistema mais limpo e com ma imagem cuidada, o que nem sempre é o desejado, por quererem um sistema mais rápido e com melhor resposta.
Como melhorar facilmente a performance do Windows 8
Para acederem à gestão dos recursos e aos efeitos que o Windows irá gerar, precisam de clicar com o botão direito do rato no novo botão Start.
Da lista de opções disponíveis devem escolher System, que é a que vos dá acesso às definições do sistema, onde vão alterar as opções seleccionadas.
Na nova janela que se abrir, a referente ao vosso sistema, devem escolher a opção que permite aceder às definições avançadas do sistema.
Por isso cliquem em Advance system settings, localizada na zona esquerda dessa janela.
A janela que for aberta de seguida alberga todas as definições do vosso sistema. É composta por vários separadores, cada um contendo informação e definições específicas de cada área do sistema.
A que procuram é Advanced, pelo que devem escolher esse separador. Aí dentro devem carregar no botão Settings, da área de Performance.
Estão agora na zona das definições que o Windows controla e que trata da componente visual do sistema operativo. Estão disponíveis quatro conjuntos de opções distintas, cada uma com um grupo de definições seleccionadas.
O vosso sistema deve estar com a gestão automatizada, o que corresponde à opção Let Windows what's best for my computer.
Devem agora escolher uma de duas opções. Ou definem de imediato a melhor performance possível, com a opção Adjust for best performance, ou escolhem Custom e definem as opções que querem activas, seleccionando abaixo as que querem activas, da lista disponível.
Para esta última opção podem ir seleccionando opções e aplicando, vendo se estas têm ou não impacto no sistema e/ou na interface do Windows.
Para além da melhoria do próprio Windows, e caso os ajustes feitos sejam elevados, os utilizadores podem até notar uma ligeira melhoria na duração da bateria.
A escolha do perfil mais adequado pode não ser imediata pois esta é uma situação de compromisso, entre os efeitos visuais apresentados e a performance geral do Windows.
Esta pequena dica consegue dar um pouco mais de performance generalizada ao Windows, retirando alguma latência que possa existir, tornando-o mais rápido e melhor de usar.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que desde o windows 2000 que essa opção existe, se calhar ainda mais cedo ainda, como no 98 SE.
Sim, mas não deixa de ser uma opção válida e que podemos usar.
Provavelmente muitos não se devem lembrar ou saber que pode ser usada.
Claro que é valida, apenas o titulo é enganador. Nao é exclusivo do windows 8… 🙂
Isso que ia dizer, não façam isto exclusivo do Windows 8, porque esta integrado no Windows a anos.
Também concordo plenamente. Isto não é novidade nenhuma nem exclusivo do W8…
Exclusivo para o Windows 8 seria: Quer melhorar a performance do seu Windows 8? É simples! Mude se sistema.. 🙂
Yap, eu não me lembrava dela XD
eu cheguei a usar essa opção quando tive o windows xp em algumas máquinas de velocidade de caracol.
O windows 98 não sei se teria nesse local, mas claro que podiamos optimizar o sistiema.
Já lá vão uns aninhos e já não me lembro bem lool
Mas tenho saudades do velhinho windows 98se
Bingo
a melhor solução é mesmo instalar o win7
cumps
+1
O windows 8 é bem mais rápido e eficiente que o windows 7 em qualquer computador… aprende a trabalhar nele.
Totalmente de acordo, mais um desde lado!
Totalmente de acordo, mais um desde lado!
O win7 foi muito muito bom, mas o win8 também o é, e melhor. A única cena que a malta se queixa é do modern ui que ninguém usa, e do botão iniciar que eu deixei de ver utilidade para ele. Habituem-se
Eu uso o modern ui e é bastante útil e rápido… mas isso sou eu.
Num AMD K6-II 500Mhz e 4MB de memória de vídeo talvez fizesse sentido.
Nas máquinas de hoje isso não faz nem cócegas.
Rodo o Windows 8 suavemente num Netbook com processador Atom das primeiras gerações com tudo isso ativado.
Duvido que corra num Atom de primeira geraçao devido ao Windows 8 requerer instruçoes que o Atom nao disponibiliza nem nas versoes mais recentes, como instruçoes PAE e instruçoes NX ao nivel dos cores, coisas que os Atoms nao fornecem.
Alem de que o Windows 8 requer uma resoluçao minima de 1366×768 e sao poucos ou nenhuns os netbooks que fornecem essa resolução.
Nao concordo co Al’thor, segundo a Microsoft qualquer Pc que rodo o Seven roda O win 8…
Se o seu PC roda o seven, irá rodar sim o windows 8 sem problemas. Veja os requisitos mínimos:
• Processador de 1 GHz ou superior
• 1 GB de memória RAM (32-bit) ou 2 GB RAM (64-bit)
• 16 GB de espaço livre no disco rígido (32-bit) ou 20 GB (64-bit)
• Suporte a DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior
• Resolução de tela mínima de 1024 x 768
Estás a falar do windows 8 original… o novo 8.1 permite a sua instalação em muitos mais equipamentos e a resolução minima é de 1024 x 768.
Duvida mal caro amigo.
Porque eu também corro o windows 8.1 num netbook que tem um atom dos primeiros sem stress algum. E não tenho essa resoluçao minima que indica. Corro a 1024×600.
abraço
Bzzzt! Errado, mas foi uma boa tentativa!
O Windows 8 funciona perfeitamente em CPUs Intel e AMD bem velhinhos , como o Celeron M, que é ainda mais velho que o Atom original.
O CPU ter PAE ou não não faz diferença nenhuma se só se tiver até 4GB de RAM, e duvido que algum Netbook Atom original sequer suporte mais do que isso fisicamente.
E se o CPU não suportar NX, a única coisa que acontece é que algumas funcionalidades de segurança não estão disponíveis.
E tanto o 8 como o 8.1 funcionam perfeitamente no meu velhinho Acer com um Celeron M380 que só tem 1024×768 de resolução. No 8.1 até o Snap funciona.
Essa resolução apenas é necessária para algumas funcionalidades do Win8.
Errado? Explica isso ao meu EEEPC 1008HA, que foi impossivel instalar windows 8.
http://www.thewindowsclub.com/your-pcs-cpu-isnt-compatible-with-windows-8
Nao estou a inventar nada, é um requesito MS. Quando tentei instalar no netbook deparei-me com a bonita mensagem de que o meu CPU nao era compativel (Atom N280).
Windows 8 Consumer Preview. Tente com a versão RTM. O meu netbook é o N270.
Já tinha dito que estás a falar do windows 8 original… tenta o 8.1 que resolves isso…
Realmente não consigo rodar as aplicações METRO na resolução nativa do display que é 1024×600, mas posso forçar ela em 1024×768, que é a resolução mínima exigida, caso precise abrir algum app.
Embora eu não costume usar os apps metro nele, ele ainda é mais leve que o Windows 7 Starter Edition que veio com ele pra trabalhar no Desktop.
http://www.baboo.com.br/windows/review-instalando-o-windows-8-em-um-netbook-basico/
Todos os Atoms para netbooks suportam MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, EIST, e XD bit (uma pequena implementação do NX), e HT.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Intel_Atom_microprocessors#Netbook_processors_.28sub-notebook.29
Suavemente? Deve ser um suavemente algo lento, não? Digo isto porque ainda outro dia fiz uma recuperação num Eee com atom e ficou um terror. Fiz uma formatação limpinha com apenas o essencial e ficou utilizável. Mas suave não me pareceu. Isto tudo com o 7. Com o 8 a diferença será assim tão notória?
Cumps….
Na minha opnião o Windows 8 PRO roda melhor que o Windows 7 Starter que veio com ele.
E roda suave dentro das limitação do Netbook, como navegar na internet, edição de texto no bloco de notas e cliente de RDP. Ninguém está falando aqui de usar pra trabalhar com planilhas do Excel, rodar jogos e fazer uso intenso de multi-tarefa.
O ponto é que para a tecnologia dos dispositivos atuais, ao meu ver, a personalização dessas configurações quase não causam impacto na performance.
Win7 ftw!
Como melhorar a perfomance do Windows 8?
Actualizar para o 8.1!
Honestamente? Quase discordo. Pesquisas que eram praticamente instantâneas no 8, passaram a ser um arrasto no 8.1
É um problema nos index e tem solução mas mesmo assim não me resolveu a 100%. O 8 ainda tem um feel mais rápido nos vários pcs que uso.
http://winaero.com/blog/fix-start-screen-search-is-very-slow-in-windows-8-1/
????
Se puderes desativar a opção de pesquisa bing fica como estava… se tiveres um bom processador e uma ligação razoável á internet a pesquisa é instantánea na mesma… impressionante como podes pesquisar tudo e num piscar de olhos aparece os resultados de internet, ficheiros, programas… quero ver quem faz isso no windows 7.
Concordo, foi a primeira coisa que reparei quando actualizei para o 8.1
Eu neste momento tou sem pc, mas o do meu tio ta bom. Vou ja la testar essa boa dica. Obrigado 🙂
Usava eu o xp e isso já existia, qual vista…
Como melhorar a perfomance do Windows 8?
format c:
+1
Essa opção existe desde o windows 95. Mas o pior não é isso, o pior mesmo é afirmar que os usuários só precisavam de tempo para se adaptar à nova interface. Matéria tendenciosa pra dizer o mínimo.
Porquê? A habituação não demora mais do que dez minutos,me isto num perfeito leigo! Alguém habituado a sistemas operativos nem cinco minutos perde.
Sinceramente não percebo o pessoal que vem para aqui mandar vir com as publicações dos editores do site.
Qual é o problema de esta opção já existir no xp? Tal como o Pedro disse, é uma opção válida e basta.
Se vão dizer mal, calem-se e proponham alternativas, que é para isso que cá estamos.
Parecem os fanáticos apple-android cada um a puxar para seu lado
Contradição! Se pensas que quem vai dizer mal deve calar-se, por que não se calas!
Isto tambem de ter um i7 é outra coisa. COmo posso deixar as duvidas para o consultorio do Pplware?
Boas. Podes enviar para consultorio@pplware.com ou na nossa página do Facebook, onde são recolhidas também as dúvidas.
Para melhorar ainda mais a performance, formate o computador!
Formatar?
Que tal criar logo ao inicio uma imagem do sistema “limpo” e depois simplesmente “chama-la”?
é simples! formate-o
Pois eu estou a usar o 8 desde o lançamento, agora o 8.1, no meu já velhinho toshiba x200. Ultimamente, e porque a Intel não actualizou os drivers da placa wifi, tenho muitos blues screens. Por isso devo de regressar ao 7. Deverá ser o fim da linha do meu portátil. Agora não venham para aqui dizer mal do sistema, o qual o único defeito é ter de ser democrático à força pois tem de ser compatível com tudo o que há de hardware. Não será este o s.o. mais avançado do mundo?
“Não será este o s.o. mais avançado do mundo?”
não
Será este o SO mais usado no mundo?
sim, é bem possivel
Nenhum dos 3, Windows, OS X e Linux, qualificam como “o mais avançado”, todos eles têm as suas raízes nos anos 80.
Depois há o problema de se saber o que quer dizer “mais avançado”, porque, por exemplo, tanto o Windows como o OS X têm kernels híbridos, a meio caminho entre o monolítico e o micro, enquanto que o Linux é monolítico, e nisso são ambos mais avançados que o Linux, mas há outras áreas acontece o contrário.
Mais avançados são o Minix, o Midori…
Basta usar um SSD e faz-se magia em performance.
+1
+1
Tenho o 8.1 no ultrabook, aquilo é uma maravilha.
Inicia e desliga em poucos segundos 😀
Eu Tenho Um Notebook
Acho mais fácil formatar e colocar Linux