Não gosta dos novos separadores do Gmail? Vamos removê-los!
As inovações que a Google lança no Gmail têm sido constantes e pretendem tornar este serviço cada vez mais simples de usar e mais adaptado aos utilizadores.
Depois de ter alterado a caixa de escrita de mensagens, permitindo que continuem a usar o Gmail ao mesmo tempo que as escrevem e posteriormente para que a possamos usar em ecrã inteiro, resolveu também criar uma nova caixa de entrada de mensagens, categorizada e arrumada segundo um conjunto de regas.
Apesar de ter sido lançada em Maio, apenas recentemente começou a estar activa na maioria das contas de Gmail. A maioria dos utilizadores com quem falei gosta deste novo tipo de organização, mas alguns não ficaram satisfeitos. Para estes últimos vamos hoje explicar como alterar para o formato antigo da caixa de entrada.
A Google indicou o momento da apresentação desta nova caixa de lançamento que esta nova forma seria mais simples de usar, fazendo a Google a categorização das mensagens por tipos e a sua apresentação de forma agrupada.
Seria mais simples a todos fazerem a gestão as suas contas de email e também uma forma de terem as mensagens mais arrumadas.
Mas se ainda assim este novo modelo não é do seu agrado, fique a saber que a forma de o remover e de retornar ao modelo antigo é extremamente simples.
Existem dois métodos para fazer essa alteração, sendo um deles mais simples e rápido e o segundo menos simples, mas com um maior grau de detalhe.
Método 1
Este é dos dois métodos o mais simples e rápida de implementar para ter de volta a caixa de entrada original do Gmail.
O que vamos fazer é remover a selecção dos separadores adicionais que a Google adicionou à vossa caixa de entrada.
Para isso basta que carreguem no sinal mais (+) que se encontra no final dos separadores que estão na caixa de entrada.
Na janela que for mostrada devem remover todas as selecções que estejam activas, com excepção da Principal, que não pode ser removida.
Ao aplicarem a configuração, com o botão Guardar, vão ter de volta a caixa de entrada original.
Método 2
O segundo método é mais trabalhoso, mas permite uma melhor configuração, requer que acedam às Definições do Gmail e depois à zona Caixa de Entrada.
Podem aceder a essa zona de forma directa através deste atalho: Definições.
No início deste separador vão encontrar uma zona dedicada ao tipo de caixa de entrada que pretendem e também às categorias que pretendem ter activas.
Para colocarem a caixa de entrada no formato original basta que removam mais uma vez a selecção das categorias e que deixem apenas a Principal activa.
Se preferirem podem também aqui alterar a caixa de entrada para que tenham acesso directo a vários tipos de mensagens:
- Mensagens importante primeiro
- Mensagens não lidas
- Mensagens marcadas com estrela primeiro
- Prioridades
No final devem aceder ao fim da página e gravar as alterações que fizeram.
Para terem de volta a nova caixa de entrada basta que repitam o segundo método e que activem a opção Predefinido.
Existe ainda a possibilidade de acederem às definições e escolherem a opção Configurar a caixa de entrada, seleccionando depois as categorias que pretenderem manter.
Como nem todas as novidades do Gmail são do agrado de todos, a Google tende a permitir que os utilizadores alterem as suas definições e mantenham a forma original de apresentar as mensagens e outras informações.
Homepage: Gmail
Este artigo tem mais de um ano
Eu até gosto das novas alterações.
Apenas acho que a Google devia dar mais “liberdade” aos utilizadores neste aspecto. Quero dizer que o utilizador deveria poder criar mais categorias/separadores, e deveria ser o utilizador a escolher a categoria a ser atribuída a cada remetente. Eu por exemplo recebo as newsletter da Exame Informática no separador “promoções”.
Podes sempre alterar essa configuração e fazeres com que a partir do momento recebes sempre essas newsletters onde quiseres.
Pois isso eu já fiz mas as antigas continuam no separador promoçoes XD
Mas o que disseste no fim, podes. Basta moveres os e-mails da Exame Informática para o novo separador e vai aparecer uma mensagem a perguntar se queres que eles passem a aparecer sempre ali (qualquer coisa assim parecida).
Quanto às alterações, só gostava é que pudesse escolher o nome dos separadores, algo tão simples não sei porque não pensaram nisso…
Com o tempo lá chegarão. Já devia vir por defeito mas pronto…
Não entendo o porquê destes separadores, teria sido mais inteligente usar as labels como separadores, isso sim seria muito útil.
Quem já separava os mails por labels não os vejo a mudar para o novo sistema de separadores.
+1
Tudo dito.
Estou a ver é que com tanta mariquice ainda vou voltar ao meu velhinho hotmail 😉
Concordo com o que foi dito, a utilidade disto é muito pouca, preferivél colocar separador com as layers, isso sim seria util…
Eu ainda não tenho acesso a essa nova caixa com separadores, mas também não estou preocupado porque provavelmente vou voltar à caixa de prioridade assim que os separadores aparecerem!
Por acaso uma coisa que nunca me fez usar o Gmail com mais utilidade foi talvez o facto de nunca ter percebido como criar os ditos “separadores”. Eu no Yahoo (e por isso é o meu serviço de eleição) tenho toda uma panóplia de “separadores/pastas” onde todo o correio eletrónico fica (através de regras por mim criadas) é separado à entrada e fica nas “pastas” adequadas. Com o Gmail nunca consegui fazer isso (ao que parecia na altura as distas pastas eram referenciadas por cores). De qualquer forma esperemos para ver as novas “mariqueices” do Google
Chiii que confusão aí vai 😛
Cada vez o gmail tem mais confusao naquela pagina. Só complicam em vez de simplificar. Tudo bem que dá para configurar quase tudo, mas muita gente nao tem paciencia ou nem sabe como fazer. É isto dos separadores, é google plus por todo o lado, etc.
A criação dos separadores deverá estar relacionada com alterações na forma como o Gmail “distribui” publicidade as seus utilizadores. Consta que agora os utilizadores do Gmail passaram a receber publicidade no e-mail, no separador próprio para o efeito.
Será o início do fim? Se isso realmente acontecer, ponho a hipótese de abandonar o Gmail…
E concordo com o que já foi dito, faria mais sentido ter os separadores como extensão das labels, ou pelo menos ser possível mudar o nome dos mesmos… Mas isso estragaria o propósito que referi acima.
Não percebo a tua revolta! Se os mails ficam logo separados na pasta da publicidade, isso é uma coisa boa! podes explicar melhor?
Posso. Utilizo o Gmail para receber mails, não publicidade.
Se, sem me perguntarem ou pedirem autorização, começarem a entregar lá e-mails com conteúdos indesejados (vulgarmente conhecidos como spam), não é por serem entregues num separador próprio que eu fico mais feliz com a presença deles.
Mas eu não estou revoltado. Apenas acho que é uma diminuição de qualidade num serviço que eu considero, até agora, muito bom.
Revolta entre aspas 😉
Mas olha eu continuo a receber Spam na pasta Spam e agora recebo mails da Worten, da Radio Popular, etc, nessa tal pasta Publicidade. Portanto acho que é uma maravilha!
No entanto concordo com a possibilidade de editar os nomes dos separadores. Mas penso que isso vem com o tempo!
Por mim, já me tinha livrado dos separadores antes deste artigo. Estou na maneira antiga.
Fim do 2o paragrafo tem escrito “conjunto de regas” em vez de “conjunto de regras” 😉
Eu gosto mais sem separadores e não sabia como os retirar.
Obrigado.