Dica: Como saber onde a memória RAM está montada no seu PC e na sua motherboard
A memória é um dos principais componentes de um computador. É ali que são guardados os dados que as aplicações usam e que precisam de consultar de forma recorrente e rápida. Claro que o Windows gere esta memória de forma automática e eficiente.
Muitos optam por aumentar a memória RAM do seu computador, para assim este ser mais rápido e eficiente. A pergunta é muitas vezes: onde e de que forma a RAM está aplicada na motherboard? O Windows tem a resposta, de uma forma muito simples e rápida.
Saber em que slots está a memória colocada na motherboard é importante para quem quer conhecer a sua máquina ou para quem a quer atualizar. Dependendo do número de slots ou da memória colocada, esta atualização poderá ter de ser feita de forma específica ou até mesmo ser impossível.
Onde está montada a memória RAM no seu PC
O Windows tem presente esta informação, um local que a maioria não conhece. Optam por usar programas externos, que assim dão esta informação. Se abrirem o Gestor de Tarefas (Ctrl + Alt + Del, tecla Windows + X ou Ctrl + Shift + ESC), vão ter mais informações.
Ai dentro, no separador Desempenho, há muito mais informação. Escolham depois Memória e recolham a informação do lado direito. Aí têm a velocidade da memória, a sua forma e as ranhuras utilizadas.
O Windows tem toda a informação necessária
Nesta última encontram o número de slots presentes e quais destes estão ocupados nesse momento. Como seria esperado, o Windows tem ainda mais informação útil para dar ao utilizador. Esta está ainda mais escondida.
Precisam apenas de manter o cursor do rato em cima da área das ranhuras utilizadas. Em pouco segundos é apresentada a informação da quantidade de memória RAM cada uma das slots têm a ocupar. Podem ver o tamanho e a velocidade de cada pente de RAM aplicado em cada ranhura.
Esta informação, de extrema importância, é útil para muitos utilizadores. Desta forma simples podem ter acesso a ela sem terem de abrir a máquina ou arriscar sem saber se conseguem realizar a pretendida atualização.
Este artigo tem mais de um ano
Boas Pedro,
Se quiseres mais info abre CMD e -> “wmic MemoryChip get banklabel, capacity, caption, speed, tag, PositionInRow”
Podes correr “wmic memorychip” se quiseres tudo ou veres que columns podes fazer get 🙂
RM
Tens de concordar que é mais simples assim 😉
Off-Topic
Boas pessoal,
Eu tenho um serviço Net-Voz fibra na Vodafone numa loja e o local onde se encontra a loja foi vendido e vou ter que saír pois o dono quer reconstruir a casa toda e então comprei uma loja noutro local onde já me disseram que não havia viabilidade técnica para ter a fibra e disseram que teria que manter um serviço GSM ou BLM estando eu fidelizado. Isso é mesmo assim ou tenho o direito a rescindir caso a operadora não me dê as mesmas condições de serviço?
Vou te contar uma experiência pessoal que tive. Morava em Almada e tinha serviço Fibra da Vodafone “TV,NET e VOZ” com net com 100 Mbps. Mudei a minha residência para próximo do Estoril e perguntei na Vodafone se tinha Fibra na nova morada e disseram que sim…que manteria todos os serviços contratados na nova morada e a mudança era gratuita.Quando foram proceder à instalação os técnicos disseram que não existia fibra na zona.Contatei outras operadoras (MEO e NOS) e ambas disseram que tinham Fibra no local. A Vodafone queria “obrigar-me” a fazer um novo contrato em que ficaria com TV por satélite e net até 16 Mbps por um preço superior em cerca de 15 Euros/mês. Não aceitei e enviei uma carta a rescindir o contrato que tinha e contratei com outra operadora, Ainda me ligaram uma ou duas vezes a “ameaçarem” com processos judiciais a que eu respondi que avançassem sem problema algum.Já lá vão cinco anos…hoje a Vodafone tem aqui Fibra. Eu continuo com a MEO…a minha filha tem Vodafone! Cump.
Fala-se sempre em Windows, mas deve ler-se W 10, suponho. Tenho W Vista e não vejo nada disso.
Eu tenho o Windows 95 e também não encontro nada disso. LOOOL
O Windows Vista já não é suportado, portanto é para esquecer.
Definições –> Sistema –>Acerca de
eu já tive vários casos de que o sistema tem na bios ( e também no Windows) apresentada «X» ranhuras e na motherboard não esta soldado o slot para a memoria.
O programa CPU-Z faz a leitura também da marca da memoria, modelo, nº serie etc e também se esta a funcionar em single ou dual-channel. entre outras funções.
Instalei um dimm ddr3 adicional na segundo slot. O CPU-Z deteta-o, mas os sistemas operativos (linux e windows) não conseguem detetar a memoria. O dimm existente era um ddr3 de 4GB, o dimm que adicionei é um DDR3 de 2GB de outra marca e com velocidade de bus mais baixa. Á partida os DDR3 deviam ser todos compativeis certo ? Mas pelo que tenho visto na net, muitas vezes duas memorias de marcas e velocidades diferentes diferentes dão barraca.
Sistema operativo 32 bits?
Não, 64bits
Tem que ter a mesma velocidade
DDR3 1066 mhz
DRR3 1333 mhz (Verificar se a motherboard suporta)
O Windows parece o KDE