Limpe do menu “Abrir com”, do OSX, as aplicações que não usa
A utilização diária de qualquer sistema operativo leva a que ao fim de algum tempo ele tenha algum "lixo" espalhado dentro do sistema.
Fruto de algumas experiências ou de software que abandonaram, acabam sempre por ficar resíduos que querem eliminar por não fazerem qualquer sentido estarem presentes.
Hoje trazemos mais uma pequena dica que vos vai ajudar a remover entradas já inexistentes ou repetidas do menu "Abrir com" no OSX.
Tipicamente, quando instalamos uma nova aplicação num sistema operativo, ela tende a ficar associada ao tipo de ficheiros que consegue abrir, podendo ser criada uma entrada no menu Abrir com.
A ideia associada a esta criação e adição a este menu é a facilitação de utilização destes ficheiros, podendo o utilizador escolher a aplicação que quer usar para os editar.
Mas quando removemos dos sistemas essas mesmas aplicações é normal que as entradas desse menu Abrir com não sejam limpas e que se mantenham.
No OSX a forma de eliminar essas entradas que já não podem ser usadas é feita com um simples comando, que o que faz é regerar a lista de aplicações presentes e quais as os formatos de ficheiros associados a cada uma.
Os comandos são apresentados abaixo e devem ser executados dentro do Terminal. Os dois primeiros colocam o utilizador no local necessário para efectuar essa nova associação e o terceiro comando, que na verdade engloba três comandos, faz a reassociação e o relançar da Dock e do Finder.
cd /System/Library/Frameworks cd CoreServices.framework/Frameworks/LaunchServices.framework/Support ./lsregister -kill -r -all local, system, user; killall Dock; killall Finder; |
Notem que este é um comando que pode demorar algum tempo a ser executado no Terminal, por norma tanto mais quanto mais aplicações tiverem instaladas.
Depois dos comandos terminarem a sua execução devem voltar a chamar uma janela do Finder e procurarem novamente no menu de contexto a list de aplicações associadas, que pode ser vista no menu Abrir com.
Vão de certeza ver que a lista está mais reduzida, tendo sido eliminadas entradas de aplicações que já não se encontram instaladas ou que estivessem repetidas.
Esta é mais uma dica que podem usar no OSX para manterem a vossa máquina mais limpa e menos carregada de opções desnecessárias e que não usam.
Podem repetir esta limpeza de forma periódica para eliminarem todas as entradas que deixam de precisar, quer por terem removido as aplicações, quer por estarem duplicadas.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica mas confesso que tive de reler o título várias vezes até perceber. Sou o único? 🙂
Tens de ler mais devagar! 🙂
Já vi que alteraram o título da notícia. 🙂
E associar ficheiros a apps?por exemplo não uso o quicktime mas o VLC e gostava que tudo fosse associado ao vlc excepto o MP3…tudo o que concerne a video!
Para isso seleccionas o ficheiro com o formato pretendido, “abres” a Informação do ficheiro, seleccionas a aplicação que desejas usar [Abrir com:], e por fim clicas na opção para alterar para todos os ficheiros do mesmo tipo. Fazes o mesmo para cada tipo de ficheiro.
Mas imagino que haja alguma aplicação de terceiros que permite fazer estas modificações de forma centralizada.
e há mesmo 🙂
RCDefaultApp.prefPane
http://www.macupdate.com/app/mac/14618/rcdefaultapp
Released 20-Sep-2009 mas os comentários dizem que continua a funcionar
acabo sempre é por utilizar o método que descreveste