Guia do Facebook: Como saber se um perfil é falso?
Existem milhares de diferentes contas no Facebook. Umas de pessoas que conhecemos pessoalmente, outras de pessoas que 'já ouvimos falar', outras de famosos e outras que deixam algumas dúvidas.
Estima-se que hajam mais de 76 milhões de perfis falsos no Facebook, mas existem várias formas de identificá-los.
Vamos conhecê-las!
Existem várias pessoas no Facebook com intenções menos boas e, dessa forma, criam perfis falsos com vários finalidades, tais como vasculhar os perfis de terceiros, insultar, tentar conversas menos adequadas, passa despercebido, entre outros.
Nem sempre é fácil identificar perfis falsos, mas aqui ficam alguns passos essenciais:
Conhece a pessoa?
Um dos sinais mais evidentes de que pode ser um perfil falso é quando, na verdade, não conhecemos a pessoa, nem pessoalmente, nem da Internet. Não se conhece o nome, nem a fotografia (se a tiver) e, portanto, será melhor explorar esse mesmo perfil antes de tomar a decisão de aceitar. Caso não tenha muitas mais informações, aconselhámos a não adicionar aos amigos.
Têm amigos em comum?
Podemos até não conhecer mas, a haver alguns amigos em comum, até pode ser alguém que se interessou pelo nosso perfil. Contudo é importante ver a quantidade, e qualidade, desses mesmos amigos. Se tiver menos de 10 amigos em comum, deve ter cuidado pois pode ser alguém que, com um perfil falso, adicionou alguns amigos seus para poder ganhar mais 'credibilidade'. Analise igualmente a qualidade, isto é, o grau de significância que esses amigos em comum têm para si. Quanto menor o grau de significância, maior será a probabilidade de ser um perfil falso.
Analise bem a fotografia
Grande parte das vezes, nos perfis falsos, as pessoas que os criam retiram as fotografias da própria Internet. Optam por fotografias de pessoas 'vulgares', ou seja, que não sejam conhecidas nem famosas, e que possam ser facilmente confundidas pro alguém 'real'. Noutras vezes optam por imagens diversas como animais, flores, etc. Podem ainda optar por não colocar fotografia.
Sempre que estiverem desconfiados, analisem bem a fotografia de perfil, e pesquisem-na no Google para ver se há possibilidades desta ter sido retirada da Internet. Verifiquem igualmente a qualidade da fotografia (menor qualidade pode ser indício de falso), bem como a existência de marcas de água, urls na imagem, entre outros.
Actividade no Facebook
Outro aspecto importante que deve ser analisado é a actividade da pessoa no próprio Facebook. Ou seja, deve-se verificar, antes de mais, quando é que aquele perfil foi criado. Quanto mais recente for o perfil, maiores a probabilidades de ser falso. Analise igualmente o conteúdo que é publicado, pois, por norma, nos perfis falsos ou não há qualquer conteúdo, ou existem conteúdos duvidosos como fotografias de perfil (falsas) e algumas publicações para 'disfarçar'.
Nessas mesmas publicações, verifique o feedback, ou seja, tem likes e comentários? É normal no Facebook termos o feedback dos nossos amigos naquilo que publicamos e, caso esse feedback seja inexistente, mais se intensifica a probabilidade de se tratar de um perfil falso!
Verifique o nome do perfil
Para apanharmos os 'criminosos' devemos, antes de tudo, pensar como eles. Portanto, se quisesse criar um perfil falso iria colocar um nome estranho? Não! Quanto mais vulgar, mais passa despercebido e não levanta tantas questões. Assim, será mais provável que os perfis contenham nomes como Ana, João, Maria ou António e apelidos como Pereira, Sousa ou Oliveira. Claro que a vulgaridade destes nomes varia de local para local.
Explore todo o perfil para verificar os dados existentes
Se um perfil é falso então, obviamente, que os dados devem igualmente ser falsos. Isto se o perfil os tiver pois podem também criar um perfil com a menor informação possível, o que deve acautelar de imediato a aceitação de amizade.
Mas, se por acaso tiver dados, vamos analisá-los. Verifiquem as informações básicas como data de nascimento, localidade, etc. Quanto mais pormenorizadas e 'credíveis' forem estas informações, menos probabilidade existe de ser um perfil falso. No entanto... não significa que não seja. Pois quem quiser fazer um perfil falso bem feito, dar-se-á a este trabalho.
Verifiquem se existem laços familiares como primos, tios, etc. e se os conhece. Este é um dado muito importante pois, a não ser que aqueles 'familiares' sejam igualmente falsos, é pouco provável que a ter familiares, seja um perfil falso, uma vez que a outra pessoa tem que aceitar essa mesma relação.
Estes são os passos essenciais para a identificação de um perfil falso no Facebook.
Já identificaram um perfil falso? Que outras formas conhecem para essa identificação?
Este artigo tem mais de um ano
Ainda tinha vários amigos de 2009 que eram do tempo do farmville. Tinhas-o colocado como restrito e não os seguia. Era quase como se não estivessem lá. Mas agora, aproveitei e removio-os. No entanto há 2 ou 3 raparigas que acabei por ganhar alguma afinidade e mantem-se por lá.
No entanto, havia 3 amigas que eu tinha quase a certeza que eram um perfil falso. Utilizei quase todos os métodos aqui apresentados para despitar. Um sempre tive a certeza que seria alguem de perto, pois tenho 16 amigo em comum e até ter uma foto que desconheço. Mas vizinhos meus às vezes publicam no mural dela. Mas sinceramente não sei quem é e muito provavelmente é um perfil só para espiar. Está no grupo restrito, logo não incomoda. Vai ficar por mais algum tempo.
As outras duas, tinham uma cara bonitinha, já lhes tinha enviado mensagens a perguntar se conhecia, mas nada. Achava que seriam perfis falsos, mas nunca me tinha lembrado de procurar as fotos na net. Shame on me 🙁 Ainda por cima eu que passo a vida a fazer pesquisas em imagens. Mas elas tb estavam ali num canto dos restritos. Mas fiz papel de otário a mandar mensagens de parabens e perguntar quem eram 🙁
Note-se que recentemente apareceu-me uma moça bonita, que eu achava que entrava nesse mesmo perfil. mas descobri que afinal a franja punha-a difrente e afinal era alguem que conhecia das minhas relações profissionais. Acabamos por nos tornar grande amigos.
ahah isso eram elas que nao te ligavam xD
Foram “elas” que pediram amizade
Forever Alone detected! kkk
Muito enganada. Não tens amigos que te pediram amizade e não conhecias de nenhum lado?
Amigas com nome a terminar em “.jpg” não contam….
“Houverem”?! Porra que até me doeu os ouvidos!
Peço desculpa mas houverem existe:
Futuro do Subjuntivo
quando eu houver
quando tu houveres
quando ele houver
quando nós houvermos
quando vós houverdes
quando eles houverem
Então se existe, por que é emendou?! Deixava lá estar…………………………
Para acaso até emendar, mas depois podia haver quem também não compreendesse.
Já agora, queres comentar o post ou nem por isso?
Cumps,
Sim, de facto existe, mas o Miguel Castro não disse que não existia.
A forma verbal é desadequada ao contexto, terá sido aplicada erradamente… não é por isso que passa a estar correcta pelo simples facto de existir.
O artigo deveria ser acerca de como identificar um perfil verdadeiro.
ehehe
O meu perfil é verdadeiro e reune todas essas condições para ser falso. Nem toda a gente que anda na rede , quer a sua vida escancarada na net, para ser dado como “verdadeiro”.
ehehe então qual o objectivo? 🙂
Olha por exemplo, nem toda a gente anda no facebbok para “fazer amigos”, nem para insultar os outros anonimamente. Por exemplo para pertencer à lista do Raspberry Pi aqui do Peopleware, e seguir os assuntos sobre o mesmo, bem como seguir outros sites de tecnologia e de outro ambito que serve quase somente como um feed de notícias, não precisam de saber o meu perfil para nada nem eu quero dar. Aliás, inscrevi-me no facebook porque me “obrigaram” a isso para acompanhar e ver certos assuntos, pois do resto não me interessa essa interacção “amicíssima” 🙂
Para mim o pior perfil falso, é aquele que se faz passar por outro colocando afirmações como se fosse mesmo o autor, acontecendo mais em personalidades públicas. Isso para mim, é absurdo.
Agora, o que coloca poucas informações, o que coloca uma foto que não a sua, pode simplesmente está a resguardar-se dos perigos da rede.
Aliás, acho muito curioso que quando a PJ recomenda uma série de precauções antes das pessoas irem de férias, em que não se deve fornecer uma série de dados, a não ser a 1 ou 2 pessoas de confiança, e anunciar em voz alta as mesmas, é fantástico que as pessoas dos facebooks e outras redes sociais, vão colocando minuto a minuto onde estão, a que horas sairam , casa de onde partiram, onde estão e todo o tipo de objectos pessoais e de valor que possuem e mais toda uma série de informações que os “larápios” agradecem.
Era preferível terem um perfil falso. Estariam bem mais protegidas. 🙂
eheh 🙂
plenamente de acordo!!!!!!!!!!!!!!!
Concordo plenamente com a sua resposta. É o meu caso, só que infelizmente parece que acreditam que o meu perfil é falso pelo que qualquer dia desisto do facebook. Eu nem gosto do facebook porque infelizmente a maioria aproveita-se das informações que ponho lá para saber sobre mim e nunca respondem aos meus feed.
Grande resposta. E isso
Verdade! De qualquer forma, ter um perfil com alguma informação, desde que esteja o mais privado possível, também ajuda. Tirando pessoas que realmente conheço, quem entrar na minha página de facebook pouca coisa vê! 🙂
Eu coloco a minha vida toda no Facebook, mas tenho cuidado em ter somente pessoas que conheço como amigos.
O meu FB é privado e posso escolher quem vê determinadas publicações…
Já me deparei com perfis falsos que obviamente não aceitei…
E se tenho duvidas se é mesmo a pessoa que o perfil diz ser, pego no telefone ou no e-mail e questiono se é dessa pessoa…
Sem que sempre apagam meus comentários mas vou arriscar. Não é por a pessoa estar na Net que tem que mostrar tudo a toda gente. Estou na Net e faço parte da vossa lista de grupos e meu perfil não passaria jamais por verdadeiro. Por isso, ser falso na rede é muito subjetivo.
Não percebo porque este comment não passaria.
Claro que é subjectivo mas existem determinados padrões idênticos a todos. São mais os perfis falsos com essas características, que perfis verdadeitos 🙂
Feliz 2015
Olá boas Marisa pinto…
..Queria um ajuda sua..
…alguem fizerou o Facebook falso e andou a gosar com meu primo….
Tabem anda a dizer que nos Samos criminosos muita coisa ct….. Eu queria se você consegue descobrir que era:-!
Concordo plenamente. O meu também é muito discreto e n~~ao aceito pessoas que não conheço bem e nem todas…só mesmo as que gosto ou as k me dizem alguma coisa como pessoas.
Sim, eu também concordo mas, decerto que adicionas apenas quem conheces, portanto as hipóteses de suspeitarem do teu perfil, são mínimas.
Aqui no post é mais referente às pessoas com perfil falso que nos pedem amizade e que ficamos na duvida exactamente por não as conhecermos
Para isso basta criar um perfil para jogos sejam eles do Facebook como do Android. Como agora é moda ganhar benesses nos jogos associando os perfis às redes sociais…
Mas é… Porque os outros se expõe ao patético.para exibicionismo,imaginam que todo mundo teria de ser boboca assim. Todo IMUNDO se mostra mesmo..
Todo à toa!
Como encontro mirrors do meu perfil?
Também podes pesquisar pela foto no google.
Como se procura/pesquisa uma foto no google? Eu não tenho nenhuma!
No caso de não ter, não se pesquisa.
Caso tenha, clique com o botão do lado direito do rato em cima da imagem e escolha a opcção “pesquisar esta imagem no Google”
Gostava de saber como
nunca vi essa opção “pesquisar esta imagem no google”
bem, a mim aparece, tens que abrir mesmo a imagem, olha aqui:
http://s30.postimg.org/a6x07nak1/25_07_2014_18_39_07.jpg
Essa opção apenas está disponível no Chrome, salvo erro.
É uma funcionalidade do Google, contudo essa opção apenas está disponível no Chrome sim 🙂
http://www.google.com/intl/pt-PT/insidesearch/features/images/searchbyimage.html
ok obrigado pela informação
Eu por caso não coloco nada da minha vida pessoal no facebook , logo posso ser considerado um perfil falso ?
Em 1996 quando me liguei a net o anonimato era uma mais valia .
Não necessariamente 🙂 Mas podes passar por ser 🙂
Concordo. O facebook e outras redes sociais não têm de ser uma janela aberta da nossa vida. Ou o objectivo foi e é espiar?
Na verdade quando se cria uma conta no Facebook já estamos a revelar muitas informações.
Compreendo quem tem sem querer colocar muita informação, mas existem muitas pessoas com esse pensamento mas depois só querem ver o que os outros publicam, o que acho ser um pouco contraditório eheh
Já fiz no passado vários perfis falsos, e curiosamente um com fotos do Mariano Di Vaio teve imenso sucesso, até uma mulher que trabalha(va?) em uma discoteca me adicionou e metia conversa para tentar “conhecer-me”… como os homens devem saber, as mulheres que trabalham em discotecas e bares são as mais difíceis de engatar por serem na maior parte super assediadas, e aquela em questão deveria ser desse grupo (atraente) porque não me aceitou com o perfil com a minha foto. O mais curioso é que tinha tudo bem feitinho, e tal, mas era só para dar credibilidade e ser aceite em sites de discotecas, bares e de outras temáticas, para poder ver e meter gosto sem saberem quem era mesmo… e não para andar a adicionar pessoas! Mas lá que me adicionavam, adicionavam, à maior parte dizia logo que não era eu na foto… já que o objetivo não era enganar, mas proteger a privacidade (das pessoas conhecidas, que passavam a vida a mandar bocas por meter gostos e comentários “aqui” e “acolá”, adicionar pessoas, etc… e como o facebook não permitia pelo menos nessa altura esse nível de privacidade a todos os níveis mesmo, fazer outro perfil era a única alternativa).
Seja como for, a maior parte dos outros perfis até metia mesmo a minha foto, mas adicionava só pessoas desconhecidas (com quem não me dava no dia a dia), porque queria conhecer pessoas (facebook não quer isso, eu sei!) o perfil era verdadeiro… mas pareceria mesmo falso a qualquer um(a) se lessem este artigo.
O truque para não serem enganado(a)s é:
– Não adicionar pessoas conhecidas ou desconhecidas sem que elas tenham falado consigo primeiro pessoalmente e lhe tenham dito que a iriam adicionar no facebook delas… e que você tenha concordado em aceitar (claro).
– Se o(a) adicionarem, conhecer a pessoa, mas não tiverem falado em adicionar no facebook, mantenham na lista de espera até falarem com a pessoa pessoalmente ou no mínimo por telefone. Se não vão voltar a ver a pessoa pessoalmente, e nem sequer tem o número dela, talvez seja melhor rejeitar logo o pedido, e eventualmente aceitar novamente mais tarde se voltarem a estar com a pessoa e nessa altura falarem nisso e concordar em aceitar.
É tudo uma questão de deixar claro que só aceita se realmente achar que a pessoa em questão é alguém que não se importa que saiba de tudo na sua vida… e que todas as pessoas que possam ver a sua conta pela dele(a) também não constituem problema.
Há pessoas que não contam nada da sua vida no facebook, mas a maioria sempre acaba por meter alguma coisa de mais pessoal, ou amigos/ conhecidos da mesma.
Muita gente nunca saberia nada da vida de outros se estes não tivessem facebook, instagram, twitter, blogspot e outras coisas parecidas! Falo por mim, é assim que sei da vida de muita gente… e não sei mais porque já desisti do Facebook à algum tempo e a maior parte dos perfis exige no mínimo que se tenha conta para vê-los.
Pessoas como eu deveriam ter mais vida própria, mas como não têm, terão de proteger-vos de pessoas como eu… a menos é claro que gostem que metam gostos e tal e uns comentários simpáticos de vez em quando… e muito(a)s infelizmente parecem sentir-se muito melhor com muitos gostos e comentários mesmo que não conheçam a pessoa de lado algum!
Dito tudo isto, conheço pelo menos uma mulher, daquelas super hiper mega assediadas, que adicionou um homem mesmo só tendo falado com ele uma parvoíce qualquer numa discoteca e depois na realidade nem se lembrou mais dele, e agora são namorados e vivem praticamente juntos.
Se ela tivesse seguido o conselho de só adicionar pessoas que conhecesse pessoalmente e com as quais tivesse concordado em aceitar no facebook depois de terem falado nisso pessoalmente, nunca o teria aceite e nunca tinham começado a falar no facebook e depois a namorar… que isso no caso dela tivesse sido o melhor (não o aceitar), é a minha opinião, mas não a dela claro! As pessoas de fora percebem por vezes muito melhor o carácter das pessoas do que quem se envolve com elas… mas ela mudou (para pior infelizmente) e então agora já deve estar mais ao nível dele (não por culpa dele, mas dela e das suas decisões próprias)… a influência dele e do grupo dele provavelmente não ajudaram… mas também não servem de desculpa para o caso sequer.
ahah belo comentário 🙂
Anda um perfil falso na net de nome Manuel Sousa. que estou cansada de denunciar, pois esse senhor insulta toda gente a torto e a direito, não o tenho como amigo mas encontro-o em páginas. O facebook não o elimina, e hoje por acaso até me comunicou que tinha apagado comentários que eu denunciei em 15/5, como se isso passado mais de 2 meses me interessasse, todos viram o que escreveu. Deixo uma pergunta mais de 100 pessoas já denunciaram esse perfil e não bloqueado facebook porque razão? Eu também o posso bloquear, mas como não é meu amigo não me dou a esse trabalho, mas não admito que ofenda as pessoas de quem eu gosto.
Pode não admitir… mas continua se calhar. O melhor é só desejar que tal pessoa se dedique a coisas mais produtivas e úteis. E bloqueá-la.
Conhece a pessoa?
(…) e, portanto, será melhor explorar esse mesmo perfil antes de tomar a decisão de aceitar. Caso não tenha muitas mais informações, aconselhámos a adicionar aos amigos. (…)
Era mesmo isto que queriam dizer ou deveria ser “aconselhamos a NÃO adicionar aos amigos”? Fiquei baralhado. Não faz sentido como está …
uii o ‘não’ deve ter um perfil falso, não sei onde foi parar 😀
Já coloco lá novamente o safado!!
Obrigada 😀
🙂 sempre às ordens !!! 🙂
😉
Para que é que existe o facebook? Comunicar e fazer amigos virtuais?
Hm, não… Mas há quem apenas use para isso sim..
Mas o Facebook é muito mais que isso.
Permite:
– Acesso a informação rápida como notícias
– Estar mais perto de amigos e familiares que se encontrem fisicamente longe
– Conhecer pessoas com os mesmos interesses que nós (o conceito de amigo virtual tem muito que se lhe diga… as pessoas não são virtuais, são reais, assim como as suas publicações)
– Promover a nossa empresa, capacidades, habilidades, trabalhos
– Discutir assuntos com diferentes pessoas sobre os mais variados temas
– Ter acesso e partilhar conteúdos como texto, imagem ou vídeo
– etc etc etc
A perspectiva que indica é demasiado redutora daquilo que é o Facebook. 🙂
teresa
Não é nada tudo o que ela disse é mentira o fakebook só serve para perderes o teu tempo é uma falsa realidade porque começas a ver vários perfis falsos que tem 451 amigos que não é real porque na realidade ninguém tem 451 amigos além disso tudo o que lá postares a NSA e CIA guarda tudo as tuas fotos etc além disso podes ficar viciada ela disse-te que é tudo muito bonito etc porque ela já é viciada no fakebook além disso o que ela quer é que cries uma conta para ter mais um gosto na pagina do plware
Boas, a utilização que eu dou ao Facebook é bastante simples, tenho 13 amigos, (são poucos porque só adiciono mesmo quem eu considero amigo ou conheço bem), depois não tenho qualquer foto minha nem de nada, apenas uso uma imagem da net como foto de perfil.
De resto, a minha utilização, é para seguir novidades de certas coisas e notícias de determinadas instituições.
Fora isso, vejo as coisas dos meus amigos e comento quando achar que vale a pena.
E está feita a minha utilização do facebook.
O meu perfil passa bem por falso, mas não quero saber.
Tenho aquilo tudo bloqueado.
Plenamente de acordo, no meu perfil pessoal o meu feed só aparecem as paginas que eu gosto e sigo (como o Pplware), amigos? 23 e chegam?
O meu perfil,parece falso, mas nao e o nome eo coloquei de casada , e nme de solteira e muito diferente . Por isso nao me importa porque nao gosto da publicidade.
Há uns meses levei com um assim…fica aqui a pagina!é um gajo que se faz passar por gaja….
São todos falsos toda a gente sabe que o verdadeiro nome é fakebook
http://bit.ly/1OKyAZP
Desde que comecei a ver o programa Catfish, provavelmente o único que vejo na MTV, que me tornei muito mais atenta e faço a maioria das coisas mencionadas aqui no artigo. Só usava mais o Facebook pelos “grupos”, os quais para mim vieram de certo modo substituir os antigos fóruns online onde havia troca e partilha de conhecimento, em particular pelo grupo do meu curso da faculdade, no qual hoje em dia pode-se partilhar até apontamentos, avisos, excertos de livros que tenhamos em formato digital, mapas de frequências/exames, etc. Mas nunca usei o Facebook com o intuito de falar/conhecer pessoas estranhas, pelo que nunca adiciono quem não conheço, mesmo que tenha “amigos” em comum comigo, se a foto de perfil ou nome não me soa a nada simplesmente ignoro. Acho que o facto de que muitas vezes mencionam no Catfish de a pessoa por ter poucos amigos (por exemplo só 100) é imediatamente rotulada por “fake”, ou seja, falso não significa sempre que o perfil seja falso, eu pelo menos como já expliquei só adiciono quem conheço e por isso não tenho uma multidão de “amigos”, mas é importante lerem este tipo de artigos e acima de tudo, cuidado com o que publicam online, etc.
SS
55 Delete fakebook http://bit.ly/1COPi1P
Querem saber se um perfil é falso? Enviem uma mensagem privada para confirmar o pedido de amizade e esperem pela resposta,vão ficar surpreendidos 🙂
Eu passei por uma situacao constrangedora sera possivel haver duas pessoas a utilizar um contexto verbal igual? Essa pessoa bloquiou me porque eu a confrontei e ela negou sempre dizendo que eu nao estava bem e que estava a confundilo ele estava a seduzirme numca me perguntou nada pessoal idade trabalho.mas no Forum intimo dizia coisas porcas das quais nao gostava tipo:eu comia mta porcaria tinha ar de….
Já eu uso o Facebook com 0 (zero) amigos. Porquê? Na verdade eu uso a rede social mais pelos grupos a que estou associado e pelas páginas que “sigo” com algum interesse. De resto o pessoal “amigo” usa o telefone como eu, o Whatsap como eu e sms como eu.
Embora algumas vezes já me tenham acusado de ter um perfil falso ou que pouco ou nada posto. O perfil é meu e eu é que sei o que devo fazer com ele e não os outros. Quem não gosta que se f***…