9 Dicas para utilizar a tecnologia de forma segura nas suas férias
Se as férias há uns tempos eram sinónimo de ficar desligado do mundo, hoje o conceito é diferente. Ir de férias significa partilhas nas redes sociais, responder a e-mails, pesquisar restaurantes, partilhar fotos com a família, assistir a séries e até ver o que andam os outros a fazer...
Para que possa ter umas férias em segurança sem deixar a tecnologia de parte, trazemos-lhe algumas dicas.
#1 - Faça backup dos seus dados
Antes de ir de férias é importante guardar tudo o que está no seu smartphone ou tablet. Aliás, esta é uma prática que deveria ter constantemente, mas se o fizer uma vez por ano, já é melhor que nada.
Aproveite então a época de férias para guardar as suas fotos num local seguro, as suas mensagens mais importantes, os seus contactos, vídeos, documentos...
Esta gestão será útil não só para libertar espaço do seu smartphone, para que não tenha que parar de tirar fotos e fazer vídeos das suas férias, como lhe irá garantir que tudo o que é importante está guardado em local seguro, para o caso de perder o seu gadget ou de ele se estragar durante as férias.
Existem vários serviços disponibilizados pela Google ou pela Apple, que certamente já tem instalado no seus dispositivos e depois existe uma série de serviços de terceiros como os que apresentamos no artigo abaixo. O top foi elaborado para Android, mas muitas das soluções estão também disponíveis para Windows, MacOS, iOS e até Linux.
#2 - Ative uma forma de desbloqueio nos seus equipamentos
A segurança é a palavra de ordem e se ainda não tem definida nenhuma forma de desbloqueio para os seus equipamentos, é importante que o faça já. Neles tem informação demasiado valiosa para que esta esteja ao alcance de qualquer um.
Nas definições de Segurança e Privacidade dos seus dispositivos deverá ativar uma das formas de desbloqueio existentes que podem ir desde o desbloqueio através de palavra-passe, PIN, Impressão digital, ou até por reconhecimento facial.
#3 - Ative as opções para localizar o seu dispositivo
Tenha um iPhone, um smartphone Android ou até um PC Windows, poderá ativar as opções que permitem localizar o seu dispositivo. Com esta opção ativa, poderá não só localizar o seu dispositivo, como bloqueá-lo remotamente.
Em qualquer um dos casos, iOS, Android ou Windows, lembre-se que terá sempre que ter uma conta associada ligada, este tem que ter acesso à Internet e a localização ativa.
Caso tenha alguma dificuldade nestas configurações acima descritas, pode recorrer a uma das lojas da iServices espalhadas pelo país, que terá a ajuda necessária.
#4 - Não deixe nada no quarto de hotel
Esta parece uma dica óbvia, mas são muitos os utilizadores de tecnologia que confiam demasiado nos serviços de hotel e deixam pelo quarto o computador, os headphones, o tablet... Se o pessoal do serviço de quarto e de limpeza poderá ser de confiar, as pessoas que vão passando pelos corredores enquanto os quartos estão a ser limpos com as portas abertas, poderão não o ser.
Todo o cuidado é pouco e, por isso, se não tiver acesso ao cofre do quarto do hotel, opte por transportar consigo os seus dispositivos, ou mantenha-os escondidos em locais improváveis de forma a que não estejam num local de fácil acesso.
#5 - Não abra as suas contas mais importantes em dispositivos que não confia
Precisa de efetuar um pagamento importante, tem que responder a um e-mail com urgência durante as férias? Não use qualquer dispositivo. Os computadores e tablets que estão à disposição de qualquer pessoa nos hotéis, centros comerciais ou nas praias, não são equipamentos confiáveis. Por isso, use-os apenas para pesquisas do melhor restaurante da região ou da melhor praia, nunca coloque os seus dados!
#6 - Leve um cabo HDMI e um smartphone recheado de filmes e séries
As férias são para descansar e certamente que vai passar algumas horas deitado na cama do hotel. E que tal acompanhar o momento com aquele filme que ainda não conseguiu ver, ou com aquela série que nunca mais acaba?
Coloque tudo isto no seu smartphone, tablet ou PC em formato digital, leve um cabo ou um adaptador HDMI, ligue-o à TV e usufrua do momento. Existem serviços de streaming, como o Netflix, que permitem assistir aos seus conteúdos em modo offline e esta poderá ser uma boa opção para ver tudo em boa qualidade mas sem gastar dado.
#7 - SmartTV no quarto de Hotel, não se ligue a ela
Por outro lado, se tiver uma smartTV no quarto, poderá ser tentador colocar as suas contas de Spotify, Netflix ou YouTube, ou até ligar o seu smartphone à TV. Evite fazê-lo pelo mesmo motivo de há pouco: não é uma ligação confiável!
#8 - Não partilhe a sua localização
É tentador estar numa praia paradisíaca e fazer um Insta Story a mostrar a hora e o local onde está. Para quem é mal intencionado, esse pode ser o mote para ir ao seu encontro ou para ir até à sua casa vazia.
Evite partilhar a sua localização nas redes sociais, não divulgue sequer que entrou em "modo férias", pela sua segurança.
#9 - Cuidado com as redes Wi-Fi públicas
As redes Wi-Fi públicas podem esconder alguns perigos para os quais não está preparado. Estas podem estar sob vigilância dos hackers que facilmente conseguem intersetar as suas comunicações, ter acesso às suas senhas, números de cartão de crédito ou outras informações pessoais.
A utilização da rede móvel ou de ligação a estas redes públicas através de uma VPN são as formas aconselhadas para se manter seguro enquanto acede à Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Insta Story*
#6 = ir de férias para ver filmes??? Ridículo.
Cada um faz o que quer das férias… há quem veja filmes, há quem durma, há quem vá à pesca, há quem lave o carro… Não há regras para usufruir das férias. 😀
Ridículo porquê? um hobbie como qualquer outro. Nem toda a gente tem a vida que tu tens…nem toda a gente pode dar-se ao luxo de ver filmes no trabalho ou em tempo de nao ferias.
claro que cada um faz o que quer na férias, mas é um facto que, por exemplo, ler um livro é muito mais seguro do que qualquer das dicas do artigo 😉 altera lá o texto para “10 dicas…” 🙂 🙂
Vou brincar um pouco…
– Ir de férias e não expor tudo de preferência em directos? Então para que ia de férias? Duhh
E quanto à segurança como sabem que não tenho um daqueles alarmes Nº 1…. eheheh
– Então mas não posso ir ao web site do banco, ao e-mail pessoal, e contas de redes sociais no computador do hotel porquê? Não me vão dizer que aquilo pode ter programas espião… isso seria ilegal, certo? E nenhum hotel ia ter computadores inseguros porque em todo o lado dão conselhos para não se usar esses computadores, correcto… ou só quem se vai hospedar é que tem conhecimento dessa informação “altamente secreta”?
– Não usar o Wi-Fi? Ao preço a que está o 3G/ 4G… quando funciona sequer… é impensável seguir um conselho desses… pronto a VPN ainda vá… mas qual? Umas vigiam directamente na aplicação local, outras nos servidores, outras em ambos os lados… e outras não fazem nada disso… algum adivinho por aí? Sempre posso colocar um servidor VPN em casa… mas espera, não sou perito em informática, como vou fazer isso funcionar e não estar a abrir mais uma vulnerabilidade na rede?