PplWare Mobile

Sabe o que é e para que serve uma VPN?


Mário Sousa

Entusiasta do software, tudo começou com uma programação de Basic no Spectrum 128K do irmão mais velho! Desde aí, nunca mais parei!

Destaques PPLWARE

45 Respostas

  1. Miguel Sousa says:

    Sim utilizo. Indispensável para utilização remota ao escritorio. Utilizamos Routers Draytek no nosso caso.

  2. Spoky says:

    Rir é quem usa serviços gratuitos como CyberGhost, hotspot shield, zenmate etc.. E diz que está anónimo e pensa que ninguém sabe o que ele faz

    Esse tipo de gente é que dá gozo… Pensarem que um serviço gratuito não guarda logs 😉

    Se querem privacidade e boas velocidades fujam das VPN Gratuitas, quem usa nem sabe o que está por detrás do negócio pois alguém tem de pagar os servidores… Então aquelas gratuitas e sem publicidade são ainda piores

  3. ARod says:

    Usei o Private Internet Access durante um ano, para quem está a começar serve bem pois é barato e muito fácil utilizar, cheguei a instalar nos pcs de familiares e eles até hoje ainda nem repararam, sendo para mim o único e grande senão o ser sediado no USA.
    Actualmente uso ProtonVPN pese embora ainda tenha muitos glitches a nível de interface, apoio a equipa Proton.

  4. Joel Carneiro says:

    Eu uso a VPN da Faculdade para ter acesso a artigos e material de pesquisa

  5. retlaw1973 says:

    A VPN serve tb para eu poder utilizar o excelente BBC Iplayer em Portugal. Ligo-me a um servidor UK e já a bombar…

  6. Diesequan34 says:

    VPN é mandatory para aceder à deep web…

  7. Nuno Pereira says:

    Então e utilizando a pure VPN posso aceder ao catálogo Netflix dos usa ou é detectado como sendo uma VPN?

  8. Jorge says:

    Neste momento uso a VPNarea. Pesquisem … é muito boa. Relativamente á PureVPN é das piorsinhas que existem. Já usei e tem buracos por todo o lado. Não bloqueia webrtc automaticamente e nem ipv6. Não tem servidores de DNS proprios e nem mesmo de terceiros (daqueles que não guardam logs)…
    O VPNarea tem tudo isto e muito mais. Os utilizadores ARod e Spoky falaram de alguns bastante bons também.
    Façam as vossas pesquisas. Os serviçoes de VPN pagos não são todos bons.

  9. Pedro Fernando Luzolo says:

    VPN é muito bom para segurança na rede, para que uma empresa seja seguro a utilização de VPN é muito interessante.

  10. Shakan says:

    Estive a ver os serviços disponibilizados pelo PureVPN e parecem-me bastante completos. No entanto não consegui descobrir se os diferentes planos são multiplataforma e para quantos dispositivos dão ao mesmo tempo, ou seja, será que posso ter com a mesma conta 3 telemóveis e dois PC’s ligados ao mesmo tempo?

  11. Alberto Jesus says:

    Existem outras soluções que permitem a utilização de uma VPN, protecção de antivirus, firewall, etc. Para quem queira apenas um browser com essa funcionalidade pode experimentar o Opera.

  12. Néné says:

    Browser opera com vpn, simples e gratuíto

  13. Joao ptt says:

    Para quem está a utilizar VPN para simplesmente aceder à Internet, não se deve esquecer de utilizar uma firewall de software, já que a VPN ultrapassa as firewall’s físicas locais… muitos prestadores destes serviços alertam para isto.
    Na lista falta o: “Homem de negócios” porque este tipo de pessoas tendem a ser alvos de espionagem em algumas situações (banqueiros, indústria automóvel, indústria de aviação, indústria naval, etc.) e ter uma VPN SEMPRE activa pode realmente dificultar a espionagem tanto em redes locais como até feitas no operador local.

    Uma VPN ser partilhada e gratuita não têm de ser necessariamente má! Já identifiquei uma VPN que é gerida por uma empresa de segurança física (alarmes, vigilância, etc.)… parece-me simples encontrar uma explicação para isto: se muitas pessoas não clientes estiverem ligadas ao mesmo servidor VPN partilhado que os seus clientes torna-se mais difícil identificar os seus clientes VIP e assim mantê-los mais seguros na Internet quando ter algum anonimato é importante para os mesmos.
    Naturalmente que o caso acima da empresa de segurança não é certamente o caso da maioria dos serviços VPN gratuitos, e até porque a empresa que refiro acima não fornece programas mas apenas os ficheiros “ovpn” para as pessoas se ligarem por programas à sua escolha que suportem OpenVPN.

    Embora existam diversos tipos de VPN’s as mais seguras utilizam o OpenVPN, mas mesmo nessas já tenho reparado que muitos prestadores não tomam as medidas mínimas necessárias para prevenir ataques simples, coisas como: proteger o canal de dados e o canal de controlo com cifragem; colocar um algoritmo seguro de autenticação; verificar que o certificado do servidor é mesmo o correcto; não bloquear DNS exterior à VPN; não utilizar a versão mais recente TLS 1.2; não se ligarem ao servidor remoto por endereço IP; não bloquear ligações IPv6 ou melhor ainda não fornecerem endereçamento IPv6.

    Normalmente quantos mais anos tem o operador de VPN pior tende a ser a sua segurança, infelizmente, pelo que tenho visto, com poucas excepções… e normalmente as poucas excepções são fáceis de identificar porque eles fazem questão de anunciar todos os novos métodos de segurança introduzidos e alguns vão até mais longe ao ponto de tomarem medidas para prevenir que os web sites e outros consigam identificar facilmente que se trata de uma ligação VPN só pela análise do tipo de ligação (útil para prevenir que certos web sites bloqueiem a ligação e para prevenir que determinadas firewall’s empresariais/ governamentais bloqueiem a ligação).

    Como saber se o operador regista as ligações normalmente é mais simples do que muitos pensam, basta ler os termos e condições e ainda políticas de privacidade e de abuso… se em algum lugar disserem que podem bloqueá-lo se decidir utilizar o serviço para coisas erradas então é porque registam ou está num servidor só utilizado por si! Independentemente de dizerem que não registam… se o podem bloquear por utilizar o serviço para coisas erradas só existe essas duas hipóteses que é registá-lo ou estar num servidor dedicado só para si.

    Se utilizar um servidor VPN partilhado com mais utilizadores, tal serviço só será confiável se o prestador de serviços disser que como não têm como identificar os abusadores que a forma como respondem a avisos de abuso é bloqueando toda a gente nesse servidor VPN àquele serviço do qual receberam reclamação de utilização abusiva.

    É relativamente fácil de verificar se o operador toma as medidas mais simples de segurança ou não analisando por exemplo o ficheiro ovpn (para OpenVPN):

    block-outside-dns
    remote-cert-tls server
    remote-cert-eku “TLS Web Server Authentication”
    verify-x509-name vpn.yourbestvpn.example name
    tls-version-min 1.2
    tls-cipher TLS-DHE-RSA-WITH-AES-256-GCM-SHA384
    cipher AES-256-CBC
    auth SHA512

    Devem ainda ter:
    Uma chave “tls-auth” ou melhor ainda “tls-crypt”

    E as ligações ao servidor devem parecer-se mais com isto:
    remote 185.100.86.100 443 udp

    do que com isto:
    remote vpn.qualquercoisa.example 443 udp

  14. Lunatic says:

    Bom dia.

    Alguém sabe se é possível ter uma VPN para quem fizer mining com máquinas que trabalhem com o sistema EthOS?

  15. XYZ says:

    “Em traços gerais é criada uma “rede virtual” entre o nosso PC e a máquina de destino, sendo que todo o tráfego passa a ser cifrado ponto a ponto.”

    não é bem assim…
    é cifrado ponto a ponto se ambos os computadores tiverem a mesma VPN… caso contrario é cifrado até ao servidor da VPN, aí vira uma ligação normalissima como as outras…

  16. Bernardo Faustino says:

    o que acham do tunnel bear?

  17. PeterSnows says:

    Bom dia ando fora disto das vpns ha algum tempo.
    Comp+rei agora por 2 anos.
    Tenho algumas questoes em relacao ao PureVPN:
    – posso usar outro cliente, correcto openPVN, … ?
    – posso fazer split VPN ?
    – posso enviar so o trafego de uma dada app pelo OpenVPN ?

    Pedro

  18. Hefesto,o Grande says:

    Excelente artigo,Mário Sousa.É uma coisa que me interessa muito.Só queria perguntar ao autor ou a quem me possa dizer se existe alguma VPN sem ser paga(sem ser aquela da Hola).O meu muito obrigado. 🙂

  19. Alexandre Duarte says:

    já usei a Astrill agora estou a usar a IPVanish

  20. Zinco says:

    A PureVPN enquadra-se no conceito de VPN’s ?! Parece-me mais uma coisa tipo TOR.

  21. Informático Amador says:

    A PureVPN parece funcionar bem em Windows e em Android. Já em Linux Mint… Não funciona tão bem. Apesar de ter seguido o guia deles, passo a passo, a PureVPN PPTP nunca funcionou. Configurei uma PureVPN OpenVPN e essa já deu, mas à noite praticamente é impossivel ligar e em termos de P2P é inutil. Eu pelo menos não consegui por o qbittorrent a funcionar, nem de dia nem de noite. Falo em termos de Linux Mint. Posso ter escolhido mal o servidor, não sei, sou um bocado novato nisto das VPN’s. Bom 2018 para todos

  22. Severus says:

    Desaconselho o uso do PureVPN, é de uma empresa da China, e muitos servidores que tem são virtuais e nao se localizam nesses mesmos locais.
    Aconselho entretanto, AzireVPN, e Windscribe. Isso sim, simples e eficaz.

    • Severus says:

      –Muitos servidores não são “reais”, apenas virtuais, o que abrandam, em muito a velocidade do download.

      Eu estou muito infeliz com essa empresa pois eu tenho uma conta vitalicia, e oferece velocidades muito pobrezinhas. Tive que mudar para windscribe.

  23. KI says:

    Uso a Windscribe paga, tendo comprado uma versão em promoção com assinatura lifetime. Tem servidor em PT e não sendo uma velocidade grande 60mb não me queixo. A nível de segurança não sei se é das melhores, mas deve ser pelo menos melhor do que não ter nada.
    Nunca li se guarda logs, se alguem tiver mais feedback que diga.

  24. rodrigo says:

    Atualmente uso Windscribe versão gratuita. é boa? alguém ai sabe de alguma VPN boa, eficiente e de qualidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.