Dica: Windows Defender tem funcionado no Windows 10? Veja o histórico de ameaças
O Windows Defender é hoje uma das principais propostas de segurança do Windows 10. Amadureceu e tornou-se a opção de muitos para os seus sistemas operativos e nele confiam para estar protegidos de todos os ataques.
Este funciona de forma discreta e, preferencialmente, sem qualquer intervenção do utilizador. Mostra alertas em caso de problemas, se assim o desejarem. Mas será que o Windows Defender está a funcionar no Windows 10? Há uma forma simples de ver o histórico de ameaças.
Windows Defender protege o seu sistema operativo
A integração da solução de segurança da Microsoft no Windows é total. Vem nativamente com o sistema operativo e conhece de forma única os pontos de entrada de todos os problemas que venham a surgir.
Para saberem como o Windows Defender tem estado a tratar das ameaças que têm surgido, só precisam de olhar no local certo e averiguar os dados presentes. Estes revelam todas as medidas tomadas e também de onde surgiram.
Segurança do Windows é a porta de entrada
Comecem por abrir a app Segurança do Windows, colocando este nome na pesquisa do Windows 10. De seguida, devem escolher a opção Proteção contra vírus e ameaças da lista presente na área Segurança de relance do Ecrã principal.
Aqui dentro, e junto à área de testes rápidos do Windows Defender, têm acesso aos dados básicos das ameaças que afetaram o Windows 10. Devem, no entanto, aceder à opção Histórico de proteção para avançar para dados mais concretos.
Como o Windows 10 foi protegido
Na parte do histórico têm acesso a todos os dados recolhidos de ameaças que afetaram o Windows nos últimos tempos. A informação tem vários níveis e está agrupada por tipos de ameças que foram apresentadas ao sistema operativo.
Podem, de imediato, usar a opção de filtros para acederem aos dados de forma mais precisa. Para além dos tipos de ameaças, podem também filtrar por gravidade ou ações recomendadas pelo Windows Defender.
A lista de ameaças fica completamente visível
Cada uma das entradas pode ser aberta e aí estará toda a informação que precisam saber. Local, estado e tipo de ameaça podem de imediato ser vistos. Presente está a opção Ações, que permitirá autorizar o acesso ao ficheiro.
É desta forma simples que podem saber o que o Windows Defender tem estado a fazer no Windows 10. Toda esta informação é útil e importante, para no limite saber se têm existido ameaças e como este tem reagido a elas.
Este artigo tem mais de um ano
Utilizando o computador devidamente atualizado, sem andar a clicar e abrir tudo o que aparece o Windows defender é suficiente, ou o complemento de outro programa, torna o sistema mais eficaz?
Se tiveres conhecimento do que fazes e como te proteger até de Phishing e ataques comuns, sim é suficiente. Caso não saibas metade disso ou nem um pouco não não é suficiente.
Até um Script Kiddie faz bypass ao Windows Defender, ransomware brincam a vontade e Windows Defender nem vê-lo.
Só quem não esta por dentro do assunto, ou não conhece realmente a realidade para dizer que o Windows Defender é suficiente para um utilizador básico com conhecimento muito básico.
Eu não tenho nada no histórico de protecção. 😐
O Windows Defender é um componente básico, Ramsomware entram ai a brincar entre outros virus. É basicamente um “Joke” esperar que o Windows Defender seja um “antivirus” é o mesmo que querer apanhar um Ramsomware e esperar o Windows Defender faça o seu trabalho.
Anyway, o WD é bom para utilizadores avançados e que tenham algum conhecimento. Caso contrário, é apenas algo a consumir RAM de forma inútil.
Quem acredita que o WD protege, então que vá estudar Engenharia Reversa e logo descobre se é assim tão bom quanto pintam.
By the way, para os críticos não estou a dizer que Antivirus pagos são imbatíveis mas a nível de segurança é muito maior.
**ransomware (não vá ser crucificado pelos maníacos fãs de Camões, Fernando Pessoa!)
14 anos a utilizar linux, inclusivamente no trabalho, e não sei o que um vírus, um ataque ransomware, um bluescreen, dados perdidos, etc etc…