Dica: saiba quantos disparos tem o obturador da sua câmara DSLR
Algo muito importante de avaliar numa câmara fotográfica é a quantidade de disparos que já foram realizados pelo obturador da DSLR.
Este elemento reflete, de forma direta, a saúde e desgaste do terminal. Deste modo, saiba como pode consultar, de forma simples, este dado.
Há vários parâmetros que influenciam a duração e tempo de vida útil de uma câmara fotográfica. Alguns elementos, com o devido uso, podem durar uma infinidade de tempo. Não obstante, outros componentes têm um desgaste que deriva do uso da câmara.
Nas DSLR, um desses componentes é o obturador. Este move-se sempre que é tirada uma fotografia, de modo a que a luz chegue ao sensor. Tratando-se de uma peça mecânica, a cada disparo ocorre um natural desgaste.
Nesse sentido, é importante estar atento ao número de disparos que o obturador já efetuou. Conheça uma forma simples de consultar este dado!
Camera Shutter Count, o site onde pode saber quantos disparos tem o obturador da sua DSLR
O Camera Shutter Count é o website onde poderá verificar esta informação relativa à sua DSLR.
Nem todas as DSLR são suportadas, mas a lista é extensa e pode ser consultada logo na página inicial do site. Para além disso, o restante procedimento é bastante simples.
Caso a sua DSLR conste na lista, basta selecionar então a última fotografia que captou com a máquina fotográfica. A foto deve ser submetida no website no ficheiro original, sem qualquer tipo de edição.
Logo após ter realizado este passo, será exibida a quantidade de disparos já efetuados pelo obturador da sua máquina fotográfica. Para além disso, em determinadas máquinas, constará ainda o tempo de vida útil restante ao equipamento, tendo em conta as estimativas da própria fabricante.
O serviço, da autoria da Digital Photo Gallery Limited, garante que não armazena as fotografias submetidas no site.
A resposta parece simples, mas é interessante ver o resultado...
Este artigo tem mais de um ano
… e eu que pensava que o elemento que tinha vida útil e sem possibilidade de manutenção era o sensor…
o obturador é mecânico e dura uma vida. ao contrário do sensor que tem uma vida estimada de 150 a 250000 capturas.
pelo vosso artigo a mirrorless são eternas
Estás a trollar,certo?
nopes
Isso está aí um pouco confuso. O sensor, como tudo, terá vida limitada também, mas tem duração muito maior que o obturador. No limite poderás ter uma máquina que levou vários obturadores por terem atingido o seu fim de vida e manter sempre o mesmo sensor. Por ser mecânico é que o obturador tem vida limitada. Se for eletrônico, aí a coisa é diferente.
é exactamente ao contrário. o obturador continua a ser a mesma peça das máquinas de rolo. dura uma vida inteira. ok! não a ponham debaixo de água, no meio do nevoeiro do mar, etc. com uma manutenção simples e espaçada é eterno. o sensor já é outra coisa. experimentem deixá-lo em bulb durante o dia e depois contem-nos o resultado.
o sensor depois dos 150/250k começa a ficar com pixels cegos. não é instantâneo.
Você está completamente errado e a vida da máquina é dada pelos disparos feitos pelo obturador e, caso tenha, o espelho. De resto não vale a pena argumentar.
errado. Muito errado.
meu caro @josé o que diz é verdade numa slr, aquilo a que chama “máquina de rolo”, pleo simples facto de o número de fotografias tiradas com uma slr ser, por norma, muito menor do que o que hoje se tira hoje com uma dslr.
mesmo as slr nas mãos de profissionais estavam várias vezes em manutenção e a substituir obturadores precisamente por que estes avariavam.
hoje acontece o mesmo com as dslr.
por algum motivo as marcas publicam o valor relativo ao shutter count ou shutter actuations.
usando as expressões em inglês percebe-se muito melhor a que os fabricantes se referem efetivamente e, sem dúvida alguma, que se referem ao obturador.
o que fala sobre os sensores tem muito que se lhe diga. não há números estatísticos que demonstrem ao fim de quanto tempo um sensor adquire pixeis defeituosos. para baralhar ainda mais as coisas um sensor pode ter básicamante três tipos de problemas com os seus pixeis: dead, stuck e hot; e não vai encontrar nenhum fabricante que se refira a estatísticas sobre isto em parte alguma
Por essa ordem de ideias a minha velhinha 40d esta cega, com mais de 1 milhao de disparos, foi feita uma manutenção com perto de 400 mil disparos ao obturador, minha 7d mark 2 a chegar aos 800 mil e 90% do tempo a metralhar
A minha primeira câmera, fez 360k disparos! Uma nikon dslr, entrada de gama, D3200. Nunca teve qualquer problema. O problema dela, fui eu, que a deixei cair.
um exemplo em particular não serve para chegar a conclusão nenhuma.
uma nikon d3200 tem um shutter count anunciado pela marca de 100 mil atuações. se no seu caso fez 360 mil sorte sua, e ainda bem, mas não pode daí tirar conclusão alguma a não ser que a deve ter tratado muito bem e teve sorte ou que a tratou mal e teve muitaaaa sorte
Ok josé, bom fim de semana para ti.
para esclarecer, acho que melhor do que quem FAZ as máquinas não haverá:
“Nikon DSLR cameras incorporate a shutter mechanism capable of moving extremely fast to help capture split second detail. The mechanical precision required to achieve shutter speeds up to 1/8000s is awe inspiring. However, as with everything mechanical, it may need to be serviced or replaced someday.”
https://www.nikonimgsupport.com/ni/NI_article?articleNo=000003332&configured=1&lang=en_US
facto mais do que conhecido de quem tem uma (D)SLR.