Correção para Erro de Ligações Seguras com KIS2015
Por Fábio Serpa para o Pplware
Este post é para todos os utilizadores do Kaspersky 2015 que estão a usar a versão 15.0.1.415, a que foi testada, sendo possivel que o mesmo aconteça na versão 15.0.0.463, e que, ao tentar aceder um site usando uma ligação SSL (tal como https://google.com ou https://gmail.com) recebe uma mensagem como esta:
"Esta ligação não é de confiança
Pediu ao Firefox para se ligar com segurança a mail.google.com, mas não podemos confirmar que a sua ligação é segura.
Normalmente, quando se tenta ligar com segurança, os sítios apresentam a identificação de segurança para provar que você está no bom caminho. No entanto, a identidade deste sítio não pode ser verificada.
O que devo fazer?
Se se costuma ligar a este sítio regularmente sem problemas, este erro pode significar que alguém está a tentar fazer-se passar por este sítio e como tal não deve continuar."
Problema?
Por alguma razão Kaspersky não está a instalar o certificado da Kaspersky no navegador Mozilla Firefox, que é um dos três navegadores suportados por Kaspersky para instalar o certificado automaticamente (testado no Internet Explorer e Google Chrome sem problemas).
"O certificado é instalado automaticamente se usar o Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome. Para verificar ligações encriptadas no navegador Opera, tem que instalar o certificado da Kaspersky Lab manualmente." ver aqui
Solução:
Instalar o certificado da Kaspersky manualmente. Siga estes passos:
1. Abra a janela principal do navegador.
2. Clique no botão ALT para abrir a barra de menu. No menu, selecione Ferramentas > Opções.
3. Clique no ícone "Avançado"
4. Escolher a aba "Certificados"
5. Clique no botão "Ver Certificados"
6. Na janela Gestor de Certificados vá ao separador Autoridades
7. Clique no botão "Importar..."
8. Procure o caminho para o ficheiro de certificado. A pasta por defeito é: C:\ProgramData\Kaspersky Lab\AVP15.0.1\Data\Cert\
9. Escolha e clique em Abrir: (fake)Kaspersky Anti-Virus Personal Root Certificate.cer
10 Na janela de "a transferir Certificado" selecione os fins em que confia o certificado para executar
11. Clique em OK para fechar cada janela
12 Na janela Gestor de Certificados, garanta que o certificado da Kaspersky Lab está instalado e clique em OK
Nota: Caso esteja a usar mais que um perfil do Firefox, terá que repetir estes passos novamente para cada perfil.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso reparei nisso na semana passada depois de formatar o PC.
O problema apenas acontecia com o Firefox, por isso fui às configurações do KIS e adicionei os endereços google.com e .pt e ficou resolvido.
Testei agora apaga-los e testar esta solução, e pelos vistos funciona também.
Obrigado Fábio e Marisa.
Essa também é uma possível solução, mas na minha opinião tem um senão, que é o de todas as vezes que se for visitar uma ligação SSL ter de ir às configurações do KIS2015 para adicionar as excepções, o que acaba por ser um bocado chato.
Já com esta, fica lá o certificado a identificar sempre qualquer ligação SSL que se visite. e só se tem que fazer uma vez (excepto caso haja múltiplos perfis) 😉
Daí preferir esta solução 🙂
Claro também prefiro esta, mas como na altura não conhecia outra, foi a que me lembrei.
O que querem dizer com 15.0.1.415 (Versão de manutenção),
Versão de manutenção?
Versão de manutenção, vem de “maintenance release”, também conhecida por “minor release” que se pode traduzir por versão/lançamento intermediária(o), e é uma versão que tem apenas como objectivo corrigir pequenos bugs ou falhas de segurança. Não há o acrescentar de novas funcionalidades em comparação com a versão corrente.
Neste caso concreto o problema foi detectado na versão 15.0.1.415 que é uma versão de manutenção em relação há que já existia que era a 15.0.0.463, que não tive oportunidade de poder testar e confirmar se existia o problema também.
Daí eu ter especificado que o problema era para a última versão existente do KIS2015.
Espero ter esclarecido a dúvida. 😉
“Não há o acrescentar de novas funcionalidades em comparação com a versão corrente.”
Errado, aqui podes ver que foram adicionadas novas funcionalidades
http://products.kaspersky-labs.com/portuguese/homeuser/kis2015/release_notes_kis_pt.html
No meu comentário, faltou-me escrever “normalmente” antes dessa frase, e isso porquê? Porque o que eu disse foi genérico, e depende muito de empresa para empresa como fazem as suas versões de software.
Pode ver aqui:http://en.wikipedia.org/wiki/Software_versioning
no tópico “Incrementing sequences”
peço desculpa mas acho que nao é do antivirus.
A mim acontece, mas com avast e ainda por cima no cliente de email, neste caso mail da apple.
Eu ja não acedo á algum tempo via web, mas para acontecer tanto via web como cliente de email deve ser problema da google. 😉
Fui testar agora a tua teoria (o ser problema da Google), e és bem capaz de ter razão, pois removi o certificado do browser e o aviso de Ligação não segura só me aparecia nos dominios da Google, tal como referi no post. Outros como Facebook, eBay ou Twitter, funcionavam bem sem aparecer o aviso.
Contudo, na minha opinião, acho que é preferível ter lá (no browser) o certificado do anti-virus, e isso sim é um “problema” que se passa com o Kaspersky 2015, não tive esse problema no 2013(eu fiz a actualização do 2013 para o 2015, logo não testei o 2014 e dele não posso falar).
Já que, como expliquei, no post o Kaspersky instalaria automaticamente o certificado nos 3 maiores browsers, e isso não acontece no Firefox de momento.
Não testei, obviamente a parte do avast!, peço desculpa quanto a isso.
Olha se calhar a tua teoria da Google pode não estar certa 🙂
fiz mais umas pesquisas sobre o assunto e encontrei quem se queixe de ter este problema ao aceder a qualquer site usando o KIS2015:
http://forum.kaspersky.com/index.php?showtopic=307761&st=0&p=2311233&#entry2311233
Aqui não resolveu nada, e não é só Firefox também no IE e provavelmente nos outros browsers também.
Informem-se melhor porque este problema já existe desde a versão 2014. Não é exclusivo nesta versão de manutenção 1, na versão 15.0.0.463, também tinha esse problema.
Mesmo quando fazia uma instalação limpa do windows com o 2014, passado uma semana, começava a dar estes erros.
Sinceramente este antivírus está ficar cada vez pior desde a versão 2014, uma das coisas que ainda não corrigiram foi o tempo de arranque, demora imenso tempo primeiro que apareça a interface gráfica, coisa que não acontecia na versão 2013.
Vá lá ao menos voltaram a colocar as configurações avançadas que tinham retirado na versão 2014.
O comentário está a referir várias versões do KIS, pelo que percebi já tiveste instalado o 2013, 2014 e agora o 2015, pode ser que haja aqui algum problema com as instalações/desinstalações do KIS.
Porque isto foi testado, e já em 2 comentários foi dito que funcionou.
Posso, eventualmente dar uma ajuda, se assim quiseres.
Já uso desde a versão 2012, mas estes problemas chegaram na versão 2014. Normalmente formato o pc quase de 6 em seis meses por isso não será das instalações e desintalações. Como estou a precisar de formatar o pc não me estou a preoucupar muito. Mas queria esperar pela versão de manutenção 2 final, para formatar o pc e ver se continuam com esses problemas numa instalação limpa. Se continuar assim simplesmente mudo de antivirus. Já começo a ficar farto disto sou obrigado a desligar a protecção lol. Obrigado na mesma.
Obrigado pela ajuda!
Marisa Pinto,
Vou explicar como se faz segundo Kaspersky Lab Forum!!
1º No SO WINDOWS temos que assinalar a box dos “Itens Ocultos” para vermos a pasta onde está o certificado do KASPERSKY.
Solução:
Instalar o certificado da Kaspersky manualmente. Siga estes passos:
1. Abra a janela principal do navegador.
2. Clique no botão ALT para abrir a barra de menu. No menu, selecione Ferramentas > Opções.
3. Clique no ícone “Avançado”
4. Escolher a aba “Certificados”
5. Clique no botão “Ver Certificados”
6. Na janela Gestor de Certificados vá ao separador Autoridades
7. Eliminar todos os certificados com o nome de ” KASPERSKY”
8. Clique no botão “Importar…”
9. Procure o caminho para o ficheiro de certificado. A pasta por defeito é: C:\ProgramData\Kaspersky Lab\AVP15.0.1\Data\Cert
Não esquecer que para verem esta pasta têm que assinalar no windows “ver itens ocultos”
10. Escolha e clique em Abrir:(fake)Kaspersky Anti-Virus Personal Root Certificate.cer
11. Na janela de “a transferir Certificado” selecione somente a 1ª caixa ” TRUST THIS CA TO IDENTIFY WEBSITES.
As outras 2 boxes ficam sem visto.
12. Na janela Gestor de Certificados, garanta que o certificado da Kaspersky Lab está instalado e clique em OK. Reiniciam o browser e já está.
Se quiserem aqui fica o LINK do Kaspersky Lab Forum onde falam desta situação e da resolução da mesma (em inglês).
Espero ter ajudado porque tenho o KIS 2015 e aconteceu-me o mesmo no FIREFOX 33 em WINDOWS 8.1
Abraços,
Raul
pois, eu não consigo encontrar “AVP15.0.1\Data\Cert”. deve ser então porque preciso de assinalar a box dos “Itens Ocultos” no SO WINDOWS mas não sei como o fazer.
Podem-me ajudar?
O problema foi resolvido. Obrigado.
UPS… Esqueci-me de adicionar o link no post anterior, mas aqui está:
http://forum.kaspersky.com/index.php?showtopic=307761
“testado no Internet Explorer e Google Chrome sem problemas” Vocês sabem que o Chrome utiliza as mesmas definições do IE… certo? Se funciona num funciona noutro.
Se não querem ter o problema em nenhum dos browsers, utilizem o certificate manager do Windows, simple as that. Deste modo também podem usar o Opera, Safari, etc, sem ter que importar o certificado um por um.
Cumprimentos 😉
Eu não tenho o Kaspersky e está-me a dar esse erro! Não sou capaz de aceder no IE nem no Firefox
Muito obrigado pela ajuda 🙂