Quantcast
PplWare Mobile

Conheça 15 funções essenciais do Excel

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. Manuel Silva says:

    Quem tem de usar a concatenação frequentemente pode usar, em alternativa, apenas o operador &.

    Exemplos:
    =A1&A2
    =A1&”texto”
    =A1&” “&A2

    Não encontrei a função SE (IF) que é também muito usada/necessária…

  2. Mário says:

    Essas são algumas das funções essenciais , mas tal como no Access também é possível fazer algumas “aplicações”

  3. Nuno says:

    Boas, onde posso descarregar um manual de Excel ? Obrigado

  4. redefoca says:

    Vocês têm todo o direito de gabar uma suite paga ao mesmo tempo que a têm gratuitamente. Também têm toda a razão de aceitar que os vossos ficheiros fiquem guardados num formato protegido de modo que se alguma coisa correr mal nunca mais conseguem recuperar já que o código fonte é fechado.

    Também não critico estarem a exibir na sua maioria funções que sempre existiram em versões bem anteriores e claro que existem no LibreOffice. A diferença é que no libre os vossos ficheiros ficam guardados num formato dinamico e open source ao mesmo tempo que têm as funções do excel no libreoffice para os vossos trabalhos.

    Mas, claro o office é muito mais bonito. Não interessa se ele não vos traz segurança nem que vocês nunca pagariam aquele serviço. Não importa que existe grupos de pessoas que lutam para que exista sistemas livres e mais robustos. O mais importante é que o office é bonito e de alguma maneira ainda conseguem baixar ele de borla. No fundo é o que fazem com as vossas relações.

    Estes toturiais nada positivos para a comunidade deviam ser eliminados ou então deviam exigir um pagamento à microsoft pois estão a fazer o trabalho sujo dele. Desculpa lá o meu comentário Mário. Tive de dizer isto. Porque não fazeres o mesmo para o LibreOffice? Achas que é assim tão dificil aplicares os mesmos principios lá? É tudo mais ao menos a mesma coisa. As diferenças são aquelas que já disse.

    Fico à espera. cmp

    • Vítor M. says:

      Já viste se não fizemos já? vamos passando por todos, embora que há muitos mais a usar Excel que Calc, como sabes. Mas nós vamos passando por todos. Agora, também posso deixar-te um desafio: que tal fazerem para Calc 15 fórmulas úteis?

      • redefoca says:

        Olá Vitor,

        Obrigado pelo desafio faria isso com todo o gosto. Como sou anónimo teria dificuldade no entanto quem sabe um dia apareço huahaha ha… por agora só quero criticar de forma construtiva e por vezes provocadora, claro sem intenção de ofender ninguém.

        O Calc é uma ferramente excelente de trabalho que merece tanto destaque quanto as distribuições Gnu/Linux. Obviamente exagerei, é sempre positivo aprender mesmo no excel que é visto um pouco como um bicho papão. Não é um bicho talvez nos cursos seja ensinado de forma desapaixonada e confusa. Então, estes artigos estão mesmo prontos a consumir numa simples pesquisa pelo google e em português de portugal.

        É notório o vosso esforço em mostrar alternativas open source e robustas mais em sistemas operativos que softwares. É nesse ponto que quero tocar. Muitas das peças que ouvimosvno rádio principalmente nas emissoras de informação como a TSF por exemplo os jornalistas (muitos deles) usam o audacity por exemplo (…) enfim podia nomear muitos outros softwares como o Kdenlive para edição de video que parece muito básico só que não, o GIMP para edição de imagem, enfim você conhece-os muito melhor que eu que aprendi muito consigo ao longo dos anos que aqui venho.

        Obviamente os leitores querem tutoriais iguais a este artigo e vocês fazem bem o vosso trabalho. Eles usam Office, Photoshop e por ai vai… Mas, também sabemos que o pplware também educa, consciencializa e transforma. Optar pelo LibreOffice no primeiro momento não é agradável nem aos olhos nem ao status. Vão achar-vos esquisitos por não usarem o office. É então que entra primeiro a informação do tão grande e importante são estes projetos e as diferenças dos dois softwares.

        É nesse sentido que se baseia a minha critica.

        • Vítor M. says:

          Na verdade usamos em muitos cenários o OpenOffice e o LibreOffice, alias se pesquisares já falámos dessas suites há muitos anos, mesmo há muitos anos. Claro que o impacto, mais ao nível profissional, é maior com o Excel, até porque neste nível de aplicação ainda nada chega à ferramenta da Microsoft. Claro que podemos fazer muita coisa com o Calc e por isso é que a usamos em muitas empresas com quem trabalhamos e muitas pessoas que cooperam connosco estão já bastante enraizadas com elas. Mas podemos fazer também para essas suites sim. Se quiseres… já sabes, portas abertas.

    • Luiz says:

      Affff, nao ajuda em nada a comunidade… hahahahahah

      Quem aqui quer ajudar uma comunidade desunida e que ainda na eh funcional?

      Qntas utilizadores do MS Office existem em face dos outros?

      Cada 1 q so aparece pra encher o sac….

    • Abilio Matos says:

      E se não sabes, ficas a saber que o formato xslx e todos os que terminam em x na suite Office da Microsoft são open-source e que por acaso são diversos ficheiros xml englobados num ficheiro único.

      Basta abrir o ficheiro como se fosse um zip e verificar.

  5. José Carlos says:

    Boa Tarde!
    A propósito do excel, será que alguém me podia dar uma ajuda!
    Precisa de uma formula / função que fizesse o seguinte: Tenho um filtro numa coluna, e eu queria que o filtro seleccionado aparecesse noutra célula! Ou seja, filtro cliente X e o Cliente X apareceria numa célula Y à minha escolha!
    Se alguém puder ajudar, ficaria agradecido!

    • Francisco says:

      Tenta fazer um VLOOKUP. Tens muitas dicas para essa função no Google. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para o seu caso concreto diga que e tento ajudar.

      Cumpts.

      • José Carlos says:

        Caro Francisco! Desde já, obrigado pela ajuda!
        Estive à volta disto do LOOKUP, mais uma vez, e não consigo fazer com que funcione para a funcionalidade que pretendo!
        Vou tentar voltar a dizer o que pretendo:
        Tenho uma folha de excel, onde numa coluna coloco nomes de clientes! O nome desse cliente pode repetir-se intercaladamente, então, eu gostava que ao fazer filtro de um cliente, o nome escolhido no filtro aparecesse numa outra célula à minha escolha!
        Se o meu amigo puder ajudar, agradeço encarecidamente! Já dei voltas e voltas e não encontro maneira de fazer o que pretendo!
        Muito Obrigado!

    • AG says:

      No separador Dados, tens a opção Validação de Dados, que faz a primeira parte do que pretendes. Para a segunda parte basta colocares a célula de destino ‘=’ á célula onde fazes a escolha.

  6. Realista says:

    Boa noticia. Podem vir mais 🙂

  7. Daniel says:

    Acho ridiculo traduzirem as funções do excel de acordo com o idioma. Já dei por mim à procura de uma função simples e não encontrar pq estava em português -.-
    Imaginem agora se se lembrassem de traduzir as linguagens de programação tbm para português… Acho q a produtividade descia consideravelmente. Enfim, é apenas a minha opinião.
    Outra coisa que também não consigo entender é o porquê de mudarem os atalhos universais (ctr+s) para (ctl+g), horrivel.

    • Luiz says:

      Ue, eh so manter o programa todo em ingles e acabou o problema…

      Tem gente q adora reclamar, hehehehe

      Tao dificil corrigir isso ne?

      • MJSantos says:

        Por acaso, se tiveres muitos anos de Excel em inglês como eu tenho, se pegares na versão em PT-PT, vais andar completamente à toa e vais ter sérias dificuldades em conseguir trabalhar.

  8. Invision says:

    Já agora quem é que me sabe dizer como é que se faz autofill(a cena de segurar no canto da celula e arrastar para baixo) em células não consecutivas? Tipo, imaginemos que na celula A1=1, A2=2 e ect. Ao arrastar ele vai fazer A3=3, A4=4 e etc. E se eu quiser fazer isso mas só de 3 em 3 células? Ou seja, quero arrastar de forma a ficar A1=1, A4=2, A7=3 e etc…não sei se me estou a fazer entender

  9. NT says:

    Já agora…
    Porque não funções de libreoffice calc.
    Funcionam, têm é todas em inglês. Nada de traduzir as funções.
    O que acontece se uma folha de calculo for para outro computador que tem o office em inglês(por exemplo) e já não funcionam? E ainda se queixam da compatibilidade de formatos….

    • NT says:

      P.S.
      O mesmo acontece o o libreoffice… É que eu tenho o libreoffice em inglês com os dicionários em PT-PT.

    • Paulo Martins says:

      Se escreveres um documento em excel num Office em inglês e depois abrires na versão em português vai tudo funcionar as fórmulas adaptam-se ao idioma do Office…
      Eu não testei mas tenho ideia que todas as fórmulas aqui usadas estão implementadas no LibreOffice…

  10. Pedro says:

    Muito útil, existem funções que desconhecia e vão dar muito jeito!

  11. Jose Goncalves says:

    Para quando um tutorial de fórmulas avançadas? Tipo fórmulas de array?
    Outra sugestão seria juntarem num mesmo post todos os post que já fizeram sobre Excel a par dos domingos com Excel.
    Outra sugestão seria comparar utilização de fórmulas no Excel com vba 😉

  12. Gonçalo Mateus says:

    Já conhecia as fórmulas todas mas sempre tive muita dificuldade com a função now() porque ela actualiza o conteúdo da célula sempre que se mexe na folha de excel. Existe alguma maneira de bloquear essa actualização? Ou uma função que registe o momento em uma dada célula é alterada ou preenchida? Obrigado

  13. Joca779 says:

    Dizer mal não custa fazem melhor ou pelo menos fazem?
    Já ajudaram alguém?

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido

  14. Paulo says:

    Para al muito disto, um add tipo office tab nativo!! Alguém sabe de um free?

  15. Maria says:

    alguem pode dizer-me como ordenar colunas de texto em Excel?
    Exemplo:
    Data | Numero | Nome | morada | Cp | Localidade

    Pretende-se organizar pela célula “nome” e sempre que se inserir ficar ordenada automaticamente
    obrigado

  16. Paulo costa says:

    Só para avisar que a função CONTAR. NUM não existe em Português. Será a função CONTAR.

  17. Ricardo Marques says:

    Alguém sabe como impedir que o excel abra livros em “tarefas” diferentes?
    No gestor de tarefas aparecem duas aplicações excel com um mais livros aberto em cada. Isto impede que eu em vba execute o comando window(xxx).activate. Dá erro “Out of range”. Para contornar tenho de abrir todos os ficheiros a partir do menu abrir do excel e não pelo explorador de ficheiros (trabalheira).
    Não sei por que termos posso pesquisar este problema.
    Obrigado.

  18. Vítor Rodrigues says:

    Olá,
    Alguém sabe como apresentar o sub-total de uma coluna de valores numa folha impressa na impressora?
    Obrigado.

  19. guilherme says:

    preciso utilizar a funcao SES ou o SE aninhado no excel para mac. tenho o office 365. voces conseguem me ajudar

  20. João says:

    Procv/ vlookup

  21. meu nome says:

    qual é as funções do gucci gang?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.