Como usar o Play Books para ler ficheiros PDF no Android
Algumas delas são menos conhecidas e têm funcionalidades que desconhecemos e que devemos usar, para podermos melhorar ainda mais a utilização deste sistema.
O Play Books tem uma função específica, mas muito mais pode ser retirado dele, como a simples gestão e leitura de ficheiros PDF.
Por norma associamos o Play Books à gestão e leitura de livros comprados através da Play Store, fazendo desta aplicação um hub onde podemos concentrar tudo o que seja associado a esta função.
A leitura de PDF's não é por norma uma função que se associe ao Play Books, mas que ele tem presente e disponível para todos. Basta que seja activado e que o usemos da forma correcta.
Ao termos os PDF's dentro do Play Books podemos geri-los de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que os tornamos acessíveis em qualquer local e em equipamento, pois para além de serem guardados localmente, os mesmos ficheiros PDF são sincronizados com a Google.
Para podermos usar o Play Books com esta "nova" função apenas precisamos primeiro de a activar. Esta não está funcional de forma automática e por isso deve ser colocada activa.
Comecem então por lançar o Play Books e aceder às suas configurações. Quem está habituado a trabalhar com aplicações da Google para Android conseguirá fazê-lo de forma simples.
Bastará carregar no botão de acesso ao menu, do lado esquerdo, e depois escolher a opção Definições.
Na lista de opções a que vão ter acesso vão encontrar a opção Activar o carregamento de PDFs. Activem-na e de imediato esta fica pronta a ser usada em qualquer aplicação que tenha acesso a ficheiros deste tipo.
Agora que o Play Books está pronto a receber ficheiros PDF é hora de testarem a nova funcionalidade. Acedam a um qualquer PDF, seja ele via Net, mail ou outra aplicação e descarreguem-no para o Android.
Ao abrirem o ficheiro vão ver disponível uma nova opção na lista de conclusão de acções. Passam a ter lá presente a opção Carregar para o Play Livros (Books).
Apenas precisam escolher esta nova opção e defini-la como a ser usada sempre ou apenas desta vez para que o PDF seja transportado para dentro do Play Books.
Notem que o ficheiro pode não ficar de imediato disponível pois precisa de ser carregado para os servidores para Google para posterior disponibilização noutros dispositivos que estejam a usar a vossa conta.
Mas depois desse carregamento ficam com os vossos PDFs guardados e prontos a serem lidos em qualquer lugar. Para além disso podem também geri-los de forma centralizada e bem organizada.
Esta é uma função pouco conhecida do Play Books, mas que é extremamente útil e com bastante potencial. Não é apenas o poderem ver os vossos ficheiros nesta aplicação, mas também o poder geri-los e tê-los acessíveis em qualquer lado, independentemente do dispositivo usado.
Activem esta função no Google Play e vem como vos pode ajudar a manter todos os ficheiros PDF debaixo do vosso controlo completo
Este artigo tem mais de um ano
Muito bonito, mas quando faço zoom, fica tudo desfocado ou pixelizado. No adobe reader isso não acontece.
Só um pequeno, grande problema é que isto só funciona online. Ou seja, se tiver um PDF offline e não seja possível sincronizar, não há como ler o PDF. Prefiro ter o Adobe Reader que pelo menos lê offline.
Exactamente!
Tiraste-me as palavras dos dedos.
Para ler PDFs há “n” aplicações do género e-book reader que lêem PDF, doc, rtf e afins. Para ler PDF, o Adobe Reader é descomplicado e eficiente. O Google Play livros tem esta chatice de só funcionar online.
Isto tudo porque acabaram com o QuickOffice e não adicionaram funcionalidade de ler PDF ao Google Drive, como fizeram com documentos, folhas de cálculo e apresentações.
Eu desenrasco-me com o Radaee Pdf Reader que é levezinho.
Eu desliguei quase todas as apps Google. Para docs uso o mesmo que tu, Quickoffice ou OfficeSuite PRO. E chega me
O SAMSUNG Galaxy Tab S veio com a hipótese de descarregar o Hamcom Office (gift) que, para além de ler bem PDFs, dá para ler, criar e editar tudo e mais alguma coisa. É útil.
muPdf