Como proteger o IE contra a mais recente ameaça de segurança
Os problemas de segurança têm estado a afectar a Internet e os seus utilizadores nos últimos dias. São várias as situações reportadas de problemas e que afectam os browsers e outras aplicações ligadas também à Internet.
A mais recente que afecta o Internet Explorer, e que veio mostrar que o Windows XP já está vulnerável, ainda aguarda por uma resolução final da Microsoft.
Mas mesmo com alguns conselhos de segurança apresentados, existe ainda mais uma opção que pode ser tomada, garantindo que podem continuar a usar o Internet Explorer.
Apesar de não haver uma solução perfeita, completa e oficial da Microsoft para combater o problema de segurança que foi apresentado no passado sábado, existem algumas medidas que podem tomar para se protegerem.
A mais óbvia e simples de tomar é a mudança de browser, deixando de lado o Internet Explorer e passando a usar qualquer outro browser alternativo a este. As escolhas são várias, mas o mais certo é que recaiam sobre o Chrome ou o Firefox.
Mas nem todos podem/querem abandonar o Internet Explorer, por várias razões, e acabariam por ficar expostos a problemas de segurança e sujeitos a verem as suas máquinas serem tomadas de assalto por atacantes.
Uma das soluções que a Microsoft anunciou no Security Advisory onde expôs este problema é bastante simples de implementar e é a indicada para todos os que têm de manter o IE funcional e não podem abdicar dele.
Qualquer utilizador pode aplicá-la, desde que tenha uma versão recente do Internet Explorer, o que significa que devem ter a versão 10 ou 11 do Internet Explorer.
Como activar o Modo Protegido no Internet Explorer 10 e 11
Desde a versão 10 do IE que a Microsoft introduziu uma funcionalidade de segurança adicional e que será a usada nesta altura.
O Modo Protegido (Protected Mode) garante aos utilizador uma camada de protecção adicional e que será o suficiente para ficarem imunes ao problema agora conhecido, pelo menos até que surja uma solução da Microsoft.
Para activarem o Modo Protegido os utilizadores devem dentro do IE aceder às Opções da Internet (Internet Options) e depois escolherem o separador Segurança (Security).
O Modo Protegido estará disponível para as quatro áreas onde a segurança pode actuar (Internet, Intranet local, Sites confiáveis e Sites restritos) e deve ser activado para cada uma delas.
Escolham por isso cada uma das diferentes áreas e activem o Modo Protegido. No final devem aplicar essa alteração e reiniciar o Internet Explorer.
Das várias soluções apresentadas pela Microsoft para mitigar este problema esta é a mais simples de implementar e a que a maioria dos utilizadores deve usar, por ser fácil de configurar e garantir a segurança necessária.
Não confiem na segurança "passiva" e apliquem estas medidas, não apenas para se protegerem deste problema mas também para terem uma camada adicional de protecção no futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Ou em alternativa sigam este link: https://download.mozilla.org/?product=firefox-28.0-SSL&os=win&lang=pt-PT
😀
🙂
ou
http://www.opera.com/pt
ou
http://chrome.google.com
ou
http://www.mozilla.org/pt-PT/firefox
[ este último só porque não consigo abrir a tua ligação no meu navegador ]
O melhor mesmo ainda é mudar para Linux, já o fiz à bastante tempo…
Melhor proteção é não usar o IE 🙂
Uh, acho que alguém confundiu o “modo protegido avançado”, que esse sim só existe a partir do IE 10 (e por alguma razão que se me escapa não vem ativado de origem…) com o “modo protegido”, que existe, se não me engano, desde o IE 8.
E além disso, o EMET 4.1 é sim oficialmente recomendado pela Microsoft, até porque protege todas as aplicações, não só o IE. Por exemplo, o recente bug no Flash pode ser explorado em qualquer browser (e até mesmo em qualquer sistema operativo), mas o EMET impede sempre o ataque tanto no IE como no Chrome como no Firefox como no Opera.
Nota para quem continua com o XP: algumas das funções do EMET não são suportadas no XP
Muito obrigado,Carlos.Fui por si e já fiz o download e instalei o EMET 4.1,directamente do website da Microsoft.No entanto,esta aplicação só estava em inglês,mas não faz mal.Já está instaladinho.Muito obrigado quer a si como ao Marcos Santos,que me elucidaram quanto a isto.Vale a pena estar sempre mais protegido.Um abraço. 🙂
Eu uso o EMET, até ao momento nunca tive problemas com o IE.
Que vergonha!!!! Desde o IE que existe esta falha e a Microsoft de braços cruzados. E ainda criticam o google Chrome, Mozilla Firefox ou o Opera?
A Microsoft que deixe de mandar piadas sobre os rivais e que resolva estas situações.
Solução pra isto: mudar de browser. Simples e eficaz.
Não o usando 😡
Bom, sempre usei o IE, e nao pretendo deixar de usar, até pq tenho bastante cuidado ao instalar programas baixados de alguns sites, principalmente o baixaki, que vem um monte de porcarias embutidos nos downloads. Sobre a lentidao que muitos falam, desconheço a mesma,ja que meu computador nao é uma supermaquina, mas tb nao é uma carroça, ta rodando rapidinho e sem travamentos, usar um bom anti-virus tambem ajuda a manter as coisas em ordem (uso o kasperskay pure 3.0).
só mesmo um utilizador ie para achar que faz sentido ter
cuidado ao instalar programas baixados da Coudelaria de Troia
Falou tudo brother!!!
Eis a atualização:
http://support.microsoft.com/kb/2964358
Curioso ter saído também para Windows XP.
Abraços,