Dica: Como preparar as apps de música do smartphone para serem usadas por crianças
Já antes mostrámos como o smartphone é cada vez mais uma presença no dia a dia das nossas crianças. São um substituto perigoso para as brincadeiras, mas podem também ser ferramentas didáticas.
Uma das áreas onde se destacam é no campo da música, como veículo prioritário. Mas, tal como no vídeo, também as apps que lhes dão música precisam de ser preparadas. Vamos ver como o podem fazer.
Tal como os pais, também hoje em dia as crianças se habituaram a ter acesso permanente à Internet pelo smartphone e ao que ela traz. Isso espelha-se nos serviços de vídeo e nos serviços de música via streaming. Se os primeiros já estão controlados, é hora de olharmos para a música.
Configurar o Spotify para crianças
O primeiro a poder ser configurado para ser usado por crianças é o Spotify. O maior serviço de streaming da Internet tem presente uma configuração que impede a apresentação de música catalogada para adultos.
Basta que acedam às configurações, algo que podem fazer através da roda dentada presente na app. Aí dentro procuram a opção Allow Explicit Content e desliguem-na. A partir desse momento as músicas dos adultos não não apresentadas no smartphone.
Homepage: Spotify
Preço: Gratuito
O Google Play Música pode ser ajustado
Também o serviço de música da Google pode ser configurado para dar alguma garantia aos pais. Também aqui os filtros podem ser aplicados e garantir que as crianças ficam protegidas da música mais ofensiva dos adultos.
Basta abrirem o menu principal e escolher a opção Definições para conseguirem ter acesso a todas as muitas possibilidades de configuração. Aqui dentro devem encontrar e ativar a opção Bloquear músicas explicitas em mixes. Após esta mudança, as músicas vão ser adaptadas as crianças e a mais jovens.
Homepage: Google Play Música
Preço: Gratuito
Também a Apple Music tem definições próprias
Também o serviço de streaming de música da Apple tem configurações para filtrar conteúdos impróprios para os mais novos. É uma configuração mais complexa, mas que atua a nível do iOS. Acedam por isso às Definições para iniciar o processo.
Depois, devem escolher a opção Tempo de ecrã. Pode não parecer lógico, mas é aqui que vão gerir os filtros de conteúdo a que o utilizador vai ter acesso. É por isso a opção Conteúdo e privacidade que devem escolher.
Para avançarem escolham a opção Restrições de conteúdo e depois, para terminar, devem selecionar a opção Música, notícias e podcasts.
Aqui dentro têm apenas 2 opções. Deverá estar selecionada a opção Para adultos e devem alterá-la para Para todos, a opção que filtra conteúdos menos indicados para crianças.
Homepage: Apple Music
Preço: Gratuito
É desta forma simples e rápida que podem e devem configurar as apps de música do smartphone e tablet das vossas crianças. Estes podem parecer conteúdos inócuos, mas na verdade escondem palavras e ideias que podem não ser adequadas a todas as idades.
Este artigo tem mais de um ano
Ajuda precisa-se:
No Apple Music, como é que se adiciona um artista aos favoritos?!
É impressão minha ou essa função desapareceu…
O que é música para adultos?!
Que música é que os miudos não podem ouvir?!
Ah, já sei, bandas tipo Slayer e outras bandas de Metal ficam de fora, né?
deve ser para não ouvirem as músicas do jaimão
Mas aí até eu aplico filtro manual. Essas tretas dessas musicas bem que podiam nem sequer existir.
Se for para bloquear funk e pop “genérico” e azeiteirisse do género, aí está ok