5 dicas para tirar as melhores fotografias com o seu iPhone
As câmaras dos smartphones têm vindo a ser cada vez mais utilizadas não só pela sua qualidade, mas também pelo conjunto de funcionalidades que disponibilizam. Saiba que o seu iPhone tem um conjunto de recursos que lhe permitem tirar fotografias originais e que, provavelmente, nunca imaginou serem possíveis.
Conheça alguns desses recursos e algumas dicas para tirar as melhores fotografias com o seu iPhone.
1. Reflexo na água - fotografias incríveis
Uma forma de tirar fotografias criativas é utilizar os reflexos na água. Pode usar tudo, desde uma piscina a uma simples poça de água na rua. A ideia é apontar diretamente a câmara para a água para que se apanhe o cenário normal e invertido - fruto do reflexo na água.
É também uma boa ideia aplicar um filtro preto e branco. Esta técnica produz um efeito muito curioso mas é preciso acertar no ângulo ideal para tirar máximo partido da dica.
2. Temporizador para fotografias mais estáveis
É evidente que o sistema de estabilização de imagem do iPhone sabe fazer muito bem o seu trabalho. É raro vermos uma fotografia tremida, mas há alturas em que, por alguma razão, precisamos de um apoio extra.
Não importa o quanto nos mantemos imóveis, o simples movimento de clicar no ecrã para tirar a fotografia ou carregar no botão de volume é, por vezes, demasiado. Para estes casos, podemos simplesmente utilizar o temporizador. Clicamos para iniciar a contagem decrescente e sustemos a respiração durante alguns segundos para uma maior estabilidade.
Esta funcionalidade também tira várias fotografias com apenas um clique, pelo que pode escolher qual a melhor.
3. Panorama com a mesma pessoa mais do que uma vez
Existe uma série de ideias criativas que envolvem fotografias panorâmicas. Este sistema é bastante interessante uma vez que a fotografia se prolonga até onde nós quisermos. Isto permite-nos modificar "em tempo real" o ambiente que estamos a fotografar.
Assim, com um bom background, pode começar a tirar a fotografia a partir da esquerda, fotografar a pessoa, pausar, esperar que a mesma se reposicione para a direita, tirar novamente, e repetir o processo as vezes que quiser. O resultado é uma fotografia que contém várias vezes a mesma pessoa, para um efeito deveras curioso.
4. Outro iPhone a servir de flash
Por vezes, uma segunda fonte de luz é útil para dar mais vida á fotografia. Para isto, é muito interessante usar o flash de um segundo iPhone para realçar o volume da fotografia.
A ideia é apontar diretamente para o que queremos fotografar e utilizar um segundo iPhone para aplicar uma luz perpendicular. O flash consegue alguns efeitos muito interessantes em pessoas e basta uma pequena edição para conseguir uma foto incrível.
5. Panorama vertical
Esta dica é usar o modo panorama, mas verticalmente. A verdade é que o sistema não foi especialmente concebido para isto, mas permite criar algo bastante interessante. Por vezes, mesmo estando mais afastados da área a que queremos tirar a fotografia e com o zoom de 0.5, a câmara não chega para a apanhar todo o cenário que pretendemos.
Nestes casos, um panorama vertical permite-nos apanhar facilmente grandes edifícios e outras estruturas que requerem maior ângulo de visão. Usa-se da mesma forma que o panorama horizontal, só altera a posição do iPhone.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Estas dicas não servem para qualquer smartphone? Seja ele um iPhone ou não?
Claro que não, tem que ser iphone! 🙂
*facepalm*
Mesmo
No ponto 4 só funciona mesmo com outro iPhone? Queria experimentar estas dicas revolucionarias no iPhone, mas acho que não vou conseguir fazer o ponto 4, tenho outro telefone que é Android, mas esse não da como falam aqui no artigo 🙁
Estas dicas são para iPhone, mas podes adaptar algumas a qualquer outro. Adaptas depois como quiseres.
Consigo todas no meu android, inclusivé o Vertorama. Ainda assim no ponto dois acrescento um tripé .
Boa.