Zenkit reinventa o Kanban board e apresenta uma solução mais abrangente
O quadro Kanban, ou Kanban board, é imprescindível no dia a dia de imensas pessoas e empresas. De forma resumida, trata-se de um quadro que agrupa as tarefas em vários estados, como To-Do, Doing e Done. Essa simples organização basta para que os projetos possam ter um progresso mais otimizado e controlado.
Mas… como poderá isto ser reinventado? O Zenkit chegou à solução e apresenta, no seu serviço web, um Kanban board com sub-tarefas, visualização por hierarquia e outros filtros poderosos.
A tecnologia é um aliado na organização e otimização do nosso trabalho, não há dúvidas disso. Nesse sentido, há imensas soluções que procuram facilitar a vida dos utilizadores, umas melhores que outras, e os Kanban boards são adequados para utilizar em qualquer tipo de trabalho.
A ideia inicial surgiu na década de 1960, quando a Toyota criou então o sistema Kanban que não era mais que um sistema de abastecimento e controlo de stock. Ainda hoje o sistema é utilizado frequentemente por diversas empresas. No fundo, baseava-se na movimentação e fornecimento de produtos de acordo com o seu consumo, fazendo com que não haja reabastecimento de materiais de terem sido solicitados num estágio anterior. Nessa lógica, é então possível criar uma adaptação para qualquer tipo de tarefas que se relacionem de alguma forma.
O Kanban board reinventado pelo Zenkit
Os Kanban boards podem ser uma dor de cabeça para projetos muito complexos. Assim, o Zenkit desenvolveu uma funcionalidade de sub-tarefa de forma a permitir uma estrutura hierarquizada. Ou seja, os Kanban boards enormes passam agora a ter uma forma mais agradável e funcional.
De acordo com um estudo da KPMG, cerca de 70% das empresas sofreu pelo menos uma falha de projeto nos últimos 12 meses. Desses, 50% falharam em não conseguir concretizar aquilo a que se propuseram. E é aí que esta nova funcionalidade pode então fazer a diferença.
Uma hierarquia estruturada pode ajudar na separação de tarefas num quadro Kanban. Além disso, permite determinar de forma intuitiva onde pertence cada tarefa. Assim, há uma visão geral mais clara e focada no fluxo de trabalho.
"Sempre fomos grandes fãs dos Kanban boards, mas reparámos que a sua falta de estrutura poderia causar sobrelotação e confusão. Por acidente, enquanto trabalhávamos nas novas funcionalidades de sub-tarefas, encontrámos a solução para este problema: filtros hierárquicos. São uma forma intuitiva de encontrar rapidamente tarefas relacionadas ou ter uma visão geral das tarefas chave. Estamos confiantes que estas novas funcionalidades irão mudar para sempre a forma de como utiliza um quadro Kanban."
Referiu Martin Welker, CEO do Zenkit.
As novas funcionalidades
Nestas novas funcionalidades, podemos contar com:
- Filtro hierárquico - permite ver apenas as tarefas de nível superior, não sendo então necessário fazer uma lista separada para ver o cenário geral.
- Filtro de sub-tarefas - permite ver todos os sub-itens de um item específico, apenas com um clique. As tarefas não relacionadas, de outros itens, desaparecem do quadro. Dessa forma, é possível ter uma visão geral de um sub-projeto como se fosse um único Kanban board. Isso poderá evidenciar os problemas no desenvolvimento dos projetos.
- Novo mapa mental - é uma mapa que se liga diretamente à vista de hierarquia, oferecendo uma forma mais expressiva de trabalhar com os mesmos dados.
- Fórmulas recursivas - permitem agregar o valor das sub-tarefas.
- Relacionamento na conclusão de tarefas - capacidade de marcar automaticamente todas as sub-tarefas como concluídas após marcar a tarefa principal como concluída.
Além destas novas funcionalidades, o Zenkit está agora pronto a ser utilizado por empresas, com a introdução da funcionalidade Organizações. Ou seja, permite que grandes empresas façam a gestão dos seus utilizadores, com suporte para SSO baseado em SAML e provisionamento via SCIM.
O Zenkit é um serviço Web com aplicações para Windows, macOS, Linux e também para plataformas móveis Android e iOS.
Este artigo teve o apoio do Zenkit na disponibilização da informação.
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro o JIRA na mesma.
Nem o JIRA nem está solução são melhores do que Org mode https://orgmode.org
É simplesmente fenomenal. Permite funcionar como bloco de notas, permite funcionar como agenda de eventos (tal como a solução apresentada), usar algoritmos de gestão de tarefas, como o GTD https://en.m.wikipedia.org/wiki/Getting_Things_Done
E para quem desenvolve software, é ainda mais fantástico, pois permite dentro do próprio desenvolvimento do código, de adicionar tarefas na agenda do próprio projecto, como debug de tal função, ou todos, etc… (A função é chamada de capture). Íntegra com o proprio ambiente de desenvolvimento, enfim… Não tem igual.
Para mim o Jira é suficiente.
Prefiro o Jira Software é simplesmente fantástico
Eu prefiro o myTeam for Business da Bettertech.
Pode controlar SLA’s (tarefa, ou dos estados), gere equipas, inclui gestão de “Time sheet”/custos/rentabilidade, inclui gestão documental, inclui gestão de recursos, inclui MOBILIDADE em android e iOS.
É mais versátil e orgânico e é nacional!!