XnView 1.97 – Final… Que mais pode pedir?
Há dias falámos aqui numa excelente ferramenta para "aperfeiçoar" a gestão de imagens que possuímos no nosso disco. Além da gestão, estas ferramentas permitem pequenas reparações e ajustes nas fotografias, mas há sempre mais para descobrir e há sempre mais algumas funções disponíveis noutras ferramentas para minorar o nosso esforço. É o caso do Xniew.
Estes programas oferecem inúmeras funções para o utilizador manipular uma imagem. Permite que estejam organizadas e permite que adicionemos informações para mais facilmente as encontrar. Além disso o XnView traz ferramentas básicas para edição de imagens. Podemos catalogar as fotografias, comparar e exportar para periféricos ou para a Internet em formato webpage, tudo automatizado.
A ferramenta permite que a utilize em português, assim poderá usar as funções de forma ajustada às suas necessidades. Poderá ter acesso às suas galerias usando as visualizações em formato explorer. Pode marcar as suas fotografias e pontuar as mesmas, criando um rácio de qualidade ou preferência. Os filtros ajudam os utilizadores com muitas galerias recheadas de imagens a ter um controlo maior sobre as mesmas.
Cada imagem pode ser vista em ecrã total para poder ter a percepção da qualidade da mesma, embora estas estejam em miniatura. Para cada imagem o utilizador poderá ter muita informação associada: tipo de ficheiro, informações EXIF, historiogramas, categoria, etc.
Se tiver fotografias com desequilíbrios de cores, poderá utilizar as básicas ferramentas de edição e reparar esse contraste, ou pode remover o efeito "olhos vermelhos" das fotografias. Depois imprima, ou converta para exportar para muitos formatos disponíveis.
São perto de 180 formatos de imagem que pode importar, incluindo formatos RAW para trabalhos com outro nível de perfeição. Além de importar das câmaras fotográficas, o XnView permite digitalizar directamente do scanner e até capturas do ecrã. Não há obstáculos a esta multifacetada ferramenta de edição e e gestão de imagens.
Outra função interessante é a conversão em lotes. Se tiver muitas imagens que queira converter e ou redimensionar, então com a ferramenta "Conversão múltipla de ficheiros" faça sem problemas nem trabalhos.
Rode, corte, encontre, imprima, digitalize, captures, exporte, compare, importe, modifique, apague, complete... tudo de forma fácil e gratuita.
Para poder organizar melhor os seus catálogos, existe a função de índices de miniaturas. Poderá optimizar e completar as informações das imagens, atribuindo nomes, datas e outros elementos identificativos e colocar em miniaturas redimensionadas por si numa folha. Este tipo de índice ajuda quando temos milhares de fotos e se a este índice colocarmos filtros para seleccionar imagens com idêntico padrão de cores, o trabalho fica ainda mais simplificado.
Mas há mais... até vídeo pode ter um tratamento personalizado com o XnView...mas deixo-lhe o prazer de descobrir mais sobre esta fantástica ferramenta.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: XnView 1.97 Final [14.69MB]
Homepage: XnView
Este artigo tem mais de um ano
interessante, vou puxar e testar….
Boas;
Picasa 3 🙂
h**p://w*w.youtube.com/watch?v=rskC6c_5L1M
Abraço
Também prefiro o Picasa. O XnView dá um ar mais pro enquanto que o Picasa aposta mais na simplicidade de funcionamento.
Tenho os dois instalados e quase nunca uso o XnView, embora ache que funciona bem.
O certo é que as funções mais avançadas de cada um nem as utilizo pois prefiro programas dedicados.
O Picasa é o rei para quem tenha blogger e publique artigos que tenham quase sempre fotografias (galerias, colagens, etc)
Acabei de instalar o windows 7 numa partição D) na partição C) tenho o Vista instalado e na partição H) o Ubuntu. Ora depois de ter instalado o windows 7 este modificou-me as letras a partição C) passou agora a ser do windows 7 a D) passou a ser Ubuntu e e E) passou a ser o Vista. Agora ao arrancar não me aparecem as opções do Vista e Ubuntu so me aparece do windows 7. Que hei-de fazer para voltar a ter acesso ao Vista e Ubuntu?
Obrigado
Peço desculpa vai repetido o topico
Acho que tens que repor o GRUB.
Acho que encontras facil como o repor na net. Eu nao sou a melhor pessoa para te explicar como fazes isso.
No entanto fica a dica.
Experimenta!
Acredito que haja outras alternativas, mas eu quando tinha problemas desse género resolvia-o voltando a instalar o Ubuntu na respectiva partição. A instalação do ubuntu reparava o GRUB, adicionando as entradas do sistema operativo windows. Por isso, é boa prática em dual-boots o último sistema operativo a instalar ser uma versão do linux. Espero ter ajudado, mas de certo existe outras formas mais simples.
Abraço.
Pois quando instalas sistemas em dual boot, que não sejam os dois Windows, lembra-te de instalar os unix em ultimo lugar, porque o windows não gosta de companhia estranha… quanto ao restauro do grub, tens aqui um exemplo de como o restaurar: http://www.arsgeek.com/2006/10/23/how-to-restore-grub-to-your-mbr-using-the-ubuntu-606-live-cd/
Ok.
Obrigado
Fernando,my friend, e no meu caso que tinha o XP e o win7 ? formatei a partição do XP e agora não tenho mais a opção de iniciar com o win7. Ele esta la mas não posso arrancar… podes me dar uma solução ou alguem ? agradeço
tentei pelo cd do win 7 mas não conseguí…
valeu !