Wavosaur, o editor de áudio que não se mede aos palmos
A edição de áudio nunca foi tão necessária como nos dias de hoje. Seja para utilização profissional seja para uma edição caseira de música, o facto de podermos dispor de áudio segundo as nossas necessidades e editado por nos mesmos é uma grande vantagem.
Assim, gostaria de apresentar o Wavosaur, um editor de áudio fora do comum que transborda um conjunto de funções úteis aliadas ao seu pequeno tamanho de pouco mais de 500KB. Vamos conhecer?
Antes de tudo comecemos pelos formatos reconhecidos e que nos é dada a possibilidade de poder editar. Entre eles estão os conhecidos WAV, MP3, OGG, AIFF, IFF, AU, SND, VOX, VOC e até mesmo WVV. Caso prefiram, poderão gravar o vosso próprio som em diversos formatos através da captura do microfone ou da linha de entrada, caso possuam uma.
Com o Wavosaur temos à nossa disposição uma ferramenta capaz de editar o um ficheiro de áudio de muitas maneiras diferentes. Podemos, por exemplo, destacar uma secção indesejada com o rato e até mesmo excluí-la. Por outro lado, podemos copiar e colar trechos de áudio de um lugar para outro no mesmo ficheiro ou em outros diferente. Ou ainda, podemos misturar amostras que editemos em conjunto para produzir algo novo.
As possibilidades e funcionalidades são mais do que muitas e os efeitos podem vir a dar jeito em qualquer altura: o áudio pode ser ajustado ou normalizado, podemos aplicar um Fade in ou out ao som com cinco diferentes métodos; podemos também alterar o som do ficheiro através de um resample, reversão de áudio ou mesmo converter tudo para stereo ou mono. Em tanta variedade de funções, chegamos mesmo a encontrar uma opção que tenta remover os vocais de uma faixa, permitindo produzir uma versão A capella personalizado. Se o material de origem não é adequado, então isso pode falhar terrivelmente, mas em nossos testes, muitas vezes, entregues resultados realmente impressionantes.
Para aqueles utilizadores que gostam de ir mais longe ou até mesmo as suas necessidades são algo mais PRO, tudo foi pensado. Os mais variados efeitos e ferramentas de análise áudio estão à disposição com a grande vantagem de total compatibilidade com os plugins ASIO e VST.
Pessoalmente, que durante muitos anos trabalhei com o Soundforge, e se não me engano comecei com a versão 4, considero que esta interface do programa nem sempre é a mais intuitiva mas sem dúvida que o dito popular "a prática é amiga da perfeição" nunca fez tanto sentido e com o tempo começamos a habituar-nos melhor ao programa.
Aos nossos leitores peço que não se intimidem logo à primeira vista, especialmente os novatos no campo. Com um pouco de tempo e paciência tudo se aprende na edição do áudio. Sem dúvida que se trata de um editor promissor e capaz, com uma abundância positiva de funções essenciais. Dominar o programa? Pode demorar mas não é impossível!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Wavosaur 1.0.7.0 | Via KeroDownload [257 KB]
Homepage: Wavosaur
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns pelo artigo. Realmente o produto parece bom. Já conhecia outros freeware como o audacity, ou o cool edit pro…
Mas não há como ter um bom Pro tools, um completo logic pro, um sonic ou o que eu uso e recomendo, o Cubase. Para external soundboards não há melhor.
Para pessoal que se quer iniciar neste mundo, posso contar-vos a minha experiência que não é muita, comecei por comprar o cubase essential 4 e recebi uma atualização grátias para a versão 6. Agora como trabalho como compositor, estou em processo de compra da versão 6.5. é o próximo grande investimento que me custará à volta de €500. A versão essencial custou à volta de €160.
É claro que… (pronto, quem nunca pecou que atire a primeira pedra) existem as versões pirateadas que sempre vão dando para desenrascar. Mas não há nada que substitua a segurança de uma versão paga, estável e sem bugs, onde a atualização e o suporte/assistência técnica estão sempre presentes. Só tem um inconveniente: o uso de drives físicos para armazenar as licenças… é chato pah… Olha, já agora podiam fazer um artigo a esclarecer este assunto. Eu uso uma pen-drive da steinberg para licenciar o Cubase e um iLok para licenciar um sequenciador de orquestra. Porque não um artigo sobre drives de licenciamento de software tal como o iLok?
cumps
Bom artigo, deviam fazer uma review ao ardour 😀
Exelente alternativa ao audacity! Grande leque de opções e conteúdo!
Queria deixar aqui uma sugestão! Podiam fazer um artigo dedicado aos softwares de produção,edição e composição que o João Caldeira referenciou em cima, mais uns tutorias de produção, de compra, como fazer backups de licencas, etc!
Gostaria imenso de ver um artigo referido a isso 😉
Este programa é muito bom!
Uso a versão 1.0.5.0 e supera muitos programas de edição audio pagos, através da sua simplicidade e rapidez.
É ultraleve, portátil (não necessita de ser instalado) e tem menus simples e directos…
Recomendo.
SoundForge desde 2004! Cheguei a usar o Audacity uns meses mas não me adaptei muito bem. Se arranjar tempo ainda testo o Wavosaur. Obrigado pela dica!
o editor wavosaur é ótimo, e não necessita instalação, apenas baixar e clicar no executavel wavosaur.exe, ele surpreendeu a muitas pessoas por ser um editor de audio com milhares de funções e ter um tamanho que é fora do comum , 4,00KB. ele ainda suporta plugins “vst” complexos e pesados como “auto tune” que ficou famoso por deixar perfeita as vozes dos maus cantores, tem também uma função que eu achei muito interessante chamada “3D espectrum analysis” onde você pode ver a frequencia do som em 3D, e existem varias outras , a maioria eu não sei para que serve, outra função extraordinaria dele é o “vocal remover”, o vocal remover remove o vocal (a voz do cantor) da musica, deixando só os instrumentos musicais deixando a musica como um playback. eu recomendo fortemente que baixem o wavosaur, esse editor já nos surpreendeu e continuará nos surpreendendo site do wavosaur: http://www.wavosaur.com/