VLC Media Player 1.1.1 – Um Player Poderoso Multiplataforma
Face à crescente popularização dos smartphones e de outros dispositivos multimédia com capacidade de gravação de imagem e som, tornou-se fundamental possuir uma estrutura de reprodução de formatos multimédia, capaz de assegurar transversalmente a reprodução, com qualidade, desses conteúdos.
Os players nativos dos sistemas operativos, ainda não são uma alternativa "válida" para os muitos formatos que povoam a Internet e para os formatos que nós próprios utilizamos, nos diversos dispositivos lúdicos (xbox, ps, iphone, ipod, wii, smartphones, etc...) usamos. Necessitamos de um player "a sério".
VLC Media Player
O VideoLan Client (VLC) Media Player é um reprodutor multimédia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc. e áudio como mp3 e wav. Saiu agora a versão final 1.1.0 que, como já havíamos falados, traz como principal novidade a introdução do acelerador gráfico.
Este VLC tem suporte a vários protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de vídeo numa rede de alta velocidade. Possui suporte a transmissão em unicast ou multicast. Além disso, opera em redes IPv4 e IPv6.
O VLC tem versões para vários sistemas operativos, tais como Windows, Mac OS, FreeBSD, GNU/Linux, BeOS, entre outros e possui suporte a vários protocolos como UDP, HTTP, RTP, etc.
Esta nova versão, agora também compatível com o formato WebM (novo formatos vídeos em HD desenvolvida pela Google), traz melhorias no suporte para streaming e incluiu também suporte à muito falada nova versão do HTML, o HTML 5.
Descodificação HD
Hoje em dia a acalorada controvérsia e a exigente necessidade de protocolos de qualidade excelente para acolher vídeo HD, não intimidou o VLC e este apresenta as últimas novidades sobre H.264.
VLC 1.1 deverá também resolver problemas do tipo:
- Descodificação mais rápida via CPU, especialmente no Windows,
- Descodificação por GPU no Windows Vista/7 e em Linux,
- Descodificação DSP com OpenMax IL embutido no Linux, do tipo Maemo.
Informação técnica adicional
Formatos de Vídeo
MPEG-½, DIVX (½/3), MPEG-4 ASP, DivX 4/5/6, XviD, 3ivX D4, H.261, H.263 / H.263i, H.264 / MPEG-4 AVC, Cinepak, Theora, Dirac / VC-2, MJPEG (A/B), WMV ½, WMV 3 / WMV-9 / VC-1, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV (Digital Video), On2 VP3/VP5/VP6, Indeo Video v3 (IV32), Real Video ½, Real Video ¾.
Formatos de Áudio
MPEG Layer ½, MP3 – MPEG Layer 3, AAC – MPEG-4 part3, Vorbis, AC3 – A/52 (Dolby Digital), E-AC-3 (Dolby Digital Plus), MLP / TrueHD, DTS, WMA ½, WMA 3, FLAC, ALAC, Speex, Musepack / MPC, ATRAC 3, Wavpack, Mod (.s3m, .it, .mod), TrueAudio (TTA), APE (Monkey Audio, )Real Audio, Alaw/µlaw, MIDI, LPCM, ADPCM, QCELP, DV Audio, QDM2/QDMC (QuickTime), MACE.
Comandos
- Ctrl + M - Menu do DVD
- T - Mostrar o tempo
- F - Ecrã Total
- Ctrl+Q - Sair
- Ctrl + seta para cima/ Ctrl + seta para baixo - Aumenta/ diminui volume
- M - Sem som
- + - Mais rápido
- – - Mais devagar.
Haverá mais para falar deste player, acima de tudo é útil referir que em qualquer sistema operativo (Linux, Windows ou Mac), apresenta performances excelentes, podendo substituir sem qualquer problema, os players nativos. Ficará a ganhar de certeza em agradável experiência de utilização.
Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: VLC 1.1.1 [18.57MB]
Download [linux]: VLC 1.1.1
Download [mac]: VLC 1.1.1 [40.51MB]
Homepage: VideoLan
Este artigo tem mais de um ano
Uma dica util para este excelente player, “COMMAND(ou Control) + N” e inserir um link do Youtube 😉
Abre os videos do Youtube directamente do MP4/H.264
off-toppic aFriend obrigado pelos links que postás-te algures ontem para os documentários Objectified e Art and Copy, já os “arranjei” e assisti, muito bom. O Art and copy além do conteúdo tem uma fantástica direcção de fotografia
De nada 😉
São mesmo muito bons e aconselho a toda a gente. São simplesmente os melhores documentários que já vi (desta area) e é natural, os protagonistas são os melhores da area, e sem duvida a direcção de fotografia do Art & Copy está fantastica!
Por coincidência andava ontem a ver se descobria como raio pôr o VLC a renderizar por GPU em Linux Mint e hoje aparece este artigo!
Pplware a brilhar de novo!
Funciona no android?
So nao percebo como o vlc, nem com esta versao, le bem os ficheiros de 1080p…
No meu computador, o VLC tem uma qualidade musical notoriamente inferior ao QuickTime ou iTunes.
Até o Toast tem uma qualidade superior a reproduzir Flac.
é chato qs se tem um MAC né!!!
Fartei-me de brigar com isto no linux (isto é googlar por horas a fio) e não dá para correr hd com recurso ao gpu na minha x600
No mesmo portátil abri o windows 7, fiz download do Media Player Classic, não instalei codec packs, não configurei absolutamente nada, fiz download de um trailer em 1080p e correu imediatamente em dxva!
Windows 1 \ linux 0
@734
Se usares Windows, activa o DirectX nas opções de video. Pode estar desligado.
@BrunoG.
Graficas ATI no Linux já se sabe como é… infelizmente continuam uma bela tanga. Nvidia funciona na perfeição, os drivers estão de longe mais maduros.
É essa a razão de no Windows correr-te lindamente e no Linux não. Eu pelas mesmas razões, no meu caso num Aspire One (Grafica INTEL) não consigo usar o Ubuntu como SO principal por fraco suporte da gráfica. Infelizmente. Já no meu Desktop (Nvidia), corre perfeitamente.
O VLC é bom só tem um senão não funciona com Blue Ray que eu saiba, e não se consegue tirar partido do potêncial que tem por não haver um manual que ensine, podia ser porreiro se houve-se alguem aqui do forum que ensina-se a gente.
e para que queres blue-ray a ler com VLC??? ha com cada ideia mais parola
Nada é melhor que o splayer a nível de reprodução de vídeo
http://www.splayer.org/index.en.html
Nada é melhor que o Zoom Player a nível de reprodução de vídeo
Zoom Player
Zoom Player
Zoom Player
VLC dá problemas com K-Lite 6.x
Mas aindo prefiro ele, que sozinho faz tudo, utilizando o K-Lite 5.9 para o WMP
Já o uso há alguns anos, tanto em Windows como Mac.
Infelizmente esta última versão vem com um Bug, já reportado, em que não deixa aumentar o tamanho das legendas.
Há 2 dias, um filme que seria suposto começar as 00:30, começou às 1:15 até descobrir o que se passava, e conseguir encontrar uma versão mais antiga já compilada (incrível eles não terem no próprio site para download – nem no FTP) …
De resto, o VLC tem provas dadas.