Vivaldi 1.3: O browser ideal para quem está farto do Chrome
Apesar de ser provavelmente a ferramenta mais usada num sistema, no segmento dos browsers não existem assim tantas boas soluções. Chrome, IE, Edge, Firefox e Opera são os que mais se destacam. Mas, em 2015, foi anunciado o Vivaldi que tem vindo a ganhar muitos fãs e que promete ser um dos melhores browsers.
Vamos conhecer as novidades do Vivaldi 1.3 que foi lançado recentemente.
Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta, como já revelámos em outros artigos.
Recentemente foi lançado o Vivaldi 1.3, considerado como sendo o browser que permite um maior número de personalizações.
Quais as novidades do Vivaldi 1.3
Possibilidade de tornar o Vivaldi mais colorido, graças à disponibilização de vários temas
Com a disponibilização de vários temas, os utilizadores podem ter o browser ao seu estilo. As opções de personalização são muitas.
Lista de acções com o Rato
Se nunca usou o rato para realizar um conjunto de acções muito comuns, então aqui está um bom momento para experimentar. Para tal basta carregar no botão do lado direito do rato e depois “desenhar” o gesto definido.
Privacidade
Ao nível da Privacidade o Vivaldi é também muito bom, disponibilizando vários mecanismos de segurança como, por exemplo, protecção de Malware e Phishing.
Disponível para Windows, Mac e Linux, este browser tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.
Este poderá ser o browser que o vai conquistar pela velocidade, performance e segurança. Quem o criou tem a fama de adicionar estas 3 componentes ao seu trabalho. Aponte o nome… quem sabe não será o seu browser pré-definido já hoje.
Download
Download: Vivaldi 1.3
Este artigo tem mais de um ano
Acho melhor do que o Opera, mas actualmente uso Slimjet bastante rapido e leve aqui o site http://www.slimjet.com/pt/dlpage.php
parece bom, mas ao mesmo tempo não.. para a frequencia dos updates e para a quantidade de modificações feitas em cada nova build não me cheira que os desenvolvedores estejam focados a 100% no browser… os espaços de tempo entre cada build são muito grandes para a quatidade de modificações que são feitas…
Muito grandes, deves estar enganado mesmo, usa mas é e vês a periodicidade das actualizações e as N funcionalidades que tem a mais que o chrome, além de suportar todas as extensões do chrome e a sincronização.
LOL o que isso tem de especial? é como eu e o vivaldi ou o firefox, tem 1000 funcionalidades, só uso 100, de que me interessam as outras 900?
eu estive a ver o update history do slimjet, não é nada de especial…
ademais, olha só o Vivaldi, demora entre cada nova stable build, mas vem repleto de novas coisas, em 2 meses o vivaldi foi da versão 1.2 à 1.3 (ok é bastante tempo), que introduziu um montão de personalização e melhorias de privacidade e segurança… o que há de novo no slimjet da versão 10 para a 11? eu digo…
– migração para chromium 51
– lingua koreana atualizada (por amor de deus lançaram 1 nova versão só por causa disto)
– e corrigiram 2 bugs até agora…
grandes atualizações, sim senhor, estou impressionadíssimo…
Qualidade demora…
qualidade? estive a ver o historico de atualizações… demorar mais de 20 dias para fazer uma nova versão praticamente cheia de regressões é qualidade? pls…
Boa sugestão!
(extensões, só aí)
Sim realmente esqueceram de falar das extensões que permite instalar.
Funciona com as extensões do chrome.
Quando tiver versão para Android e suporte a sincronização de favoritos, histórico e etc, talvez eu até mude do Firefox, pelo menos no mobile.
para que queres sincronização de historico lol? com os favoritos, palavras passe, etc ainda concordo mas com historico? xd
enfim, a Vivaldi Team (forum do vivaldi) é bastante ativa com os seus utilizadores, neste momento está em desenvolvimento a sincronização, e deverá estar pronta quando o vivaldi 1.4 sair, daqui a uns meses.
quanto a Android, é quando estiver pronto. a equipa de desenvolvedores tenta fazer as coisas o melhor possivel, e já se sabe: com quanta mais qualidade tentas fazer algo, mais tempo demora e é por esta razão que uso o vivaldi, a versão estavel é sempre muito estavel e não dá problemas nenhuns… por esta razão, a resposta a quando é sempre “quando estiver pronto”. a equipa não dá um uma data, apenas sabe-se que está em desenvolvimento.
Lol ao histórico?! (aliás, o correto é historial. Histórico enquanto substantivo = historiador)
Eu acho o historial fundamental, pois para quem utiliza diversos dispositivos é sempre uma grande ajuda saber os sites em que já tivemos independentemente da sua origem. Também dispomos a possibilidade de reabrir um site num dispositivo originário de um outro (ex: autocomplete na barra de endereços)
A sincronização de histórico por acaso dá-me bastante jeito, porque por vezes vi um artigo num PC quero mostrar alguém no telemóvel o que vi e procuro no histórico.
É daquelas funcionalidades que usas uma vez em mil, mas não magoa nada ter.
Ainda esta bastante verde, e lento, comparando com o Opera que mudou ha algum tempo para base chromium..
Mas tem algumas caracteristicas que o diferenciam… se conseguirem ter a mesma fiabilidade e leveza do Opera, grande concorrente.
Até lá, claro Opera e nada mais 🙂
lento? sim, porque ao contrário do chrome ou Opera, o vivaldi desliga-se completamente da internet quando acaba de carregar as paginas, para não atrapalhar os teus downloads ou assim. então sempre que fazes reload na pagina ou entras numa nova, o vivaldi tem de se conectar à net e só depois faz o que lhe pediste, pelo menos dá essa sensação, porque eu tenho uma mini aplicação de monitorização de rede e quando o vivaldi acaba de carregar uma pagina o monitor fica a zeros…
enfim, se isso for correto (seria melhor perguntar no forum do vivaldi), está aí explicado a sua lentidão, que até a abrir o vivaldi é mais rapido que o chrome.
Esqueceram-se de mencionar uma coisa que o Vivaldi tem e que dá muito jeito, visualização das tabs abertas.
Excelente artigo,Pedro Pinto.
melhor usar o opera…esse navegador é pessimo! deu umas 10x em 20 minutos que nao estava conectado a internet. Melhor esse povo da islandia ficar so pescando mesmo!
não sacaste a versão snapshot? os snapshots são carateristicos de ser muito instaveis, podendo muitas das vezes não se conectar à net devidamente e dão bugs de interface pra caraças…
tens de sacar a stable: https://vivaldi.com/download/
eu estou a usar vivaldi à cerca de 4 meses e nunca tive problemas com conexão à internet na versão stable.
Mesmo o Opera sendo chinês agora? Eu desinstalei depois da sua venda o que foi uma pena, porque realmente é um ótimo navegador
Acho que isso não será problema do browser, já o instalei em uns 20 pcs diferentes e até agora foi o mais rápido e sem falhas.
O edge também é rápido mas acho o Vivaldi mais completo em termos de funções e configurações.
Usava o Chrome e Firefox, depois do Vivaldi nunca mais mudei.
Boa noite Srs, Sras. Tenho algumas perguntas.
O Vivaldi dispõe nativamente, sem recorrer a extensões, de:
1) Bloqueio/desbloqueio de JavaScript?
2) Bloqueio/desbloqueio a sites/imagens/obje(c)tos indesejados?
3) Leitor pessoal de feeds RSS?
Não? Porque?
Repito: Sem recorrer a extensões! (Por gentileza). 🙂
1- chrome://settings/content – permite blockear e desbloquear o javascript, mas não permite click to run.
2- bloq/desbloq de sites: nope. nenhum browser faz isso, nenhum browser tem um Hola laucher ou Ahoy! introduzidos no seu codigo fonte. o que podes sim fazer é ir ao site contraacensurana.net e seguir os passos. aí ficas com todos os sites desbloqueados em todos os browsers de uma só vez. — imagens/objetos indesejados: o Vivaldi não tem um bloqueador de privacidade tipo Adblock plus se é isso que queres, e defendo que não tenha já que grande maioria das pessoas tem a sua preferencia, para além disso se algum dia estiver irá ser como uma especie de extensão pré instalada; se te referes a ferramentas avançadas como removedor de elementos, isso tem, na barrinha no fundo tens umas opções num simbolo deste genero: que te dá opções para bloquear conteudos das paginas, etc, basicamente molda a pagina para aquilo que queres ver e o que não queres.
3- quase ninguém usa RSS. em 19 anos da minha existencia nunca usei e nem sequer sei o que é um RSS (por acaso vou ver, fiquei curioso). mas que eu saiba não tem RSS e penso que nunca terá. estive a ler o que é um RSS; bom, maioria dos sites ou te pedem para ativar as atualizações no browser, se suportado, ou enviam os updates para o mail, aka newsletter. segundo o que eu li RSS é basicamente como se fosse uma compilação de newsletters, resumos ou titulos sobre o que saiu em determinados sites. hj em dia tudo usa newsletters, enviadas para o mail. duvido que novos browsers como o Vivaldi o implementem.
Quase ninguém usa RSS e newsletters serem utilizadas em vez de RSS são duas das maiores falácias que li nos últimos tempos.
Não sei o que é um RSS mas pareço um doutor a falar do que não sei. That’s Real, Kid!
talvez me expliques o que é um RSS então chico esperto? e ademais, eu li o que é um RSS, e até vi videos muito bem explicados sobre o que é um RSS, por isso, sim, sei do que falei, precioso e rei dos sabe-nada Óxente, senhor omnipotente!
A adaptação não é fácil. Pelo menos no cliente mac, o Safari está anos luz.
No entanto o potencial foi o que me fez testar durante uma semana, mas rapidamente me apercebi que não é opção simplesmente.
esse maestro ainda é vivo?
Um browser a ter em atencao mas por enquanto o chrome continua superior em tudo
Acho exactamente o oposto 😀
É o meu browser de eleição, que utilizo diariamente! Vou actualizar e ver as novidades 🙂
Outra funcionalidade que descobri há pouco tempo é que permite fazer “split screen” de duas ou mais abas, o que dá muito jeito!
Slimjet é o meu de eleição, quem gosta do chrome mas acha que tem poucas features e é lento, experimentem este que vão ficar fãs.
😉
Já é melhor que a porcaria do Opera actual, mas isso não é dizer muito. O Opera chegou a ser o melhor navegador de todos, mas depois mudaram a base e perdeu metade das funcionalidades que o caracterizavam.
Apoiado totalmente, Opera era e continuaria sendo o melhor de todos se tivesse mantido seu motor e suas funcionalidades.
Para quem utiliza sistemas operativos GNU/Linux temos mais um navegador que suporta netflix .
Estou a testar , ate agora não tem dado problemas , inclusive tenho alguns problemas em aceder certas paginas do facebook com Firefox e o google-chrome , mas com este navegador isso não acontece .
Bons browser são o Microsoft Edge e o Safari.
Instalei este Vivaldi para experimentar e pelo menos a nível de design está muito bonito.
Coloquei as abas por baixo e fica muito bem. 🙂
Gosto sempre de ter dois browsers no meu portátil e tenho andado só com um. O Vivaldi vai ser o meu segundo browser apartir de agora.
Para quê reinventar a roda? Firefox desde sempre e para sempre
Bom dia, alguém me pode dizer se é possivel no vivaldi ver as passwors guardadas?
cola e verifica
vivaldi://chrome/settings/passwords