TrueCrypt 4.3
Software open-source de encriptação em disco para Windows Vista/XP/2000/2003 e Linux. Esta aplicação tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Flashdrives USB) como se de um disco real de tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como uma flash drive.
Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma transparente. Possibilita dois níveis de protecção caso seja obrigado, a revelar numa adversidade, a password. Neste link pode ver alguns screens. Muito simples de usar.
Licença: Open-source Download [win]: TrueCrypt 4.3 [1.44MB]) Download [linux]: TrueCrypt 4.3 [766KB] Homepage: TrueCrypt
Este artigo tem mais de um ano
Muito prático e consideravelmente rápido…
Mais uma óptima ferramenta para a comunidade open source.
Testei aqui e achei muito interessante, parabéns =]
obs.: Não é “encriptar” é “criptografar”. Pois “encriptar” é o nome dado á ação de se colocar algo dentro de uma cripta.
Ps.: ótimo blog =]
O TrueCrypt tem 5 estrelas em todo o lado.
Umas dicas que podem vir a ser úteis:
1 – Se vai levar o computador para arranjar e ainda puder (i. é, se o computador funcionar) encripte as pastas e discos com material sensível.
2 – Para enviar/receber mensagens encriptadas normalmente é preciso que quem encripta e quem desencripta tenham a mesma app. Isso não é preciso na encriptação com o fSekrit
http://fileforum.betanews.com/detail/fSekrit/1138709325/1
No User Review tem um link para o Steganos Lock Note (fazem o mesmo mas os ficheiros encriptados pelo fSekrit são mais leves). O que estas apps fazem é criar um ficheiro auto-executável (.exe). Conhecendo a chave (password) desencripta-se o ficheiro. Quando se fecha volta a encriptar. Pode-se fazer delete normalmente. Quem fizer o “recover” vai encontrar um ficheiro encriptado (noutras apps, um ficheiro desencriptado apagado no disco pode ser recuperado se não tiver sido triturado com um “eraser”). Inconvenientes: os sistemas de protecção de email não gostam muito de .exe, mesmo comprimido em .zip ou .rar.
3 – Quando quem encripta e quem desencripta têm a mesma app, os sistemas de criptografia são de chave única (caso do True Crypt em que ambos têm que saber a mesma chave) e de “chave-pública chave-privada”. Neste último o princípio base é: (a) eu crio uma chave-pública associada a uma chave-privada, (b) divulgo a chave-pública e quem a receber encripta o ficheiro com essa chave, (c) que só eu posso desencriptar com a chave-privada. A app mais conhecida deve ser o PGP (Pretty Good Privacy).
4 – Nos de chave única tem graça a steganografia (arte de esconder ficheiros noutros aparentemente não encriptados). Em tempos pus aqui um link para o SteganoG. Se estiverem para aí virados encontram-no se googlarem ” steganog pplware ” sem aspas.
Cumps
uso este programa à mais de um ano para dados sensiveis que andam no portátil. encriptei uma partição inteira, e sempre funcionou ás 1000 maravilhas…se alguem souber de um software melhor que avise….
@William
… não dá muito geito: “Se vai levar o seu computador para arranjar … criptografe as pastas”. Se calhar qualquer dia é melhor escrever em inglês para não se dar erros em português.
@Aver Olha que nem tu nem o William têm razão (em parte), embora a palavra encriptar exista e seja usada em termos informáticos, não é muito correcto porque vem do Inglês to encript (por em cripta) tendo sido “adaptada” para o Português. O termo correcto em Português puro (se é que existe tal coisa) seria “cifrar” e o contrário claro “decifrar”
Perdoem a “lição”
Só uma perguntinha um pouco de noob, este programa permite que numa partição encriptada/criptada/cifrada/etc… se consiga abrir e funcionar com aplicações normalmente como se fosse uma partição completamente normal?
Só uma perguntinha um pouco de noob, este programa permite que numa partição encriptada/criptada/cifrada/etc… se consiga abrir e funcionar com aplicações normalmente como se fosse uma partição completamente normal?
Não sei o que se passou mas o post não apareceu! 🙁
Oh bolas agora apareceu duplicado! Desculpem qualquer coisinha, se for possível apaguem! 🙁
newtomic, sim, ele faz encriptação onthefly, em tempo real…podes criar uma partição, encripta-la com o truecrypt, e instalar lá os teus dados pessoais, e (ou) programas.
Hummm então sendo assim a aplicação tem potencial, tenho de experimentar. 🙂
E já agora Xguest obrigado por a resposta.
Baixei o True Crypt 4.3 e não faço a mínima idéia de como utilizá-lo.
Se alguém puder me ajudar agradeço. rodrigo.urb@hotmail.com
@ Rodrigo
Essa é boa 😉 Em todo o caso a ideia é simples. O True Crypt cria-te um disco virtual (na verdade é uma pasta encriptada). Todos os ficheiros que trabalhares no disco virtual enquanto lá estiverem estão encriptados. Quando os tiras de lá o ficheiro é desencriptado imediatamente (on de fly, para ser mais fino). É fácil, o programa explica tudo.
Cumprimentos