Testes e Qualidade de Software – Um desafio para 2018
Não é novidade que a área de Software Testing e Quality Assurance é atualmente uma das mais importantes no ciclo de vida de desenvolvimento de Software. Todos os anos se observam evoluções nesta indústria e este ano não será exceção.
Com tendências claras ao nível do desempenho e da segurança, surgirão novos desafios para os Testers, incentivando-os a uma contínua evolução de competências.
Segundo algumas previsões, 2018 será um ano de grande expansão para esta área das TI. A procura por profissionais de Testes e Qualidade de Software no mercado de trabalho continua em alta. A exigência e consciência das empresas é cada vez mais elevada, o número de ferramentas disponíveis nunca foi tão grande e os orçamentos para testes de software estão também em crescendo.
Apesar da realização de testes de qualidade de software observar uma evolução e consolidação com base em padrões reconhecidos internacionalmente, perduram ainda situações que põem em causa o normal funcionamento das organizações e empresas em Portugal.
Software Testing e a formação em Portugal
A área de Software Testing está implementada há mais de 30 anos no nosso país, com a aplicação das melhores normas internacionais reconhecidas. A SQS AG (Software Quality Systems) é a maior referência mundial nesta área e é número um em formação de Qualidade de Software.
Esta multinacional de origem alemã está presente em Portugal, desde 2002, através da sucursal SQS Portugal e, desde então, tornou-se numa grande referência portuguesa desta indústria.
Tirando partido da presença internacional, a SQS trouxe para Portugal a sua oferta formativa que inclui a formação acreditada pelo ISTQB® (International Software Testing Qualifications Board), a grande referência de conhecimento, formação e certificação de profissionais de Testes e Qualidade de Software em todo o mundo. Compreende igualmente formação em desempenho, usabilidade e automação de testes baseada no amplo conhecimento prático adquirido.
A Olisipo é a empresa responsável pela divulgação, gestão e operacionalização deste portfólio formativo em Portugal.
Para este efeito associou-se à SQS na criação da SQS Academy, onde efetua a preparação para a certificação oficial de profissionais nos cursos ISTQB® Certified Tester (Foundation Level; Foundation Level – Agile Extension; Advanced Level – Test Manager; Advanced Level – Test Analyst, Advanced Level – Tecnhical Test Analyst e Advanced Level – Security Tester) bem como cursos especializados na área específicos. Alguns exemplos são os cursos de Performace Testing, Usability Testing, Test Automation, Cucumber, Selenium e SpecFlow.
Em Portugal, a SQS Academy é fruto de uma parceria entre a SQS Portugal e a Olisipo. Lançada em 2010, a academia tornou-se na principal referência empresarial de Formação e Certificação Oficial de profissionais de Testes e Qualidade de Software. Na página da Academia, estão destacados os cursos com mais procura nos últimos anos, bem como algumas novidades em 2018.
As próximas acções em destaque são:
- ISTQB® Certified Tester, Foundation Level no Porto (13 de Março) e em Lisboa (17 de Abril)
- ISTQB® Certified Tester, Advanced Level – Test Analyst em Lisboa (20 de Março)
- ISTQB® Certified Tester, Foundation Level Extension – Agile Tester no Porto (12 de Abril)
- ISTQB® Certified Tester: Advanced Level – Security Tester em Lisboa (17 de Abril)
- ISTQB® Certified Tester, Advanced Level – Test Manager em Lisboa (14 de Maio)
Este artigo tem mais de um ano
” A exigência e consciência das empresas é cada vez mais elevada, o número de ferramentas disponíveis nunca foi tão grande e os orçamentos para testes de software estão também em crescendo.”
Não queiram dizer em “crescimento”?
Abraço
*Queriam*
Também dava sim, mas parece-me que nessa frase se quer dizer que as ferramentas e os orçamentos estão a aumentar progressivamente. Penso que é isso.
Obrigado. Abraço.
MENTIRA!!!
Quem quer saber de qualidade?
As empresas apenas não querem ver os clientes a chatear…
Porque de resto é fazer actualizações directamente em servidores de Produção em vez de testar…
+ 1 Bilião !
+1
A realidade que conheço sempre se preocupou com esta vertente, é verdade que nos últimos 2 anos esta preocupação aumentou, mas sempre foi uma preocupação.
PP
lol PP, existe esta preocupação quando há timmings para ela, quando não há, até na banca vejo as coisas a passarem a produção sem testes ou pelo menos sem uma bateria de testes conveniente.
É publicidade à SQS, já trabalhei com eles e gostei do trabalho deles.
“Segundo algumas previsões, 2018 será um ano de grande expansão para esta área das TI.”.
Podem referir a(s) fonte(s) dessas previsões sff?
há muitos artigos encontrados no google que fazem diversas previsões. Embora não haja um estudo concreto, a grande maioria dos especialistas nesta área parece estar de acordo que é uma área em crescimento.