Subsonic 3.6
A sua rotina do quotidiano, especialmente o ritmo elevado que o move, dificulta-lhe a tarefa de ter tudo o que precisa ao seu alcance. E quando se move ao som da música? Tudo se complica, quando não tem ao seu lado o fiel iPod ou aqueles CD's com as suas compilações de músicas favoritas.
O Subsonic permite-lhe quebrar as barreiras de ser obrigado a ter sempre consigo em formato físico, todas as suas músicas. Poderá assim, construir o seu próprio serviço de streaming com as músicas que preferir estando disponível para onde quer que vá. Isto porque este software, disponibiliza-lhe uma interface Web para poder gerir e reproduzir toda a sua colecção de músicas remotamente. O único requisito é o de que tenha ligação à Internet, para aceder à sua playlist através de um qualquer PC/Mac ou através do seu telefone móvel.
Este software porém é mais que um serviço de streaming, confira de seguida as suas funcionalidades:
- Interface limpo que lhe confere uma navegação agradável, intuitiva e optimizada para locais onde a largura de banda seja limitada.
- Visualização de Cover art, informação ID3 e rating
- Suporte de criação de comentários e ratings a Albuns
- Funcionalidades de playlist tais como, adicionar, remover, repetir, shuffle, gravar e abrir playlists.
- Implementa o protocolo SHOUTcast, em que todos os leitores multimédia suportados, irão visualizar dados relevantes como nome de artista, música, etc...
- Suporte de streaming de formatos comuns como, MP3, AAC, OGG e WMA
- É compatível uma panóplia de media players, com suporte de ligação de rede/Internet das quais se destacam VLC, Winamp, iTunes e Windows Media Player.
Mas como pode instalar este sistema, e configurá-lo nos vários leitores multimédia?
Instalação Windows
A instalação neste sistema operativo processa-se como a instalação de uma qualquer outra aplicação Windows. Apenas terá que descarregar o ficheiro que disponibilizamos na secção de download em baixo e utilizar o wizard da aplicação que lhe guiará sobre todos os processos da instalação. Precisa de ter uma versão do Java 6 ou superior
Ao ser instalado o media server, ser-lhe-á criado um serviço de Windows que corresponde à instância do servidor web do seu computador, criado para poder disponibilizar a interface web com o utilizador. Uma vez concluído o processo de instalação, terá que ir a Iniciar > Programas > Subsonic > Start Subsonic Service, para iniciar o serviço criado. Pode de seguida aceder localmente através do seu browser através do seguinte endereço http://localhost/
Instalação Linux/Mac
O ficheiro disponível para download para sistemas Linux /Unix, necessita de ter a versão do Java 5 ou superior. Este ficheiro trás um servidor web Jetty embutido incluído poupando-lhe a tarefa de configurações adicionais. Os passos que terá que proceder para instalar o media server são:
- Descompactar o ficheiro de extensão tar.gz, para uma directoria de sistema por exemplo /var/subsonic, não se esqueça de invocar privilégios de administração ou "sudo" para realizar a tarefa.
- Pode se assim o desejar configurar o script de lançamento do serviço /var/subsonic/standalone/subsonic.sh
- Configurar a execução do script subsonic.sh assim que lançar o seu computador. Pode em linux ser conseguido, através da definição um processo cron, mais informações aqui
- Uma vez instalado e configurado o processo de arranque, deve aceder ai interface Web através do endereço http://localhost:8080.
Acesso exterior PC/Mac e móvel
Para aceder fora da máquina onde tem o subsonic instalado, ao seu interface web, (quando dentro da mesma rede), tente um dos seguintes endereços:
http://hostname_ou_ip (caso subsonic esteja numa máquina Windows) http://hostname_ou_ip:8080 (caso subsonic esteja numa máquina Linux / Mac OS X)
Para aceder no seu telefone móvel, por wap, pode apontar para o seguinte endereço:
http://hostname_ou_ip/subsonic/wap
Acesso por media player
Caso esteja por exemplo na mesma rede onde o media server esteja instalado, pode usando um dos media players referidos anteriormente, ligar-se aos seguintes endereços e ouvir o streaming difundido. Para configurar o streaming para este acesso, deve no interface Web seleccionar a opção "Players", e escolher, ou "external Player" ou "External player with playlist".
Depois para testar no Winamp por exemplo, deve seleccionar a opção Play > URL, e configurar o endereço para:
http://hostname_ou_ip/stream
Caso pretenda aceder ao SubSonic fora do âmbito da sua rede local, poderá configurar o seu router para permitir o acesso a um, dos muitos serviços de Dynamic DNS disponíveis na Internet.
O Subsonic, é um software open source de qualidade que torna a sua tarefa fácil de poder ouvir as suas músicas, para que possa viver a sua vida ao melhor ritmo. Quer esteja em sua casa, local de trabalho ou algures pelo mundo fora, deixará de ter barreiras para se separar da suas preciosas baladas. Pode com este serviço ainda, se tornar um autêntico DJ e fazer sucesso junto dos seus amigos com a sua selecção de temas.
Licença: GNU GPL 3 Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X Download [win]: Subsonic 3.6 [26,8MB] Download [Linux/ Mac]: Subsonic 3.6 [24,4MB] Homepage: Subsonic
Este artigo tem mais de um ano
Olá. Este sim é o software que faltava aos melómanos…ter a sua playlist sempre à mão e em qualquer lado em que haja net.
E é open source…acho que este é o futuro…por a tecnologia ao serviço de todos !!!
Isto é tipo o simplify media… mas tem a vantagem de ser open source
Não percebi bem como acedemos através do telemovel…
Imaginando que temos um pda com wi-fi e queremos aceder á nossa playlist, como o fazemos concretamente?
Obrigado. 😉
@Gomes
se tens um pda com wifi, podes aceder da mesma forma que acede um utilizador normal num qualquer PC, dado o ecrã ser ligeiramente mais largo, ou seja
http://hostname_ou_ip ou http://hostname_ou_ip:8080 no caso de se tratar respectivamente de o subsonic estar instalado numa maquina windows ou Linux/Mac.
A versão mobile é em WAP, e vocacionada para telemoveis mais antigos para que possam controlar uma boa parte das opções do subsonic. Claro que tendo um PDA, poderás aceder à versão WAP, mas perderás talvez um pouco a nível de usabilidade do que quando acedes da forma convencional (nos endereços que referi) num PC.
É esse o principio, apesar de confessar não ter testado a versão WAP, no teste que fiz.
Espero ter sido útil nos meus esclarecimentos 😉
Boas…
Grande software…
Instalei há dias e dá imenso jeito, principalmente se tiverem uma maquina dedicada só para alojar informação.
Bom post!
@Rui Oliveira
Muito Obrigado pelo esclarecimento, mas já agora esse link http://hostname_ou_ip ou http://hostname_ou_ip:8080 é para substituir pelo ip da nossa máquina certo?
😉
Pois, o problema é ter um “servidor” disponível e ligação…
Sabem, falam muito de “open source” mas, para quando a “open net”? A verdade é que, enquanto a net não for universal e gratuita, há MUITA coisa que não valerá a pena.
http://aospapeis.blogspot.com
@Gomes
Sim, podes subsitutir pelo IP na tua rede correpondente À máquina onde instalaste o Subsonic. Podes tentar também pelo nome da tua máquina(alias) na rede.
Epah estive a experimentar isto mas quase me rebenta com o pc… Muito pesado isto se tentar carregar a minha lista toda.. É suposto?