Sublime Text – É este o melhor editor de texto do mundo?
Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação.
Depois de termos apresentado aqui um TOP 10 dos melhores editores de texto, foram muitos os utilizador que referenciaram o Sublime como o melhor editor de texto do mundo. Vamos conhecê-lo melhor.
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
Das muitas funcionalidades que oferece, destacam-se a:
- Possibilidade de usar múltiplas selecções para renomear facilmente variáveis. Tal operação é feita recorrendo às teclas CTRL+D que são usadas para para navegar em ocorrências
- Possibilidade de usar também múltiplas selecções em batch files. Usando o atalho de teclas CTRL + SHIFT + L é possível dividir a selecção e incluir numa linha, assim como editar linhas em simultâneo.
- Sugestão de comandos. Usando o atalho Ctrl+Shift+P é mostrada uma palete de comandos
- Tendo um projecto de ficheiros extenso, o utilizador pode facilmente navegar e encontra informar dentro dos mesmos.
- Suporte para expressões regulares
Estas são algumas das funcionalidades que fazem parte deste fantástico editor. O grande senão deste editor é ser necessário uma licença. O utilizador poderá usar mas deverá obter também uma licença de acordo com o pretendido – ver aqui
Licença: Shareware
Sistemas Operativos: OS X, Windows, Linux
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: Sublime Text
Este artigo tem mais de um ano
Já utilizei o Sublim Text 2 e não tenho queixas, simples, eu poderia mesmo dizer o melhor mas como eu programo em HTML e para isso utilizo o Microsoft Expression Web 4.
HTML não é uma linguagem de programação…
É sim uma linguagem de programação.
Linguagem de marcação. Apenas define estrutura de documentos.
Diz a ele para escrever um programa em html que calcule os 10 primeiros numeros primos.
Exacto Semogji é uma linguagem de marcação, o nome diz tudo…
HTML -> Hyper Text Markup Language
Peço desculpa caro Nelson mas, das duas uma, ou o senhor não sabe o que é HTML ou então não sabe o que é uma linguagem de programação.
Então calcula ai os números primos xD
É e não é uma linguagem de programação. Pode ser considerada linguagem de programação, pois, você programa, escreve um código, que define a estrutura do documento de texto e o formata de forma adequada, você no caso programa um arquivo que quando aberto no seu navegador faz exibir um conteúdo que você formatou e estruturou e pelo outro também não pode ser considerado, já que, programação em si tem a ver em criar executáveis, API’s ou outras que permitem o usuário “comandar” seu PC do jeito que mais bem quiser, ou seja, criar um código, compilar e executar afim do computador fazer oque foi-lhe dito.
Que cores tão à nerd
Quanto Às funcionalidades não posso dizer pq nunca experimentei
Eu gosto muito do notepadd++
Com outros esquemas de cores já fica bem decente (diria mesmo que bonito). Detesto aqueles esquemas de cores à puto
Vou explorar, apesar de ter a sensação que já o tive instalado à uns tempos
lolz. ò menos fazes ideia da razão das cores?
//
ya, para mim é o melhor editor de texto
O layout à direita é um género de scroll view do código\secção que estamos a visualizar?
Nunca usei, mas parece muito bom!
Sim é, uma boa feature, sem dúvida
Yap é só um dos pormenores geniais do Sublime Text! 😛
Outra é o command+click (mac) para criar vários cursores em sítios diferentes e conseguir escrever em vários sítios ao mesmo tempo.
Essa funcionalidade também funciona em windows 😀 Em vez de command+click, seria ctrl+click. E também dá pra clicar e arrastar com a roda do rato para fazer selecções na vertical e editar várias linhas ao mesmo tempo! 🙂
Só disse (mac) porque não sabia qual a combinação no windows. xD
Experimentei no Windows mas não fiquei grande fã, prefiro o Notepad++.No entanto, desde que mudei para OSX e não há Notepad++ para Mac, passei a usar o Sublime Text e estou bastante contente. Costumo programar em PHP, JS e HTML.
Sem ler o artigo, apenas lendo o título, sim, é! Já experimentei de tudo, desde Notepad++ a muitos outros e nada bate o Sublime Text, seja para editar texto simples, seja para programar pra web. Uso-o para tudo, seja HTML, seja CSS, seja Javascript, jQuery, PHP ou SQL. Dá pra tudo e é sem dúvida o melhor. Dá para adicionar funcionalidades e há bastantes addons (packages) pra download. Recomendo como sendo, para mim, o melhor!
Este e o brackets para mim são os melhores
O brackets esta a me supreender mas ainda tenho o Sublime como backup 🙂
Gosto, mas não creio que valha o dinheiro do licenciamento.
Mas a versão sem pagar, só com uns alertas chatos aqui e ali, serve muito bem e é muito bom!
Eu sei que pouco percebo de coisas de informática e de programas por este mundo, mas fico confuso com o titulo, este programa é mais direccionado para editar códigos fonte de programação e não editar texto como se faz o word ou outro programa qualquer, a minha opinião seria que não considere um editor de texto, porque não é bem a mesma coisa.
Ao ler o titulo fiquei a pensar, haverá algo melhor que o word ou libreoffice, pensei ser algo do género, mas quando vi o artigo, vi mais um editor de código de programação do que outra coisa qualquer..
Os programas como o Sublime Text costumam ser chamados de editores de texto. Para programas como o Word ou o Writer do LibreOffice o termo que se costuma empregar é processador de texto.
Fogo… sabes tanto.
O melhor processador de texto é o TeX, cuja distribuição mais popular é o LaTeX.
também uso o sublime à algum tempo e só há uma única coisa que me enerva e não consigo resolver.
alguém sabe como por a indentação a funcionar como deve de ser? pelo menos em PHP. o problema é quando se faz comentários inline a indentação funciona mal. alguém sabe um package que resolva isto?
Depois de mais de 15 anos de programação e muitas linguagens e editores, incluindo IDE’s, acabei por mudar para o Sublime há mais de 1 ano. Antes deste estava a utilizar o Notepad++ mas a feature do “Minimap” conquistou-me deste o primeiro momento. Entretanto vou sempre experimentando outros mas o Sublime é um must para a programação diária 🙂
windows – sublime text
mac – coda
Estes são o top1
Utilizei o Sublime Text 2 durante uns meses para programar em Python. Existem alguns plugins que facilitam a integração da linguagem e em certos aspetos consegue fazer face a um IDE. No entanto, após alguns problemas na integração com o git decidi mudar para o PyCharm, o qual aconselho vivamente para programação em Python. O Sublime Text, para pequenos projetos é sem dúvida uma ótima solução, gostei bastante.
Para mim é o melhor editor de texto, indispensável 🙂
É muito bom, porém o melhor continua sendo Editplus.
Um TOP 10 de editores que não tem na lista o Emacs e o Vim deixa muito a desejar…
Sublime Text o melhor editor do mundo??? LOL só mesmo em sonhos.
O melhor editor do mundo é o Emacs. Experimentem e vão ver. A curva de aprendizagem na fase inicial não é das melhores, mas vale o esforço.
O melhor editor do mundo é o VIM… Comparado com o VIM o emacs é apenas mais um brinquedo de crianças.
P.S.: Não interessa saber qual é o melhor editor do mundo, porque ele não existe! Cada um de nós programadores, tem uma escolha diferente e tentar forçar um deles vai acabar por dar barraca.
estou a experimentar
parece muito mais vocacionado para editor de “sources” do que de texto
É engraçado as confusões que por aqui se fazem.
Querem meter ao barulho e comprar IDE’s avançados, com pseudo IDE’s com meros editores tipo “bloco de notas”.
Ainda se vê um moço a falar que não percebe muito de informática e que confundiu editores de texto com processadores de texto, e leva como resposta um artista que lhe diz que o melhor processador de texto é o TeX. Espera lá que ele vai já programar em Latex para produzir documentos de texto…
Bem, falando do sublime. É porreiro, leve, dá para desenrascar. No osx, integrar com o Dash fica uma mais valia. Em grandes projetos que tenham de fazer não me parece que seja o ideal, aí só mesmo com bons IDE’s.
“Microsoft Works” é um programa poco conocida para escritório produzido pela Microsoft Corporation. Menor e mais acessível que a suíte Microsoft Office, suas principais funções incluem um processador de texto, planilha eletrônica e banco de dados. Versões mais atuais incluem um aplicativo calendário enquanto versões mais antigas incluiam um emulador de terminal.
I prefer Codelobster PHP Edition: http://www.codelobster.com
Achei muito interessante e útil este editor de texto, por mais que seje a primeira vez que conheci, vou procurar conhecer do melhor….