Seriousd, restrinja acessos a sites e aplicações
A Internet é um mundo à parte, tão incontornável nos nossos dias com controlável nos seus conteúdos e que muitos deles continuam a tomar grande parte da nossa atenção. Assim, se pretendemos trabalhar de forma contínua no nosso PC sem distracções e com um ritmo de produtividade elevado torna-se fundamental evitar a tentação de nos desviarmos para outras coisas que não o nosso trabalho.
Na senda do pensamento apresentado acima, não podemos deixar de nos focar em preciosas ferramentas como o Seriousd cujo qual foi pensado para nos ajudar a restringir o acesso a sites e aplicações específicas, seja por um tempo determinado seja permanentemente.
A aplicação é muito simples apesar de nem sempre ser intuitiva. Por exemplo. se não pretendemos ficar distraídos com um jogo em particular podemos programar o Seriousd para permitir apenas o acesso ao mesmo durante 30 minutos por dia (ou qualquer período que assim desejarmos). Uma vez que o tempo tenha terminado, o jogo é bloqueado de imediato. A grande vantagem reside no facto de, efectivamente, não ser possível contornada essa situação, nem mesmo pelo encerramento do processo através do Gestor de Tarefas.
A interface padrão não tem menus, apenas alguns botões, mas nenhum deles tem as dicas que nos permitam orientar. Ao clicarmos nesses botões podemos ver revelado um histórico de actividades, o que é útil para o controlo do tempo, uma vez que mostra quanto tempo temos vindo a apostar em cada janela. Para criarmos uma regra sobre uma dessas aplicações ou janelas temos de clicar com o botão direito do rato e criar uma regra de política, o que facilita então a criação de restrições segundo as nossas necessidades.
Para os utilizadores que tenham algum tempo disponível, esta é uma ferramenta a não perder e que, com alguma exploração a todos os cantos da aplicação acederemos a um Seriousd como sistema bastante poderoso, altamente configurável e com muitas aplicações.
Caso contrário, se procuram algo rápido de configurar e em poucos minutos, então esta ferramenta é altamente desaconselhada.[in KD]
Para uma melhor percepção das capacidades do programa, deixamos um vídeo demonstrativo:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista / 7 / 8
Download: Seriousd 1.4.0.31 | 64-Bits
Homepage: Nicolas Dirand
Este artigo tem mais de um ano
serve para bloquear pastas também? Gostaria de por senhas em determinadas pastas… já usei aplicativos que “escondem” a pasta, mas uma vez precisei fazer backup para formatar o PC e os arquivos se perderam… há alguma maneira segura de se “bloquear” arquivos e em casos de eventuais backups etc ter como recuperá-los
Eu uso o truecript à muitos anos. Ainda não encontrei melhor. Crio um ficheiro (na realidade é uma pasta) com 10 giga (pode ter o tamanho que quizeres) e encripto com 3 cifras diferentes de 256 bits. No fim foi criado um ficheiro sem extensão com o tamanho que eu quero e que só é aberto pelo truecript e com uma palavra-passe complexa. Assim que é aberto esse ficheiro pelo truecript, é criada uma nova unidade de disco com a letra que quisermos, e: f: g:, etc, depois é só metermos os nossos ficheiros e pastas que quisermos, assim que for fechado o truecript, mais ninguém tem acesso aos meus ficheiros. Eu utilizo os meus ficheiros encriptados em diversos computadores, meus e do posto de trabalho e este método não deixa rasto com os ficheiros duplicados, uma vez que são todos guardados na “pasta” encriptada que é transportada numa pen USB 3.0. Desta forma podem vasculhar os meus pc’s à vontade, formatar, etc que os meus dados estão sempre guardados e escondidos de toda a gente. Aconselho a criar cópias de segurança do ficheiro encriptado num disco ou pen guardadas em casa, para o caso de perdermos a pen. Faço uma cópia por mês, chega. Como a cópia é encriptado, lá em casa ninguém consegue abrir 🙂